"O cantinho das motos"-

Pessoal, parece que o cardan das Honda Crosstourer anda a dar alguns problemas graves. Quem as tem está ao corrente desta situação? Serão apenas algumas unidades de alguma série limitada?

Olha eu desconheço tal situação... Tb vi um post no face, mas pra ser sincero não fiquei preocupado... Acompanho vários fóruns internacionais e nunca vi tal coisa.. Mas como é óbvio ninguém tá livre de problemas!

Por acaso já bloqueei a roda da frente em travagens de emergência e não cheguei a cair, e em duas situações foi em curva ligeira.

O que é preciso é ter a sensibilidade de aliviar a pressão na manete quando isso acontece, na medida exata e sem perder intensidade de travagem...a quer for possível.

Se não chegar assim, bloqueando a roda é que não chega mesmo.

A mesma coisa acontece num carro sem abs (hoje já há poucos ou nenhuns ), em que os pneus cantam mas não bloqueiam, ou bloqueiam intermitentemente, e se conseguires travar assim, travas em menos espaço do que com um bom ABS.

Eu não gosto de ABS, e travo sempre como não o tivesse, (preferia não o ter, há uns anos até cheguei a desligar num carro que tive).

Eu sei que é errado, mas alivio sempre a pressão quando sinto o ABS a atuar.....confio mais no meu pé do que no sistema, e estou convicto que não perco muito em distancias de travagem.

Certo.
Mas num carro podes travar a fundo de repente (mesmo sem ABS), andar dezenas de metros até parares ou tirares o pé e doseares.
A travagem a fundo com o travão da frente normalmente implica desgraça para o motociclista.
Infelizmente já caí assim há muitos anos com uma CB500, quando um carro se atravessou à minha frente.

Ora bem, novos PR4 GT montados na K16 para amanhã sair da cama às 05:00 e dar início à Estrada Nacional 2 às 08:00 em Chaves. [:D]

Joaquin, onde estás?

estás confiante que não vai chover ?

Não. [:D]

Mas não importa o fato de chuva anda sempre comigo.

12010678_10153031351232750_1066964473441774633_o.jpg

https://www.facebook.com/events/501208356698614/

Pessoal, parece que o cardan das Honda Crosstourer anda a dar alguns problemas graves. Quem as tem está ao corrente desta situação? Serão apenas algumas unidades de alguma série limitada?

Houve alguns casos em motos com 50/60K kms que chegaram a partir.

Já falei nisso na Honda e o que me disseram é que aquilo precisa de ser afinado nas revisões. Quem não faz isso sujeita-se.

Estou a vender pelo preço que comprei.

Estamos a falar de uma travagem imediata ou de emergência. A vantagem em usar a embraiagem é evitar que a moto fique a "soluçar" até desligar evitando assim perda de equlibrio
Certo, mas não é mais correto no início deixar o motor "ajudar" a travagem e só depois usar a embraiagem? Pelo menos é assim que tento fazer...

Em situação inesperada não.
O melhor a fazer é treinar a técnica muitas vezes até ficar completamente assimilada, diria instintiva.

Situação inesperada-pânico-instinto (travar)

O que acham do capacete HJC IS-17?

Estou à procura de um capacete integral, e este, por 170-180€ parece-me uma boa opção.

Pondero a compra deste, porque sei que embora actualmente ande de scooter, no próximo ano é quase certo que compre uma máquina maior.

Senão, era um Givi de 70€!

O que acham do capacete HJC IS-17?

Estou à procura de um capacete integral, e este, por 170-180€ parece-me uma boa opção.

Pondero a compra deste, porque sei que embora actualmente ande de scooter, no próximo ano é quase certo que compre uma máquina maior.

Senão, era um Givi de 70€!

HJC IS 17:

Calota, i.e. a carapaça exterior em policarbonato, i.e. o mesmo material de que são feitas as óticas dos carros mais comuns, i.e. para que aguentem alguma coisita mas prontas a partir com um esforçozito no sitio certo.

Também ando à procura de um capacete, mas os de policarbonato, nem nas lojas mos recomendam.

Pelo preço do IS-17 vais para o Nexx XR1.R que é capaz de ser muito melhor. Ando a namorá-lo.

Last edited:
HJC IS 17:

Calota, i.e. a carapaça exterior em policarbonato, i.e. o mesmo material de que são feitas as óticas dos carros mais comuns, i.e. para que aguentem alguma coisita mas prontas a partir com um esforçozito no sitio certo.

Também ando à procura de um capacete, mas os de policarbonato, nem nas lojas mos recomendam.

Pelo preço do IS-17 vais para o Nexx XR1.R que é capaz de ser muito melhor. Ando a namorá-lo.

Os compósitos são melhores a manter o aspecto não é?

Mas os capacetes são equipamentos de segurança.

Back