O estilo Sócrates

Embora eu nao tenha dito que os numeros do governo sao um embuste acho que tenho uma resposta para a tua pergunta....

Embuste não sao os números! Embuste sao a maneira como sao apresentados.... 1.8% de crescimento do PIB nao é óptimo nem tão pouco um bom numero... Em primeiro lugar porque fica longe dos tais 3% e em segundo lugar porque ao ritmo que cresce a "região financeira" onde nos encontramos esta abaixo do aceitável.

O desemprego desceu em Dezembro?? Mas desceu em relaçao a que afinal? Que adianta ter descido em relaçao a um mes qualque que ele arranjou que convinha? Interessa é que é o valor mais alto desde ha 12 anos...

Recuperação economia??? De quem? Dos portugueses???

Abraço

Discurso "Meneziano"... dados... números oficiais... apresente e digas as fontes... os seus ideais e pensamentos de nada valem... da boca para fora estou eu farto de ouvir políticos da treta e meninos do coro.

O Vasco Pulido Valente disse hoje no Público que " A SIC, os entrevistadores e José Sócrates proporcionaram o mais inqualificável espectáculo de propaganda dos últimos tempos em Portugal".

Ele disse e eu subscrevo. Já para não referir os comentadores de plantão no debate que se seguiu.

Se aquilo fosse um conto infantil ficaria algures entre a "Alice no País das Maravilhas" e o "Pinóquio".

"Alice" pois o país que Sócrates retratou não corresponde, por certo, ao que eu conheço. "Pinóquio" pois mentiu descarada e despudoradamente perante a complacência de quem deveria de contradizer.

1.ª mentira - Criação líquida de 94.000 postos de trabalho em Portugal desde o início da legislatura e com o desemprego a aumentar. Já não se contenta em dizer que criou estes postos de trabalho como ainda afirma que criou mais do que os que o desemprego roubou!

2.ª mentira - Os professores nunca foram avaliados em Pt e são-no em todo o mundo. Falso. Os professores sempre tiveram avaliação de desempenho. Se, neste momento estão sem avaliação é porque este governo "impôs" à classe docente e aos seus representantes um Estatuto que penaliza a classe e tem colocado as escolas a ferro e fogo. Mais de um ano após a publicação do ECD ainda não conseguiu pôr de pé uma avaliação burocratizada e quer fazê-lo atabalhoadamente contra tudo e contra todos, custe o que custar contra o próprio estado de direito já que os efeitos suspensivos das providências cautelares apresentadas por alguns sindicatos de professores e que foram admitidas liminarmente preparam-se para serem desrespeitados olimpicamente pelo Governo.

3 anos de Governo Sócrates, três anos a marcar passo!

Discurso "Meneziano"... dados... números oficiais... apresente e digas as fontes... os seus ideais e pensamentos de nada valem... da boca para fora estou eu farto de ouvir políticos da treta e meninos do coro.

1.8% que o nosso PIB cresceu! O que achas que é 1.8%??? Sao letras? Ora pensa la... Um ponto oito por cento! Em que % designa a percentagem.

3%, Tres por cento, foi o prometido? Isto o que é? Letras? Nao, sao tretas...

8%, oito por cento, taxa de desemprego? E isto o que é? Letras? Nao, é um numero que por acaso é o mais alto em 12 anos.

21%... Sabes o que é isto? Nao? É o imposto chamado IVA. Por acaso é um numero...

Os meus ideias e pensamentos valem tanto como os seus ou os de qualquer pessoa...

Abraço

Ah so mais uma coisa... Estas farto de ouvir políticos da treta??? Entao não vejas televisao nem leias jornais porque senão nao tens hipótese.... Quer dizer, podes ter o azar de ouvir um Eng. da treta isso sim....

Uma pergunta simples que requer uma resposta simples...

Se os números apresentados por Sócrates a respeito do desemprego... economia... e outros números mais, são um embuste do governo... creio não ser difícil demonstra-los com documentação que diga o contrario.
Aqui fica o desafio para certos senhores que postam da "boca para fora".

Por acaso até estou curioso de saber que números fabulosos é que o governo tem...

Importaste de os dizer, agradecia.

deixa lá!!
O pessoal queria sair de um crescimento negativo ,um defice de 7% pra um crescimento de 5% e ganhar mais 400€!!!![8b] [8b]
São medidas a médio longo prazo!!!
Melhor que isto é impossivel!!!
E foi muito bom para o povo portugues aparecer um homem com coragem para tomar estas medidas todas!!![:p]

Que o PM diga o que disse, não me surpreende. Agora, o que espanta é haver quem acredite.

Mas afinal quais foram as medidas milagrosas?

É que contas feitas, tudo piorou.

não há nada mais frustrante para um ilusionista do que ser desmascarado e é isso que a pouco e pouco vai acontecer.

So quem nao quer ver ou perceber ano diz que aquela entrevista foi tudo menos imparcial... Eu pensava que ia ser um espectáculo de fantoches mas a solo, a final foi a 3. Tres fantoches.

Como é possível uma entrevista a um primeiro ministro ter sido conduzida da forma que foi??? So para resumir um pouquinho vou tentar explicar:

Quem nao souber o que se passa em Portugal e quem nao conhecer minimamente o palhaço de serviço ate podia pensar (efectivamente foi isso que a entrevista transpareceu) que Portugal é um pais que vive muito bem, estamos todos felizes, a economia esta a acelerar a olhos vistos, temos boa educação, boa saúde, boa justiça e mais temos um governo espectacular que faz tudo bem feito (o palhacito disse que ate agora o governo esteve bem em tudo o que fez e que fazia tudo igual etc etc)... Pois bem, TRETAS!

Os jornalistas limitaram-se a fazer "meia-dúzia" de perguntas e a cada uma tínhamos uma resposta que demorava uma eternidade claramente "treinada" ou esperada e que muitas das vezes nem sequer respondia ao que lhe foi perguntado. Mais, os jornalistas nao o interrompiam nunca, nunca apresentaram factos que contradissesse o que ele estava para la a palrar deixaram-no falar a seu belo prazer.

Os jornalistas de serviço por incrível que pareça (coisas tao faladas e eles nem se lembraram...) nunca lhe falaram de Manuel Alegre, não falaram dos impostos, etc etc... Números??? Pra José Sócrates os números não contam, se estiverem a favor do governo estão bem, se estiverem contra o estudo foi mal feito. O desemprego bateu o recorde de ha muitos anos atras e quando lhe questionam sobre isto o que ele tem a dizer é um discurso em que so refere que em Dezembro desceu! Mas que tem isso a ver??? O facto é que desde a 12 anos que não estava toda a gente sem emprego...

A economia cresce a 1.8???? Que é isso? Que é isso comparado com os 3% que ele prometeu? Que é isso quando todos sabemos que este crescimento é apenas a força de arrasto do forte crescimento europeu a actuar???

De toda a entrevista destacava o facto de as respostas serem verdadeiros discursos de bla-bla, de nem sequer responder directamente ao que lhe perguntaram e a passividade total dos jornalistas!

Eu gostei da parte em que o Ricardos Costa disse:

"Eng. Socrates, eu sei que nao vai gostar mas tenho que lhe perguntar...."
Diz tudo daquele circo da SIC.

Estava eu aqui a ler isto calmamente, quando leio este chorrilho de disparates :eek: não sei se hei-de rir ou chorar.

Para se ser critico, deve-se saber aquilo que se diz.

Na entrevista ninguém disse que estava tudo bem, simplesmente se disse que se conseguiu melhorar em algumas áreas e está-se a fazer alguma coisa para melhorar nas outras.

Se não fizeres criticas fundamentadas, ninguém leva a sério esse teu tom de desabafo de dizer mal de tudo e todos :(

Na entrevista ninguém disse que estava tudo bem, simplesmente se disse que se conseguiu melhorar em algumas áreas e está-se a fazer alguma coisa para melhorar nas outras.

Exacto.

Aliás até fiquei com a sensação que os jornalistas apenas queriam

colocar as questões sem esperar pelas respostas...

Nota: não tenho qualquer filiação ou preferência partidária[;)].

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Estava eu aqui a ler isto calmamente, quando leio este chorrilho de disparates :eek: não sei se hei-de rir ou chorar.

Para se ser critico, deve-se saber aquilo que se diz.

Se não fizeres criticas fundamentadas, ninguém leva a sério esse teu tom de desabafo de dizer mal de tudo e todos :(

Algum de nos ouviu mal entao... É que na entrevista que eu ouvi a economia esta arrancar a um ritmo bem forte e com optimas perspectivas, a saude esta neste momento muito melhor servida la com as USF (unidade saude familiar) ninguém falou foi das urgências, ou melhor ate se falou, mas ele foi dar uma grande volta e nunca chegou a tocar directamente o assunto e os jornalistas nao forçaram nem um bocadinho. A ministra da educaçao é uma verdadeira Lara Croft de portugal pois tem feito um trabalho excelente...
Mas eu tenho mesmo que estar aqui a descrever a entrevista quando ela passou ontem na TV?

Na entrevista que eu ouvi o fantoche disse que Correia de Campos esteve muito bem e apoia totalmente as suas politicas.

Alias o que ele realmente nao disse foi mesmo o que pretende fazer! So falou do que fez ate agora reccorendo imensas vezes ao argumento "Em 2005 estavamos bem pior, a beira de uma segunda recessao bla bla...."

Mas se sao "chorrilho de disparates"... Eu ate aceito que digas isso quanto á opiniao pessoal agora quanto aos factos acho que nao vale a pena.

Abraço

Eu sinto na pele (carteira) as políticas dos últimos cinco anos.
Falo por mim (e só por mim) o meu poder de compra diminuiu entre 15/20%.
É o aumento generalizado e sem controlo de bens alimentares e afins e os ordenados na mesma.
Resumindo, sobrevivo pior agora do que a coisa de 6 anos atrás.
Eu em Portugal acredito, NÃO ACREDITO NA MERD@ DE POLÍTICOS QUE TEMOS.
Nunca como agora me passou tantas vezes pela cabeça a palavra emigrar!!

Algum de nos ouviu mal entao... É que na entrevista que eu ouvi a economia esta arrancar a um ritmo bem forte e com optimas perspectivas, a saude esta neste momento muito melhor servida la com as USF (unidade saude familiar) ninguém falou foi das urgências, ou melhor ate se falou, mas ele foi dar uma grande volta e nunca chegou a tocar directamente o assunto e os jornalistas nao forçaram nem um bocadinho. A ministra da educaçao é uma verdadeira Lara Croft de portugal pois tem feito um trabalho excelente...
Mas eu tenho mesmo que estar aqui a descrever a entrevista quando ela passou ontem na TV?

Na entrevista que eu ouvi o fantoche disse que Correia de Campos esteve muito bem e apoia totalmente as suas politicas.

Alias o que ele realmente nao disse foi mesmo o que pretende fazer! So falou do que fez ate agora reccorendo imensas vezes ao argumento "Em 2005 estavamos bem pior, a beira de uma segunda recessao bla bla...."

Mas se sao "chorrilho de disparates"... Eu ate aceito que digas isso quanto á opiniao pessoal agora quanto aos factos acho que nao vale a pena.

Abraço

Quais factos ? conheces os casos concretos de que falas ? na saúde por exemplo ninguém relativamente informado questiona que a racionalização de recursos que está a ser feita, devia ser feita.

Como ele disse e muito bem, não nos devemos é iludir com os postos de saúde a que erradamente se chamam urgências e que não fazem nada além de consumir recursos e encaminhar as pessoas.

Infelizmente, parece-me que algum do jornalismo que por cá se pratica (tipo TVI) tem mais eco do que é razoavel.

É que eu desde que me lembro, não via um governo a tomar tantas medidas e a afrontar tantos lobbies. Desde mexer nas reformas previlegiadas de alguns a diminuir as despropositadas férias dos juizes, passando pela decisão final do local do novo aeroporto e decisão de avançar, avaliação dos professores, deficit abaixo dos 3 %, crescimento de 1,9 %. enfim ...

Claro que juizes, médicos, etc. vão demorar muito tempo a engolir isto e claro que não é tudo cor de rosa e edilico, mas quem é que acredita que um governo para fazer alguma coisa como deve ser ia gerar muitos consensos e satisfação de todos ? eu não.

Quais factos ? conheces os casos concretos de que falas ? na saúde por exemplo ninguém relativamente informado questiona que a racionalização de recursos que está a ser feita, devia ser feita.

Como ele disse e muito bem, não nos devemos é iludir com os postos de saúde a que erradamente se chamam urgências e que não fazem nada além de consumir recursos e encaminhar as pessoas.

Infelizmente, parece-me que algum do jornalismo que por cá se pratica (tipo TVI) tem mais eco do que é razoavel.

É que eu desde que me lembro, não via um governo a tomar tantas medidas e a afrontar tantos lobbies. Desde mexer nas reformas previlegiadas de alguns a diminuir as despropositadas férias dos juizes, passando pela decisão final do local do novo aeroporto e decisão de avançar, avaliação dos professores, deficit abaixo dos 3 %, crescimento de 1,9 %. enfim ...

Claro que juizes, médicos, etc. vão demorar muito tempo a engolir isto e claro que não é tudo cor de rosa e edilico, mas quem é que acredita que um governo para fazer alguma coisa como deve ser ia gerar muitos consensos e satisfação de todos ? eu não.

V7... Ja deu pra ver que temos opiniões contrarias e só isso.

Ou seja o facto é que a economia cresceu 1.9%, para ti isso parece ser fantástico. Para mim não é! Foi so um exemplo mas não vale a pena continuar porque eu e tu teremos sempre mais argumentos certo?

De qualquer maneira fique so "registado" que concordo plenamente com alguns fechos mas nao foi disso que falei. Supostamente fechavam-se os "desnecessários" e com esses recursos melhoravam-se os existentes e que se mantinham. Isso aconteceu? Nao... Aconteceu que como ja aqui foi dito temos ambulâncias melhores que algumas unidades de saúde. O ministro conseguiu cumprir o orçamento (pelos visto é inédito) mas la esta, milagres nao se fazem fecha-se para poupar e nao para melhorar.

Abraço

V7... Ja deu pra ver que temos opiniões contrarias e só isso.

Ou seja o facto é que a economia cresceu 1.9%, para ti isso parece ser fantástico. Para mim não é! Foi so um exemplo mas não vale a pena continuar porque eu e tu teremos sempre mais argumentos certo?

De qualquer maneira fique so "registado" que concordo plenamente com alguns fechos mas nao foi disso que falei. Supostamente fechavam-se os "desnecessários" e com esses recursos melhoravam-se os existentes e que se mantinham. Isso aconteceu? Nao... Aconteceu que como ja aqui foi dito temos ambulâncias melhores que algumas unidades de saúde. O ministro conseguiu cumprir o orçamento (pelos visto é inédito) mas la esta, milagres nao se fazem fecha-se para poupar e nao para melhorar.

Abraço

Em termos absolutos, claro que não é fantástico, até porque temos um atraso consideravel a recuperar.

Agora dados os condicionantes e o passado recente parece-me razoavel, ou seja pelo menos crescemos, espero que se consiga mais, mas tenho a noção de que temos um tecido empresarial fraquinho e aí o governo pouco pode fazer.

Espero também que a oposição rapidamente se reorganize e se transforme numa alternativa credivel. Principalmente o PSD que anda mesmo nas ruas da amargura e que é quem de facto pode vir a ser uma alternativa.

Eu adoro Portugal e acredito que as coisas globalmente se estão a encaminhar para uma melhoria, mas tenho a noção de que ainda temos um loooonnnngo caminho a percorrer, estas coisas não se mudam em 2 ou 3 anos nem em 7 ou 8 e nós temos um grave problema chamado - Competitividade [;)]

Percebo a tentação de avaliar o governo pelo impacto directo na nossa vida, mas não é claramente o método mais eficaz.

Em termos absolutos, claro que não é fantástico, até porque temos um atraso consideravel a recuperar.

Agora dados os condicionantes e o passado recente parece-me razoavel, ou seja pelo menos crescemos, espero que se consiga mais, mas tenho a noção de que temos um tecido empresarial fraquinho e aí o governo pouco pode fazer.

Espero também que a oposição rapidamente se reorganize e se transforme numa alternativa credivel. Principalmente o PSD que anda mesmo nas ruas da amargura e que é quem de facto pode vir a ser uma alternativa.

Eu adoro Portugal e acredito que as coisas globalmente se estão a encaminhar para uma melhoria, mas tenho a noção de que ainda temos um loooonnnngo caminho a percorrer, estas coisas não se mudam em 2 ou 3 anos nem em 7 ou 8 e nós temos um grave problema chamado - Competitividade [;)]

Percebo a tentação de avaliar o governo pelo impacto directo na nossa vida, mas não é claramente o método mais eficaz.

Mude-se a constituição e passe-se a eleger os governos para 10 anos ou para sempre, tipo modelo chavez, aliás é de maneira de o nosso PM governa o país...

Mude-se a constituição e passe-se a eleger os governos para 10 anos ou para sempre, tipo modelo chavez, aliás é de maneira de o nosso PM governa o país...

Se queres que te diga se calhar era bem mais eficaz... Pelo menos não tínhamos que de 4 em 4 anos levar com gastos astronómicos e políticas ruinosas para as comuns obras e medidas de campanha eleitoral...

O problema da política portuguesa é precisamente esse, governar para o curto prazo e não se preocupar com o futuro. O que temos visto até agora é: "Quando é que vamos ver os efeitos desta lei/Política? Antes das próximas eleições? Fixe! Daqui a 10/20 anos? Epá esquece, isso não dá votos!"

Faço minhas as palavras do v7. Nunca votei no PS mas este governo tem-me surpreendido muito pela positiva. Tem cometido erros como todos os outros e como qualquer um de nós cometeria, mas tem tomado medidas muito acertadas. E sim, eu conheço o "país real". Tenho familiares que sobrevivem, numa aldeia, no meio da serra, a vários km de qualquer centro de saúde ou civilização com menos de 200€ por mês. Mas querem saber uma coisa interessante? Essas pessoas conseguem gerir muito melhor os 200€ que recebem do que muitas "famílias de bem da cidade" conseguem gerir os 2000€ ou mais que recebem... Não me venham com tretas, muitas das dificuldades que vemos as famílias atravessarem são da exclusiva responsabilidade das próprias que vivem acima das possibilidades!

Meus caros,

Jogar com números e estátisticas é o meu trabalho e posso dizer-vos que a ilusão é muito fácil de criar, claro que aí tudo depende da ética de cada um.

O nosso PM é simplesmente um ilusionista e só um cego é que não vê isso. Este país estaria bem melhor se tivessemos novamente um Salazar porque ao menos aí nós sabiamos com o que podiamos contar assim como estamos nada se sabe e tudo é feito pela calada!

Cumps,
RCE

Cada vez mais me parece que estamos entregues a um simples vendedor de banha da cobra. Na verdade um muito bom vendedor de banha da cobra, mas infelizmente não mais do que isso. [s)]

Uma pergunta simples...

Desde o 25 de abril alguém que nomeie um bom 1º ministro sff ....

Sim pq se o país está como está não é uma coisa de 2 ou 3 anos nem 6 ou 7...

Voltar
Superior