O Citroën BX

citação:Originalmente colocada por Citroenigma

Sim é um painel de um BX da primeira série, vulgo piscas pequenos laranjas e pára-choques mais quadrangulares! Este BX de edição limitada, (nunca vi nenhum), trazia tb um rádio todo modernaço!

No colégio onde eu andava, lembro-me de ver um desses todos os dias e achava piada a esse painel (na altura, era um "must").

O meu sogro tem um 1.4 que comprou há +- 7 anos por 200 cts. Já o conduzi várias vezes e até que é engraçado, apresentando um comportamento bastante bom para o carro em questão (idade). Pena é que esteja um bocado destruído por dentro...

A suspenção regulável, para mim só funciona na posição intermédia: na posição superior parece um barco, na inferior parece que não existe.

Os travões não são nada amigos: o pedal quase não tem curso nenhum. Depois de pressionado o pedal, este não muda de posição consoante a pressão exercida pelo pé. o que é esquisito, porque parece que estamos a carregar com o pé contra o chão.

Mas pronto, para os 75cv (?) anda bem e ainda está aí para as curvas.

Andei com um BX 11 durante um ano, quando estive a morar em Aveiro.

Carro muito jeitoso, confortável e espaçoso (dava para ir às compras com 4 ou 5 gandulos lá dentro [:p] )

Já nem me lembrava desse pormenor do travão, é estranho e requer habituação.

Quanto à suspensão, só mesmo na posição do meio; nas outras o carro tremia todo, parecia que tinha Parkinson [}:)]

Carro excelente! Tive dois, BX 14 Jet Set e BX 14 TGE. Confortáveis, espaçosos e nunca me deram quaisquer problemas. Hoje, devido em parte a este modelo continuo na marca e sem vontade de mudar. Tenho actuamente um C5 2.2 HDI exclusive.

5 estrelas, não há nada melhor...
Pois é meus senhores, também eu tive oportunidade de andar num BX 14 Image, e era verde e tudo, como quase todos, estava na moda na altura, e só gostei de uma coisa, os bancos, para a altura eram excelentes, bem melhores que os do 405, mas de resto, nem a suspensão lhe valeu, então a travagem, travava bem, mas era um travão muito directo para o meu gosto, pouco curso, e o motor, aquele 1.4 ficou famoso por ser mamão de óleo, não só nos BX como no resto da gama...enfim, não gostei, e até acho que aquela linha esquezita nunca vingou muito aqui por portugal, as suspensões é que lhe deram fama, ainda hoje os mais antigos dizem que a citroen tem a melhor suspensão do Mundo...

RAD, este painel é rigorosamente igual ao do meu antigo 309 GTI!

Será que para além de partilharem a mecânica também partilhavam os componentes eléctricos?

citação:Originalmente colocada por RAD

...
O interior de um da 2ª série:

tableau%20de%20bord.jpg
[/img]

Pensando melhor... É muito difícil que essa foto seja de um BX. É que até a manete do pisca é do 309, assim como a curva do topo do painel e a forma, textura e espessura do volante.

Se for mesmo de um BX só pode ser de um transgénico, arraçado de Peugeot.

Um é temperatura de oleo e o outro temperatura da água, e a foto é mesmo de um BX, dá para reconhecer o plástico da coluna de direção e o capacete q envolve os manometros.
Esses manometros são os do GTI e tb equipam os 205/309 GTI, além do motor q tb é comum nos 3 carros.

citação:Originalmente colocada por JC

Pensando melhor... É muito difícil que essa foto seja de um BX. É que até a manete do pisca é do 309, assim como a curva do topo do painel e a forma, textura e espessura do volante.

[:0] [:0] [:0]

PSA, diz-te alguma coisa [?]

Ora cá está um carrito que sempre me fascinou, qunado era miudo a minha escola era perto de um stand da citroen e passavamos lá para ver os carros, o BX na altura era um mimo.

O meu pai curiosamente que trabalhava em frente desse stand diz que na altura os carros dos vendedores eram todos citroen, imagino que muitos BX, e pelo que ele diz é daí que vem a aversão que tem aos Citro...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

[:0] [:0] [:0]

PSA, diz-te alguma coisa [?]

Claro que diz. Quase o mesmo que "experiência própria". Como tive um 309 com esse painel pensei que a "integração" não tinha chegado tão longe...

O meu pai teve um 14 RE ainda hoje fala com saudades do carro.

Cheguei a dar uma voltas nele, quando tirei a carta. O problema era a suspensão demasiado confortável para os meus gostos.

Eu digo que esse carro era difícil faze-lo sair da trajectória, adornava... adornava e adornava. Mas quando saía nunca mais o apanhavas...

Agora o SPORT com 2 duplos carburadores era brutal... bêbado mas brutal. Julgo que a suspensão desse fosse um pouco diferente.

Mas era porreiro mexer na suspensão (subir, por mais dura... etc.) De vez em quando ainda o vejo por ai... todo “lixado” da chapa mas ainda anda...

Bom Carro...:)

Claro que diz. Quase o mesmo que "experiência própria". Como tive um 309 com esse painel pensei que a "integração" não tinha chegado tão longe...

Então começa a observar um Saxo e um 106... Cais para o lado... :D ;) :)

Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...

E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

DSC00626.jpg

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...

E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

DSC00626.jpg

Xii este tablier...que saudades[|)]
Mas havia outros tabliers, depende do ano do BX e da versão.
Ainda me lembro daquela tampa do porta-luvas, eu era puto e o gozo que me dava bater lá com a mão para abrir aquilo. Bastava carregar para baixo, mas ao murro dava mais gozo naquela idade:D
O mono-limpa-vidros, era enorme e chegava para todo o vidro!! Se tivesse onde o por, acho que comprava um agora por uns 600€ para estimar. Daqui a uns anos vai ser uma pérola, aliás, já começa a ser ;)

Voltar
Superior