citação:Sabia que todos os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida podem dar-lhe equivalência até ao 12º ano de escolaridade? É o que faz o centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (R VCC) do Espaço T, no Porto, criado há dois anos
citação:No final da formação, esse dossiê é apresentado pelo aluno a um júri. E, com apenas meia dúzia de horas semanais, durante três meses, pode-se conseguir a equivalência do 4º ao 9º ano de escolaridade (o Espaço T ainda não dá equivalência ao 12º ano
hmmm? 1,2,3 diga lá outra vez.
Acho fixe... de qualquer maneira o liceu é uma palhaçada. Eu nunca gostei da escolaridade até à faculdade. Pouca coisa se aprende, é claro que depois talvez dependa um bocado da genética da pessoa, mas no meu caso por exemplo, a minha cultura não teve nada a ver com o 12º ano. Até ao 12º ano eu rocei MUITO ao de leve o que realmente me interessa (historia, arte e tudo o que diga respeito a "ciência")... escrevo bem, leio bem, falo 3 línguas, falo bem (educado, culto, informado, etc), sou extremamente versátil pois tenho muita facilidade, por exemplo, em adaptar-me a uma função para a qual posso não ter formação (já aconteceu) e consigo desenvolver. Mais uma vez, tudo isto adquiri por mim próprio devido ao interesse que tenho e ao "que eu sou", do que propriamente ao 12º ano.
Já era assim antes de tirar o liceu. Sempre fui assim. Se eu fosse depender da escola para minha "bagagem" a esta hora era um ignorante (assim como aqueles que tiram 20s e nem escrever sabem... enfim)
Há pessoas para as quais essa medida é óptima pois dão-lhe hipótese de tirar o 12º ano mas não têm pachorra nenhuma para as aulinhas da tanga, os professores da caca, e que lhes dá o "lugar" que realmente merecem.
Quanto aos vossos comentários:
Epa... sinceramente, para um gajo ser bom naquilo que faz não precisa propriamente do 12º ano. Pode-se ser PÉSSIMO na sua função e até ter doutoramentos. É por isso que há muitos que ou vão para professores ou vivem na faculdade para o resto da vida como assistentes, cargos de "investigação" e afins. E as profissões mais "complicadas" só se exercem tendo um curso superior, o que quer dizer que todo o conhecimento adquirido na faculdade passou por cima de tudo o resto que ficou para trás. Ninguém vai vai ocupar o lugar de "chefe de equipe da cirurgia" logo à saída do "Espaço T", e se alguma vez ocuparem quer dizer que tiveram que ir à mesma para a faculdade e tiveram que tirar uma especialidade. Eu não vejo nada de mal na medida.
No entanto nem todas as pessoas podem ser autodidatas, mas as que não o são, vão apenas melhorar a sua condição e estabilidade no trabalho que têm, já não tem que se calar ou mudar de assunto quando lhe perguntam as habilitações literárias, tem mais oportunidades e o "empregador" tem um trabalhador a fazer o mesmo mas mais "qualificado" - por exemplo, um Sr que é mecânico há uma porrada de anos e nunca arranjou melhor pq não tinha o 12º ano - nunca sairá da "Oficina Jacinto". Ou o jovem de 30 anos, lida com computadores desde os 8 anos de idade, e não arranja um emprego relacionado com computadores que é o que ele percebe, porque não tem o 12º ano que, mais uma vez, não interessa nada para o que ele já sabe - mas trabalha num café a servir às mesas sem hipotese de futuro naquilo que realmente gosta e que é bom.
Na informática e nas artes (areas que conheço melhor - não dependem de 12º ano nenhum!! é como o William Lawson's - ou se tem ou não se tem) conheço mtos que são MUITO bons e que ou não arranjam trabalho, ou quando arranjam é pq decidiram mentir no C.V... e quando o gajo trabalha bem, alguma vez vão perguntar a porcaria das habilitações? Não... pq simplesmente não interessam.
Qual é o gajo que tem tempo e/ou paciência para ir queimar 3 anos da vida inutilmente? Se ele o merece, deem-lhe o 12º ano como estímulo... se calhar até é o suficiente para lhe dar o gás para ir para a faculdade, e aí sim, APRENDER realmente coisas IMPORTANTES para a sua área e pronto.
Dá hipóteses a quem quer "ficar" e a quem quer "seguir".
Só é pena que nada disto tenha acontecido no meu tempo... não tinha andado feito otário e queimar as pestanas a encher a cabeça de porcaria que não precisava e aturar aquela gente.
Pq é que vocês se opõem?