O estilo Sócrates

N li nem vou ler tudo o q foi dito p trás, mas se isto da anedota se refere ao título do tópico, estou totalmente de acordo. De facto, se as pessoas continuam a confundir voz séria e grave c seriedade e gravidade, n há muito a fazer.

:sh) (Desculpem lá o testamento...)

Sistema Fiscal:
A reforma fiscal continua por fazer - o que foi feito, e iniciado por MFL, foi a informatização e aperfeiçoamento do sistema de cobranças, com uma fórmula simples mas eficaz - o Paulo Macedo fez o benchmarking do sistema de cobranças bancário e implementou-o na perfeição.
Todos sabemos que os bancos são implacáveis na cobrança - é esse o factor critico do seu negócio.
Acho que podiam ter feito mais... O sigilo bancário foi metido numa gaveta em que são necessários 10 formulários para o abrir... O cuzamento de dados podia e pode ser mais eficaz... Mas é ponto positivo para o Governo

Administração Pública:
A "reforma das reformas", é de tal forma complexa que nunca será implementada, muito menos a 1 ano de eleições.
Seguiu o padrão legislativo português - uma manta de retalhos negociada e extremamente vulnerável a qualquer tipo de bloqueio ou contestação.
Nado morto.
De reforma só vi a forma... Implementaram um sistema de avaliação burocrático, com quotas para subordinados e para os chefes não há quotas... O mérito deveria ser por departamento... Por equipa, se a equipa for boa ganham todos... Mas no caso da AP só ganha o treinador... O grande mal da AP está na burocracia que continua a existir em abundância.

Economia:
O Simplex resume-se à informatização dos serviços públicos e à evidente (não tão evidente nas cabeças dos FPs) simplificação dos processos daí decorrente.
No actual paradigma das TIs, aproveitaram a evolução natural dos acontecimentos para um show-off e um atestado de burrice vergonhoso.
Queriam o quê? Manter as máquinas de escrever e os arquivos em papel?
Continuar com procedimentos de uma burrocracia aberrante, criada para justificar o subemprego no Estado?
Isto foi marketing... Continuamos com projectos megalómanos, TGVs, Aeroportos, Auto-estradas... Edifícios pomposos... Mas alguns pontos positivos como a fábrica da IKEA, protocolo com a Renault/Nissan... Devíamos ter atraído mais investimento.

Saúde:
Não se consegue sequer perceber qual é a política, quanto mais vislumbrar qualquer reforma...
Felizmente a política economicista de fecho acabou... Quem vive nas grandes cidades não tem razão de queixa, tem uma boa ´"saúde"... Podiam ter implementado medidas para termos mais médicos, mais cursos, etc.

Educação:
Excelentes taxas de aprovação, novos curriculos de 2 em 2 anos e o descontentamento generalizado dos professores.
Nada que os anteriores governos não tivessem conseguido. Desde o 25/4 vivemos num concurso em que todos competem para ver quem consegue fazer pior.
Nem me vou pronunciar...

Justiça/Segurança:
Em articulação com a Ordem dos Advogados e PGR, o nível está a chegar ao do futebol. Náo percebi se houve intençao de reforma, sequer.
Nada mudou, a justiça continua lenta, com falta de recursos humanos, físicos e financeiros... eu não sei o que é que fazem à Taxa de Justiça que cobram...

Isto tem muito a ver com a interpretação que cada um tem das coisas.

Eu duvido que qualquer outro Governo, direita centro ou esquerda, tivesse possibilidade de politicas muito divergentes, alías a própria MFL já o disse e por isso tb muito criticada por comentadores, etc.

Eu espero propostas sérias para o país, se elas aparecerem esse partido terá o meu voto.
Infelizmente as oposições na maior parte das vezes é a critica, sem medidas construtivas.
Há certas propostas que apenas posso entender como populismo de um partido que não governa e por isso pode dizer o que quer...

Faço minhas as palavras do Carlos.

E aproveito para dizer que os teus posts (não tanto ligado bem a automóveis [:p]) são uma das mais-valias do forum.
[;)]

Temos por aqui neste fórum um conjunto bastante alargado de pessoas com uma visão estruturada da conjectura. O que é fabuloso, pois permite com as nossas diferenças um contributo saudável para um entendimento da coisa. Que é meio caminho andado para a solução, seja do que for.

Um dia vamos constituir-nos como grupo de reflexão e discussão dos temas da nossa sociedade. [:cool:]

Castro Daire - bombeiros sem carros para acudir as chamas e a população

Vão de táxi apagar fogos

Os bombeiros de primeira intervenção de Castro Daire podem ter de ir de táxi para os incêndios, porque não dispõem de veículos ligeiros para se deslocarem com rapidez e eficiência.

António Pinto, presidente da Associação Humanitária daqueles bombeiros, diz "não ter outra hipótese" porque a corporação só dispõe de apenas um veículo e não tem capacidade financeira para adquirir mais meios. "Temos três equipas de primeira intervenção, cada uma com três homens. Como é que vamos fazer? Resta-nos ir de táxi", diz o responsável.
Anteontem à tarde ocorreu uma situação que pôs a nu as deficiências da corporação. "Uma equipa teve que ir acudir a um acidente comumcamião.Entretanto deflagrou um fogo e os meus homens não tiveram veículo para se deslocar", conta o responsável, adiantando:"Eué que não estava cá, senão tinha inaugurado os serviços de táxi na corporação."
A revolta de AntónioPintoaumentou nasemanapassada quando recebeu a visita de dois inspectoresdaAutoridade Nacional de Protecção Civil. "Vieram de Lisboa num BMW topo de gama, para fazer uma inspecção aos meus homens. Eu até lhes perguntei se era aquele o carro que nos vinham entregar. É uma vergonha, parece que andam a gozar connosco", diz António Pinto.

O Sócrates governa bem este país? Onde? Para os de "elite" não há crise meus caros...

...
Nada mudou, a justiça continua lenta, com falta de recursos humanos, físicos e financeiros... eu não sei o que é que fazem à Taxa de Justiça que cobram...
Eu sei: parte dela é devolvida aos partes que vencem o processo. A outra parte...bem é distribuída por vários items, um dos quais a C.P.A.S. (caixa de previdência de advogados e solicitadores). Se não estou enganado e não foi alterado pela última revisão do Código das Custas Judiciais, serão 57% do valor de taxa paga e que não é devolvida às partes vencedoras. Disso o Exmº. Sr. Bastonário dos Advogados não se queixa. :rolleyes:

[;)]

Temos por aqui neste fórum um conjunto bastante alargado de pessoas com uma visão estruturada da conjectura. O que é fabuloso, pois permite com as nossas diferenças um contributo saudável para um entendimento da coisa. Que é meio caminho andado para a solução, seja do que for.

Um dia vamos constituir-nos como grupo de reflexão e discussão dos temas da nossa sociedade. [:cool:]

Voto em ti para PM! Mas o BMW topo de gama tem que ser negociado... [:)]

Acho que a falar não se resolve nada, tem é que existir soluções bem debatidas por todos e implementação efectiva. Sem cerimónias nem gastos superfluos. E sobretudo sem interesses instalados, apenas pelo bem de todos (isto já sou eu a sonhar alto).

O Sócrates governa bem este país? Onde? Para os de "elite" não há crise meus caros...
Estava eu hospedado num hotel onde estava o Ministro Fernando Gomes e estava no lobby à espera que me viessem buscar para jantar. Eis que de repente chega o homem, mais a sua comitiva e o porteiro dá logo as suas ordens: Tragam o jipe do sr. Engº. E lá foi um empregado à garagem buscar um jipe MB todo a brilhar, atribuído pela protecção civil, para o sr. ministro ir para a nite. :(

Quanto à justiça pouco ou nada de relevante (e de positivo) foi feito nos últimos 3 anos.

Se no tempo do António Costa (com Guterres como PM) se assistiu a uma revolução na maneira como os tribunais trabalham, com forte investimento na informatizaçao dos mesmos, com uma aplicação informática muito boa e essencialmente feita e/ou acompanhada por funcionários dos tribunais, desde então, à parte as actualizações do sistema constantes, pouco ou nada se avançou (em termos legislativos até piorou, pelo menos na área criminal).

Claro que depois há autênticos tiros nos pés, como o sistema informático dos tribunais administrativos e fiscais, diferente dos restantes tribunais. Lento, está dias inteiros sem funcionar (e os processos pura e simplesmente não podem ser tramitados), e com uma característica peculiar: foi criado por uma empresa externa, que cobrou couro e cabelo pelo serviço e que ...fechou. Ou seja, como é fácil de perceber, desde 2004 que não sofre actualizações. Uma aberração. Principais prejudicados: o comum dos cidadãos.

Depois, o tão proclamado mapa judiciário não avança e a avançar não se percebe bem o que vai ser, nem quais as suas verdadeiras implicações. Ainda há pouco tempo houve um debate no Prós e Contras que tanta expectativa criou e...nicles, trivialidades e banalidades, como de costume e como o Povão gosta: Carolinas Salgado e afins. [8b]

Muito mal estariamos se o País dependesse do nosso querido líder. O país tem vida própria, já não vivemos num estado absoluto (desde à muito), pelo que o governo limita-se a gerir o estado da forma que melhor entende.

E no que toca à gestão da coisa publica, não parece que tenha sido grande coisa, uma vez que a redução do défice foi conseguida à custa dos portugueses (aumento dos impostos). E com o dinheiro dos outros, também eu...

Fora isto, temos muita propaganda, muita ilusão, demagogia, etc, etc.

Muito mal estariamos se o País dependesse do nosso querido líder. O país tem vida própria, já não vivemos num estado absoluto (desde à muito), pelo que o governo limita-se a gerir o estado da forma que melhor entende.

E no que toca à gestão da coisa publica, não parece que tenha sido grande coisa, uma vez que a redução do défice foi conseguida à custa dos portugueses (aumento dos impostos). E com o dinheiro dos outros, também eu...

Fora isto, temos muita propaganda, muita ilusão, demagogia, etc, etc.

Concordo com o que está a bold. Em relação ao facto do país ter vida própria, discordo pois o Estado tem um grande peso na vida de todos, seja na Justiça, emprego, combustiveis (accionista da Galp), saude, segurança (falta dela), preços (pela ausencia de mecanismos de regulação), etc.

Sinceramente acho que já não passamos da cepa torta e soluções também não são fáceis. Resta sairmos antes de afundar...

Concordo com o que está a bold. Em relação ao facto do país ter vida própria, discordo pois o Estado tem um grande peso na vida de todos, seja na Justiça, emprego, combustiveis (accionista da Galp), saude, segurança (falta dela), preços (pela ausencia de mecanismos de regulação), etc.

Sinceramente acho que já não passamos da cepa torta e soluções também não são fáceis. Resta sairmos antes de afundar...

Pois...acontece que estamos em Portugal, um país habitado por Portugueses...um povo que já se habitou a ser pobre.

Não acho que seja assim tão mau quanto querem fazer parecer :sh).

Quê o Santana? Que já tinhamos saido da recessão... Por pouco não vendeu o patrimonio todo?[:D][:)] Ah e tal vamos cumprir a promessa! Toca a vender! Em ultimo caso bem que vendia a torre de Belém. Mas claro tudo se esquece...

Sejamos honestos, fez coisas mal, mas também as fez bem. Em suma, acho que foi o melhor dos PM da ultima década.

Não acho que seja assim tão mau quanto querem fazer parecer :sh).

Quê o Santana? Que já tinhamos saido da recessão... Por pouco não vendeu o patrimonio todo?[:D][:)] Ah e tal vamos cumprir a promessa! Toca a vender! Em ultimo caso bem que vendia a torre de Belém. Mas claro tudo se esquece...

Sejamos honestos, fez coisas mal, mas também as fez bem. Em suma, acho que foi o melhor dos PM da ultima década.[/quote]
o socrates ou o santana?

Este governo peca por não concretizar.

Eles sabem o que é necessário, anunciam as medidas e depois pouca coisa se faz.

Da pouca coisa que se fez, existem algumas medidas que me deixam pensar que posso colocar o meu voto para re-eleger o Governo de Sócrates.

A mini-reforma da saúde, a mini-reforma da administração pública, a mini-reforma das finanças, e outras que tal. (se preferirem substituam o termo mini-reforma, por quasi-reforma, vai dar ao mesmo). Excepção seja feita à reforma da Segurança Social, que foi a mais profunda e a provável garantia da sustentabilidade do sistema.

(Aqui entre nós, se Sócrates for re-eleito, espero honestamente que mantenha o Vieira da Silva).

Mas como alguém já disse aqui neste tópico, eu nem quero imaginar se a crise internacional se tem abatido sobre o país nos tempos de Guterres, Durão ou Santana...É que não quero mesmo.

Porque pensado que não, o algum equilíbrio das contas públicas que se obteve- muito por via da receita, pese embora o crescimento da despesa tenha sido inferior ao crescimento da economia em 2007 - deu-nos um pouco mais de poder de encaixe.

O grande problema é que não vejo nenhuma alternativa credível. Não sei se o PSD vai lançar a MFL ou não, mas se o fizer, não a vejo com capacidade de governar o país. Pode ser muito boa para arrumar a casa no PSD e devolver-lhe a credibilidade que perdeu...mas só isso !

Desafios À Governação (seja ela quem for): Reformar de vez a justiça. Reformar de vez a educação.... Reduzir drasticamente a burocracia (apesar de simplex já ter feito qualquer coisita - lá está, uma mini-reforma). Tudo o resto vem por arrasto.

algo vai mal..

algo vai mal..

Independentemente de estar a fazer um bom trabalho ou não, a verdade é que o pais atravessa tempos dificeis e sem fim à vista.

Sei que é uma utopia, mas eu sou a favor de colocarmos uma equipa de gestores internacional, com créditos firmados a gerir o pais, tirando do poder os que lá se encontram neste momento hehe :)

Voltar
Superior