O estilo Sócrates

Existe uma falha enorme. O primeiro ministro não pode, de maneira nenhuma passar a vida a defender a história da cabala, existem indícios muito fortes que precisam de ser explicados.

É tudo uma cabala e a mentira não tem vergonha.

É tudo uma cabala e a mentira não tem vergonha.

Agarrado ao poder com unhas e dentes...daqui não saío daqui ninguém me tira que se f@dam as ignomínias e a má língua do código pasquim.

E a tempestade ainda agora começou...

E a tempestade ainda agora começou...

Também quem lê este tópico (e outros) e vê algumas justificações que foram dadas..... Até compreende que ande mais calminho. [:D]

Está tudo a fazer as malinhas para irem para os offshores e deixarem o país na mais dura e triste realidade miserável...vivam os socretinos![8b]

Confesso que não consigo evitar esboçar um sorriso perante isto:

"Mãe compra a pronto casa a offshore

Maria Adelaide de Carvalho Monteiro, a mãe do primeiro-ministro José Sócrates, comprou o apartamento na Rua Braamcamp, em Lisboa, a uma sociedade off-shore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, apurou o Correio da Manhã. Em Novembro de 1998, nove meses depois de José Sócrates se ter mudado para o terceiro andar do prédio Heron Castilho, a mãe do primeiro-ministro adquiria o quarto piso, letra E, com um valor tributável de 44 923 000 escudos – cerca de 224 mil euros –, sem recurso a qualquer empréstimo bancário e auferindo um rendimento anual declarado nas Finanças que foi inferior a 250 euros (50 contos)." (in Correio da Manhã).

Uma pessoa declara 250 euros mas compra a pronto uma casa num prédio de luxo. Ok, deve ter sido com economias. Deve ser isso[:D]. Não vou sequer pensar que isto podia ser lavagem de dinheiro[:D]

Ah, mas a sociedade sediada num offshore perdeu dinheiro ao vender-lhe a casa! Hum, que estranho. Olhando para a zona em questão e sabendo que a procura ali não faltava...mas que grande sorte que esta senhora teve. Um autêntico negócio da China, ou melhor, das Ilhas Virgens Britânicas.[:)][:)].

E bem, agora o socras também pode dizer que faço parte da "campanha negra"[:)][:)].

PS: E sim, eu sei que isto foi tudo antes do nosso "freeporgate".

Eu não consigo evitar é de comentar a mesquinhês da nossa imprensa e de toda a gente que segue faz eco das notícias de faca e alguidar. Envolver a família neste caso é de muito baixo nível, até para o correio da manhã...

A mãe do sócrates compra uma casa bem acima das suas capacidades financeiras é um caso de corrupção nacional, a mãe do ronaldo tem casas, carros e despesas totalmente sustentadas pelo filho e é um caso para os programas "vip" das nossas televisões e toda a gente bate palmas alegremente e diz o quão bom o rapaz é, um exemplo para todos nós. Eu tenho amigos cujos pais lhe ofereceram apartamentos, carros, etc... Isso também será um caso de corrupção nacional? Será que o correio da manhã também quer os nomes deles?

Quanto ao caso da escritura, era pratica generalizada declarar nas escrituras valores bem abaixo do valor real da compra. Não estou a dizer que era correcto, obviamente que não era, mas se calhar muitos dos que estão para aqui a atirar pedras quando compraram a casa fizeram exactamente o mesmo, o construtor disse-vos que para vocês era igual e ele poupava uns trocos em impostos, e todos foram coniventes com esta fuga aos impostos. Mas claro, com o sócrates é diferente, ele é o primeiro ministro...

E não, não sou um fan boy do sócrates, em toda a minha vida votei 1 vez no PS e foi numas autarticas, não gosto é de julgamentos em praça pública e gosto de usar o cérebro e de fazer a minha avaliação do que me é dito pela imprensa. Não vejam os jornais como veêm as telenovelas, reflictam sobra aquilo que vos é dito e vão ver que muitas das notícias não são mais que manchetes oportunistas e sem conteúdo para vender jornais.

Quanto ao caso principal, digo o que sempre disse, deixem a justiça funcionar nos devidos locais, estas fugas de informação só vão estragar e condicionar toda a investigação.

Última edição:
Independentemente da culpa ou inocência de sócrates, considero especialmente vantajoso que se descubra quem permitiu que uma carta com aquele conteúdo fosse tornada pública - quando é óbvio que envolve assuntos ligados à segurança do estado.

Última edição:
"Parece-me" que alguém comeu os ingleses com as "supostas" luvas para o governo. [;)]

Depois o processo decorreu normalmente, com alcochete e o governo a "facilitar" mais investimento enorme em Portugal, acredito que com boas intenções.

Continua a não haver neste topico algo basico e elementar, (salvo raras excepçoes), e até mesmo de users que normalmente se pautam pela racionalidade e bom senso, a enfoque na defesa de:[;)]:confused:

1. O direito a que todos temos da presunção da inocencia.
2. O direito a que todos temos do segredo de justiça.
3. O direito a que todos temos de não-julgamentos em praça publica.

Será este o estado de "maturação" da nosso entendimento sobre democracia, e direitos de cidadania? [;)][:D][:)]

Última edição:
Continua a não haver neste topico algo basico e elementar, (e até mesmo de users que normalmente se pautam pela racionalidade e bom senso).[;)]:confused:

Será este o estado de "maturação" da nosso entendimento sobre democracia, e direitos de cidadania? [;)][:D][:)]

Se isto fosse uma democracia, e a justiça funcionasse era.[;)]

Se a maior parte das moscambilhas não fossem do conhecimento público, e dos Ingleses, este caso já estava arquivado.

Última edição:
Continua a não haver neste topico algo basico e elementar, (salvo raras excepçoes), e até mesmo de users que normalmente se pautam pela racionalidade e bom senso, a enfoque em:[;)]:confused:

Essa pergunta não deve ser feita ao fórum, mas sim, a quem deve manter o segredo de justiça e a segurança do estado.

Essa pergunta não deve ser feita ao fórum, mas sim, a quem deve manter o segredo de justiça e a segurança do estado.

Esta pergunta é mesmo para os users, que desde o 1º post, com a ansia de julgarem e condenarem, o 1º Ministro, se esqueceram de temos TODOS estes 3 direitos...[;)][:p][:)]

e que tambem temos deveres, mais que não seja o de não fazermos exactamente o que "criticamos" nos media...[;)][:)]

"Parece-me" que alguém comeu os ingleses com as "supostas" luvas para o governo. [;)]

Depois o processo decorreu normalmente, com alcochete e o governo a "facilitar" mais investimento enorme em Portugal, acredito que com boas intenções.

Tanto pode ter sido esse o caso como ter verdadeiramente sido um caso de corrupção. Há que deixar a investigação correr sem ruído e pressões externas.

Agora a verdade é que os ingleses colocaram várias pessoas em Portugal (entre elas o PM) sob suspeita com base num depoimento de alguém que é acusado de corrupção e de ter feito desaparecer das contas do freeport-UK enormes quantias de dinheiro. De resto o caminho do dinheiro ainda não foi seguido até ao fim.

Na legislação portuguesas isto não é prova suficiente para constituir quem quer que seja como arguido. Se provarem que os movimentos chegaram à conta de X pessoa, aí o caso muda obviamente de figura...

Se a tal compra efectuada pela mãe do Sócas estiver, seja de que forma for, relacionada com o Freeport ou com qualquer empresa do caso Freeport acho muito bem que seja investigada, caso contrário... Cada um compra o que quiser, ninguém tem nada a ver com isso.

Quanto ao caso em si, sendo ele o PM é perfeitamente normal que a comunicação social insista no caso, anormal era se não fizesse. Quanto ao ser inocente ou não, eu realmente não sei se é se não, mas há aí um caso muito conhecido, em que uma pessoa foi ilibada e no entanto havia escutas e factos muito mas muito esclarecedores (aquele caso dos chocolatinhos, encontros com árbitros,..) e no entant perante a justiça são todos inocentes.

Isto para dizer que realmente em Portugal as "coisas" nem sempre são assim tão claras.

Hummm

9098580037.png

Se a tal compra efectuada pela mãe do Sócas estiver, seja de que forma for, relacionada com o Freeport ou com qualquer empresa do caso Freeport acho muito bem que seja investigada, caso contrário... Cada um compra o que quiser, ninguém tem nada a ver com isso.

Quanto ao caso em si, sendo ele o PM é perfeitamente normal que a comunicação social insista no caso, anormal era se não fizesse. Quanto ao ser inocente ou não, eu realmente não sei se é se não, mas há aí um caso muito conhecido, em que uma pessoa foi ilibada e no entanto havia escutas e factos muito mas muito esclarecedores (aquele caso dos chocolatinhos, encontros com árbitros,..) e no entant perante a justiça são todos inocentes.

Isto para dizer que realmente em Portugal as "coisas" nem sempre são assim tão claras.

Falaste no apito dourado mas também podias ter falado no processo da casa pia. Para mim são excelentes exemplos de como a divulgação pública do caso numa fase de investigação e os constantes atropelos ao segredo de justiça estragaram toda e qualquer tentativa de elaborar uma acusação forte e isenta de falhas.

A pressão para obtenção de resultados sobre as autoridades judiciais nunca é desejável, principalmente quando os inspectores/procuradores/funcionários dão com a boca do trombone para os jornais sem sequer investigar a fundo uma nova pista.

O principal inimigo da justiça neste tipo de casos é precisamente a especulação mediática e obviamente a reacção da populassa a essa especulação.

.....................
.........................................................................................
O principal inimigo da justiça neste tipo de casos é precisamente a especulação mediática e obviamente a reacção da populassa a essa especulação.

Já deviamos ter aprendido algo com o passado...[;)][:)]

Segundo o Sunday Times:

Dezenas de funcionários da agência policial britânica de combate a grandes fraudes, que está a investigar o caso Freeport, vão ser dispensados por alegada incompetência, noticia este domingo o jornal Sunday Times.

O semanário britânico refere um relatório onde a falta de melhores resultados do Serious Fraud Office (SFO) é atribuído em parte ao facto de vários funcionários terem sido contratados e promovidos por favorecimento dos superiores e não pelas suas competências.

O relatório, da autoria da ex-magistrada norte-americana Jessica de Grazia, aponta ainda a falta de liderança e descontentamento entre os funcionários, apesar de estas críticas terem sido retiradas da versão tornada pública.

Como consequência, o jornal noticia que estão a ser oferecidas indemnizações elevadas para dispensar muitos dos trabalhadores do SFO, que tem um quadro de pessoal de mais de 300 advogados e investigadores.

Continua a não haver neste topico algo basico e elementar, (salvo raras excepçoes), e até mesmo de users que normalmente se pautam pela racionalidade e bom senso, a enfoque na defesa de:[;)]:confused:

O ónus está do lado do senhor PM. :)

Neste momento foram lançadas suspeitas por factos ocorridos ao longo dos últimos 10 anos, tendo sempre por denominador comum a sua tutela política ou a gestão patrimonial dos bens da sua familia directa.

O que se espera de alguém com um lugar de destaque como o dele é uma resposta imediata, cabal e inequívoca a estas questões, por mais "ignominias" que sejam.

O sistema democrático é isto mesmo: estar sujeito a um constante escrutínio público da sua actuação - de outra forma, e de acordo com os seus próprios correlegionários (Alegre e comparsas), não teria sido necessário fazer o 25 de Abril.

Só que desde que é PM, esta dimensão pública tem sido manchada por vários casos polémicos, nunca verdadeiramente explicados e sempre remetidos para o subterfúgio da "cabala".
À primeira aceita-se, à segunda desconfia-se e à terceira exige-se explicações definitivas. É aqui que nos encontramos.

Pessoalmente, tenho contribuido para este tópico tão-somente porque tenho razões concretas para acreditar nos ingleses e em parte do que vem escrito na imprensa sobre o caso Freeport.
No final da década de 90 acompanhei (não por activididade profissional, mas porque fui "apanhado" no meio) do licenciamento de aterros sanitários em Portugal e vi coisas fantásticas, que nunca foram exploradas pela comunicação social. E tendo visto provas concretas e inequivocas de falsificação de documentos e pagamento de luvas em processos que nunca chegaram aos media, compreendo a verossimilidade daquilo que leio hoje, sobre um processo que tem todas as condições para seguir o mesmo caminho.

E perante o histórico, só me resta a vergonha pela gestão do país em que vivo.
E não aceito comparações com Berlusconi ou Chirac - nivelar-nos por baixo? É esta a escumalha que tem que ser varrida dos governos no mundo.

Voltar
Superior