O calor e as avarias

Simmmmmmmmmm....................:)

Tão bom então! [:cool:]

Cenário 1:
Estás a atravessar Alcácer do Sal e estão 45ºC, vais a 120 Km/H, qual a temperatura média, do líquido de refrigeração?

Cenário 2:
Estás a atravessar Alcácer do Sal e estão 10ºC, vai a 120 Km/H, qual a temperatura média, do líquido de refrigeração?

Cenário 3:
Sobes a Serra da Estrela até à Torre, estão 35ºC, a tua temperatura do óleo é de 115ºC, vais a esgalhar, qual a temperatura média do líquido de refrigeração?

Cenário 4:
Desces a Serra da Estrela desde a Torre, estão 5ºC, a tua temperatura do óleo é de 72ºC (*), vais devagar, qual a temperatura média do líquido de refrigeração?

(*) - sim, eu sei, há quem não acredite que o óleo pode descer para uma temperatura inferior à do líquido de refrigeração, mas não foi para isso que o cárter foi concebido.
Não interessa, não te concentres nisso.

Last edited:
Uma thread para dizer que os franceses são os que avariam mais.....

Muitos nem a revisão anual fazem, muito menos terem cuidados antes de arrancar com a viatura.

Nāo foi com essa intenção que abri o tópico, gosto de carros no geral independentemente da marca e até já fui um feliz proprietário de um francês..

Tirando viaturas com falta de liquido de refrigeração e tubagem ressequida ou rota, os restantes têm de aguentar, existem países onde este tipo de clima dura semanas ou meses e os carros andam diariamente a acumular kms.

Cenário 1:
Estás a atravessar Alcácer do Sal e estão 45ºC, vais a 120 Km/H, qual a temperatura média, do líquido de refrigeração?

Cenário 2:
Estás a atravessar Alcácer do Sal e estão 10ºC, vai a 120 Km/H, qual a temperatura média, do líquido de refrigeração?

Cenário 3:
Sobes a Serra da Estrela até à Torre, estão 35ºC, a tua temperatura do óleo é de 115ºC, vais a esgalhar, qual a temperatura média do líquido de refrigeração?

Cenário 4:
Desces a Serra da Estrela desde a Torre, estão 5ºC, a tua temperatura do óleo é de 72ºC (*), vais devagar, qual a temperatura média do líquido de refrigeração?

(*) - sim, eu sei, há quem não acredite que o óleo pode descer para uma temperatura inferior à do líquido de refrigeração, mas não foi para isso que o cárter foi concebido.

Repara no seguinte: o que eu disse foi que o ponteiro que está no painel é filtrado.

Não tenho nada contra o facto de a temperatura sofrer oscilações pelas mais variadíssimas razões. [;)]

Repara no seguinte: o que eu disse foi que o ponteiro que está no painel é filtrado.

Não tenho nada contra o facto de a temperatura sofrer oscilações pelas mais variadíssimas razões. [;)]

A questão é... Não sofre!
Tu é que corroboraste uma teoria da temperatura média. Estás a virar o bico ao prego agora?
Eh pah, vocês são tão fáceis...

O ponteiro mede a temperatura onde está colocado o termometro.
Não há cá medir médias nem medianas nem tapar medos aos condutores.
Agora uma coisa discordo, claro que a temperatura do anticongelante varia e quando há variação, o ponteiro do termómetro demonstra-o.

Cenário 1:

Cenário 2:

Cenário 3:

Cenário 4:

mas que raio:confused::confused::confused:
estás a fazer questões que nem tu consegues responder, para alem de dizeres que num carro em bom estado a temp. deverá estar dentro da janela de funcionamento do termostato e acionamento da ventoinha[:D]
e para alem disso, qual é mesmo a relação desses "cenários" com o facto de em muitos manómetros (termómetros) a temperatura apresentada não ser a real lida pelo sensor mas sim os 90º da praxe apesar da temperatura oscilar mais ao menos entre os 85º e os 95º??

O ponteiro mede a temperatura onde está colocado o termometro.
Não há cá medir médias nem medianas nem tapar medos aos condutores.
Agora uma coisa discordo, claro que a temperatura do anticongelante varia e quando há variação, o ponteiro do termómetro demonstra-o.
sim, em qualquer carro o termómetro apresenta a temperatura medida no local onde está o sensor de temperatura, mas…….
pega por exemplo num vw liga o vcds vai dar uma volta e conta-me sobre as oscilações de temp. apesar do ponteiro estar estático nos 90º[;)]

sim, em qualquer carro o termómetro apresenta a temperatura medida no local onde está o sensor de temperatura, mas…….
pega por exemplo num vw liga o vcds vai dar uma volta e conta-me sobre as oscilações de temp. apesar do ponteiro estar estático nos 90º[;)]
Tão? Agora já não há médias?

as voltas que dá para não admitires um erro.
faz como eu que meti a viola no saco e aceitei o preciosismo do termomentro em vez de manómetro[;)]

mais uma vez, qual é mesmo a influencia que tem o sensor de temperatura medir sempre no mesmo local para o facto do termómetro dentro do carro não apresentar a leitura real, mas sim uma aproximada fixa a 90º dentro da janela de funcionamento normal.
custa muito perceber que na maioria dos carros o sensor de temperatura fixo num determinado local (normalmente no corpo do termostato) até pode estar a ler 98º reais, enviar essa info para a ecu que por sua vez envia info para termómetro mantendo o ponteiro fixo nos 90º pois segundo a mesma está dentro da tal janela de segurança para o funcionamento normal. mas por sua vez se ligares um leitor obd à ecu vais conseguir ver a temperatura real.

quem está a dizer que não há médias??
lá por dizer que o sensor está fixo num local não quer dizer que a leitura do mesmo seja fixa[8b]

Viagem iniciada por voltas das 14:30, Agosto 2017. Variação da velocidade e temperatura do líquido de refrigeração ao longo da viagem. Skoda Octavia 1.6TDi.

Vel e temp.jpg

Por mais que tente (deve ser problema meu) não consigo colocar a imagem directamente no post, peço desculpa.

Viagem iniciada por voltas das 14:30, Agosto 2017. Variação da velocidade e temperatura do líquido de refrigeração ao longo da viagem. Skoda Octavia 1.6TDi.
Portanto, e olhando para a parte do percurso em que ias entre 100 e 140 km/h, a temperatura foi variando entre, grosso modo, 78º e 88º;
Lembras-te que variabilidade o teu ponteiro de temperatura mostrava?
(Se bem me recordo de um colega que tem o mesmo carro que tu, é daqueles cujo ponteiro estaciona nos 90º e não mexe).

Normalmente os estragos nos carros tugas dá-se quando é feita a primeira muda da distribuição, fora da marca é claro.

Levam ou com água no circuito ou com água com corante de "marca".

Depois é o apodrecer do bloco do motor..................

Back