Por acaso já bloqueei a roda da frente em travagens de emergência e não cheguei a cair, e em duas situações foi em curva ligeira.
O que é preciso é ter a sensibilidade de aliviar a pressão na manete quando isso acontece, na medida exata e sem perder intensidade de travagem...a quer for possível.
Se não chegar assim, bloqueando a roda é que não chega mesmo.
A mesma coisa acontece num carro sem abs (hoje já há poucos ou nenhuns ), em que os pneus cantam mas não bloqueiam, ou bloqueiam intermitentemente, e se conseguires travar assim, travas em menos espaço do que com um bom ABS.
Eu não gosto de ABS, e travo sempre como não o tivesse, (preferia não o ter, há uns anos até cheguei a desligar num carro que tive).
Eu sei que é errado, mas alivio sempre a pressão quando sinto o ABS a atuar.....confio mais no meu pé do que no sistema, e estou convicto que não perco muito em distancias de travagem.
estás confiante que não vai chover ?
Pessoal, parece que o cardan das Honda Crosstourer anda a dar alguns problemas graves. Quem as tem está ao corrente desta situação? Serão apenas algumas unidades de alguma série limitada?
Boa viagem! Diverte-te e vai com cuidado! [kiss]Ora bem, novos PR4 GT montados na K16 para amanhã sair da cama às 05:00 e dar início à Estrada Nacional 2 às 08:00 em Chaves. []
Joaquin, onde estás?
Nuda 2.0!
A ktm deve de ter guia de marcha agora...
Certo, mas não é mais correto no início deixar o motor "ajudar" a travagem e só depois usar a embraiagem? Pelo menos é assim que tento fazer...Estamos a falar de uma travagem imediata ou de emergência. A vantagem em usar a embraiagem é evitar que a moto fique a "soluçar" até desligar evitando assim perda de equlibrio
Ora bem, novos PR4 GT montados na K16 para amanhã sair da cama às 05:00 e dar início à Estrada Nacional 2 às 08:00 em Chaves. []
Joaquin, onde estás?
O que acham do capacete HJC IS-17?
Estou à procura de um capacete integral, e este, por 170-180€ parece-me uma boa opção.
Pondero a compra deste, porque sei que embora actualmente ande de scooter, no próximo ano é quase certo que compre uma máquina maior.
Senão, era um Givi de 70€!
HJC IS 17:
Calota, i.e. a carapaça exterior em policarbonato, i.e. o mesmo material de que são feitas as óticas dos carros mais comuns, i.e. para que aguentem alguma coisita mas prontas a partir com um esforçozito no sitio certo.
Também ando à procura de um capacete, mas os de policarbonato, nem nas lojas mos recomendam.
Pelo preço do IS-17 vais para o Nexx XR1.R que é capaz de ser muito melhor. Ando a namorá-lo.