"O cantinho das motos"-

O último paragrafo é bastante discutível...[;)]

Depende muito... quanto a mim o imposto deveria ser consoante a poluição que faz, e isso taxa-se bem na gasosa. Tudo o resto é para sustentar os tachos...

Cump.

Sem dúvida que os impostos sobre o consumo são os mais justos. Quem mais consome, mais paga.
Deveriam ser os únicos impostos existentes. Os impostos sobre a posse são idiotas e uma punição para quem trabalha e poupa.

Quanto à 750 gastar mais do que um carro, só se for uma GSX-R 750 quando comparada com um 1.5DCi... Porque regra geral, numa larguíssima proporção, todas as motas de média e alta cc são mais económicas que carros equivalentes ou mesmo de segmento inferior..

Para desconstruir essas teorias de que as motas gastam menos, basta dividir o consumo pelo pelo numero de ocupantes.

Para desconstruir essas teorias de que as motas gastam menos, basta dividir o consumo pelo pelo numero de ocupantes.

Bolas, onde é que está a teoria? A minha mota efetiva e literalmente consome menos combustivel que o meu carro.

Não é por um avião completamente lotado gastar menos combustível por ocupante do que o meu carro com apenas uma pessoa que eu posso dizer "Não esquecer que um 1.0 gasta mais que um avião."

E para isso assumes que todos os carros andam com 2 pessoas ou mais e que todas as motas andam com 1 pessoa apenas.
No entanto quando passo pelos carros no trânsito não é isso que vejo, a grande maioria dos carros levam apenas uma pessoa.

Mas nem que levassem duas pessoas, um carro no para arranca facilmente consome mais por ocupante do que uma mota a seguir caminho lentamente.

Não assumo nadam, se querem ir pelo aspecto financeiro/economico tem de se resumir às trotinetas eléctricas.

No que me toca, quero lá saber, disso, da Greta e dos ursos polares, O meu daily faz medias de 10+, e a mota é puro prazer, podia fazer outros 10 que não a largava por isso.

Não assumo nadam, se querem ir pelo aspecto financeiro/economico tem de se resumir às trotinetas eléctricas.

No que me toca, quero lá saber, disso, da Greta e dos ursos polares, O meu daily faz medias de 10+, e a mota é puro prazer, podia fazer outros 10 que não a largava por isso.

Prazer por prazer, o consumo acaba por ter alguma importância se montantes nela com frequência.

E se podes ter uma igualmente prazerosa que gasta 5, porquê andar com outra que gasta 10? [:D]

Ou seja, acho que isto é muito mais do que conversa de Gretas e salvar os pinguins.

Será um incentivo à compra de 125. Sob vários aspectos, incluindo o ambiental, interessa trocar transporte em carro por moto 125.
A questão da isenção dos 10 euros é para todos os impostos e não apenas para o IUC.

Não esquecer que uma 750 gasta mais que um carro.
Uma NC750 a rolar nas calmas faz abaixo de 3
https://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/18-Honda/1357-NC_750.html?powerunit=2

Até minha Monster 821cc gasta 3.7-3.8 a rolar, uma mota de motor bastante expremido só pensado para prestações.

Há carros a gasolina a fazer menos?

porque carga de água uma NC750 paga 134€ de IUC? Gasta METADE de um carro, ocupa menos espaço na estrada, desgasta menos o pavimento.

Até minha Monster 821cc gasta 3.7-3.8 a rolar, uma mota de motor bastante expremido só pensado para prestações.

porque carga de água uma NC750 paga 134€ de IUC? Gasta METADE de um carro, ocupa menos espaço na estrada, desgasta menos o pavimento.

Posso pedir-te o favor de não falares da monster 821? Explico-me, claro: é que tive uma durante uns largos anos e kms, e já me arrependi tantas vezes de a vender... assim não me lembro dela! 😆

Será um incentivo à compra de 125. Sob vários aspectos, incluindo o ambiental, interessa trocar transporte em carro por moto 125.
A questão da isenção dos 10 euros é para todos os impostos e não apenas para o IUC.

Não esquecer que uma 750 gasta mais que um carro.

Tem calma.
Qual 750 e qual carro.
Calma com essas afirmações sem grande sentido ou base.

E não acredito que passem a cobrar para as motas de menor cilindrada.
Tal como disseste também é uma forma de incentivo para veículos menos poluentes, etc.

Tem calma.
Qual 750 e qual carro.
Calma com essas afirmações sem grande sentido ou base.

E não acredito que passem a cobrar para as motas de menor cilindrada.
Tal como disseste também é uma forma de incentivo para veículos menos poluentes, etc.

Foi esse o objectivo da lei 125. Tirar carros das cidades. Onerar as 125 é remar contracorrente.

A NC não paga 134€. A NC tem 749cc (<a 750cc) e por isso paga +-61€.
Foi uma das razões da compra da minha X-ADV que partilha o mesmo motor. No trajeto que faço habitualmente é difícil baixar dos 3.5l/100, mas é numa condução tranquila 90% do tempo.

A NC não paga 134€. A NC tem 749cc (<a 750cc) e por isso paga +-61€.
Foi uma das razões da compra da minha X-ADV que partilha o mesmo motor. No trajeto que faço habitualmente é difícil baixar dos 3.5l/100, mas é numa condução tranquila 90% do tempo.

Mas não és tu que fazes imensos quilómetros de mota? Porque é que uma diferença de 73€ por ano de IUC é relevante na escolha de uma moto para ti?

Eu também faço alguns kms de moto, porque necessito, pelo que quanto menos gastar, melhor[;)]

Quanto aos consumos de passarinho, em ritmos de passeio/estabilizados os motores maiores surpreendem.

Faço, com frequência, consumos a rondar os 5/l100 com pendura, na hd. Costumo rolar na casa dos 100 kms/h (90 - 120 kms/h), o que é um regime favorável, pouco mais que 2.000/2.500 rpm.

Cump.

Aqui uma 1650 de 6 cilindros depois de 3000 km de AE e 3500 Kms de nacional/montanha, com top case e carregada. 5,6 é notável para esta mota.

IMG_1119.jpg

Com este andamento algures entre Dubrovnik e Split

Mas não és tu que fazes imensos quilómetros de mota? Porque é que uma diferença de 73€ por ano de IUC é relevante na escolha de uma moto para ti?

Quando se faz perto de 20mil km ano (maioria em deslocações casa/trabalho) tudo é relevante. Consumos, IUC, revisões, pneus, etc.

Back