Sim e não! Foi uma das modificações de Bolonha...
Agora das duas uma:
- Ou apresentas a tese de Mestrado (e não tens cadeiras de Opção) - o chamado Mestrado "clássico"
- Ou então tens de facto cadeiras de opção no 1º semestre e o estágio no 2º semestre.
Ora este ano os poucos felizardos que chegaram ao fim foi tudo para fora (Milão, Finlandia e isso) e por lá fizeram a tese ou as cadeiras que lhes faltavam portanto não sei como foi feita essa avaliação no estrangeiro.
Contudo o ano passado (antes de Bolonha) houve alguns alunos que fizeram cadeiras de opção do 5º ano, entre as quais Inglês técnico, que entretanto até foi retirada das opções e a avaliação foi por exame (tenho quase a certeza)
Desporto? Desconheço essa opção no meu curso...
As cadeiras de opção que geralmente ouço falar é Instalações Electricas, e outras cadeiras assim com nomes ligados a Electronica e Telecomunicações, inclusivé quase que posso jurar que a opção de Inglês técnico desapareceu, desporto nunca ouvi falar, e as cadeiras de opção são 4 e não 2.
De resto não falo com mais certezas porque com 21 anos ainda não poderia estar no 5º ano, e para o ano também não vou estar! :sh)
A correr bem... daqui a 2 aninhos [

]
Cumprimentos
Edit: Só mais um pormenor, no meu curso não há opção
"cultural". Há Opção I, II, III e IV... mas não tem o "cultural" no nome, o que se calhar faz com que seja diferente das tuas opções "culturais"...