O calor e as avarias

Impressionante o número de avarias mecânicas hoje ao longo da A1 e da A2.
Constatei que todos os carros avariados tinham mais de 10 anos e eram quase todos franceses (Peugeot e Citroen).
O mais novo era curiosamente uma passat.

Nao me parece impressionante, mas natural:

1- Portugal esta mal habituado, porque nao é normal, e preparado, a situaçoes climatericas extremas. O pessoal com este calor nao se sabe preparar, neste caso falamos de carros, para viagens grandes, seja em termos de manutençao como de material que pode ser preciso. Ando sempre com 1L de anti-congelante pronto a usar, na bagageira, de cada carro. Assim como 1L de oleo. Basta um tubo arrebentar, uma batida por baixo...

2- Manunteçao... isso é para meninos [:D] Quantos é que nao conheço que é do genero, ''vou de viagem, tenho de ir meter AGUA no motor'' que aquilo ja esta baixo. Para alem de terem uma fuga, ainda espetam agua, com temperaturas a atingir perto dos 95 se nao mais, de referigeraçao, no motor, agua é sempre optimo de se ter.

3- pessoal nao poupa a mecanica, em cidade, é ver malta a puxar parvamente pela rotaçao seja em pontos de embraiagem, seja a arrancar... se com 20º é so combustivel deitado a rua, com 45º é aquecimento a se juntar a festa, com agua na referigeraçao do motor, ««e puff, fez-se o chocapic»».

Quanto as marcas, as mais vendidas, ha varios anos, em Portugal, para alem das francesas (principalmente, Peugeot e Renault) é a VAG. Portanto, a probabilidade de encontrar estes carros encostados é grande. Depois, iras ver, que muitos desses carros sao do segmento B, pelo menos é o que tenho encontrado muito, 206, Corsa, Punto de 98-2000... carros que manuntençao é o minimo.

Posso dizer, que ainda ontem, tive uma conduçao animada num frances a gasolina, sem problemas. Temperatura maxima do motor, foram 93, de oleo, 98 salvo erro, admissao andava nos 65-68º.

Há é a questão das temperaturas da bateria mas como é arrefecida a óleo e certamente mais do que testadas, não deve haver stress.

calor e apertar com o carro durante dezenas de kms nunca dá bom resultado! :sh)
Se o circuito de refrigeração estiver a funcionar bem, não há qualquer problema em apertar com o carro com calor.

Estes carros que avariam com calor normalmente estão cheios de problemas no circuito de refrigeração, que não se fazem notar com o tempo fresco.

Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.

provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.

Eu quero acreditar que os que não trazem termómetro analógico do liquido do radiador, são minimamente inteligentes para avisar em luz, quando aquilo se aproxima de valores perigosos.

Os antigos é que quando acendia a luz sem ponteiro, era algo do " já foste ".

O meu S80 é desses que não tem indicadores nenhuns para além do velocimentro e das RPM. Aquilo irritou-me solenemente e levou algum tempo para me habituar.

No entanto, avisa-me quando o óleo vai a meio (portanto, muito antes dos valores minímos), quando um dos médios ou piscas funde, quando uma das portas ou o capôt estão abertos, etc...Portanto, os gajos quando fizeram aquilo fizeram-no de uma maneira inteligente, o problema é mesmo aprender a confiar sem ter quaisquer indicadores visuais. :)

O Manelov também referiu um ponto muito importante: as baterias, porque a partir de uma determinada temperatura deixam de ser eficientes e o possivelmente o alternador já nem as consegue carregar convenientemente. Se a bateria já não estiver muito boa, pffft.

O meu S80 é desses que não tem indicadores nenhuns para além do velocimentro e das RPM. Aquilo irritou-me solenemente e levou algum tempo para me habituar.

No entanto, avisa-me quando o óleo vai a meio (portanto, muito antes dos valores minímos), quando um dos médios ou piscas funde, quando uma das portas ou o capôt estão abertos, etc...Portanto, os gajos quando fizeram aquilo fizeram-no de uma maneira inteligente, o problema é mesmo aprender a confiar sem ter quaisquer indicadores visuais. :)

O Manelov também referiu um ponto muito importante: as baterias, porque a partir de uma determinada temperatura deixam de ser eficientes e o possivelmente o alternador já nem as consegue carregar convenientemente. Se a bateria já não estiver muito boa, pffft.

No meu caso não foi a bateria, o alternador é que andava fraco, carregava pouco.

Referia-me a autonomia. Com o AC a refrescar ar a 46ºC, não sei qual o efeito.

O sistema consome mais a fazer calor do que a fazer frio, para uma autonomia restante de 200 kms, no meu LEAF com 39ºC exteriores e 24ºC interiores, tem uma diferença de autonomia de 13 kms.[;)]

O sistema consome mais a fazer calor do que a fazer frio, para uma autonomia restante de 200 kms, no meu LEAF com 39ºC exteriores e 24ºC interiores, tem uma diferença de autonomia de 13 kms.[;)]

39 não é calor extremo, 45 é que é de valor[:D]

provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
Não!
E não é manómetro, é termómetro.
O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.

Muito bom. Pensei que o AC tivesse mais peso.

Estás enganado, é mesmo software que controla a operação do indicador de temperatura. Faz uma espécie de média e só altera ao fim de algum tempo acima ou abaixo do valor padrão.

As avarias com calor são 99,99% causadas por burrice/desconhecimento dos donos.

É sistemas de refrigeração que nunca foram revistos, alguns com mais de 10 anos ainda têm o anticongelante de origem, outros levam com água da torneira, outros com misturas indevidas, outros com fugas, outros com sistemas eléctricos degradados, outros nem termostato têm, outros nem a ventoinha dispara, etc.

Acho que estarmos a generalizar fabricantes com base neste post não faz grande sentido.

Back