O estilo Sócrates

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

E o pessoal já não pode ter um hipermercado ao pé de casa para poder comprar mais barato?

É sinal de exploração comprar o Skip uns euros mais baratos? Expliquem-me lá isso que eu não estou a perceber o problema. [8D]

Porque é que achas que não abrem um Hipermercado (com Centro Comercial) em Seia, Oliveira do Hospital, Alentejo... Bragança...

Think!

Em Évora existe o Feira Nova (que para além do hipermercado tem uma zona comercial) e penso que estão a construir lá agora um centro comercial em grande (Évora Fórum): http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=167931&idCanal=11

E o pessoal já não pode ter um hipermercado ao pé de casa para poder comprar mais barato?

É sinal de exploração comprar o Skip uns euros mais baratos? Expliquem-me lá isso que eu não estou a perceber o problema. [8D]

Porque é que achas que não abrem um Hipermercado (com Centro Comercial) em Seia, Oliveira do Hospital, Alentejo... Bragança...

Think!

Tu tás bem?!?

Comparas cidades com regiões?!?

Não tem nada haver com o poder de comprar mais barato, mas sim a viabilidade económica desses centros... Dessas Catedrais do consumo.

Think!

Falarmos mais do que aquilo que sabemos, normalmente, dá asneira... informa-te lá melhor sobre aquilo que escreveste e depois vem cá fazer edit ao teu post sff!!

Se precisares de ajuda a encontrar hipermercados em algumas das zonas que enunciaste, pede ajuda que terei todo o prazer de te elucidar!

Sócrates quer que todos tenham o 12.º ano...

Sócrates quer que todos tenham o 12.º ano...

José Sócrates está empenhado em valorizar a "escola da vida"

Hermana Cruz, Artur Machado

Sabia que todos os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida podem dar-lhe equivalência até ao 12º ano de escolaridade? É o que faz o centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (R VCC) do Espaço T, no Porto, criado há dois anos. Ajuda pessoas pouco qualificadas a obter a formação escolar que lhes permita conseguir o emprego com que sempre sonharam. O êxito de experiências como a do Espaço T levou, ontem, o Governo a anunciar a criação, em todo o país, de 122 novos centros do género.

"A maior parte das pessoas vem cá à procura de valorização pessoal e saem sentem-se mais motivadas", sublinha Jorge Oliveira, director do centro RVCC do Espaço T, que este ano já certificou 75 pessoas em 400 inscritos.

Em dois anos, o RVCC do Espaço T já formou um bombeiro e vários desempregados mandados pelo Instituto do Emprego. Mas a maior parte dos alunos são pessoas com problemas na vida que são acompanhados em centros de apoio à toxicodependência ou na Associação "Porto Feliz".

Avaliação em quatro áreas

Jorge Oliveira assinou, ontem, um protocolo invulgar, já que se destina a certificar apenas um jovem ao encargo do Instituto de Reinserção Social. É invulgar porque o RVCC funciona sempre com turmas, cujos horários são fixados de acordo com as disponibilidades pessoais dos alunos.

"Quando as pessoas cá chegam, um mediador avalia os seus conhecimentos e faz-se um dossiê pessoal para quatro áreas matemática, linguagem, cidadania e técnicas de informação", explica Jorge Oliveira.

No final da formação, esse dossiê é apresentado pelo aluno a um júri. E, com apenas meia dúzia de horas semanais, durante três meses, pode-se conseguir a equivalência do 4º ao 9º ano de escolaridade (o Espaço T ainda não dá equivalência ao 12º ano). Isto sem gastar um tostão, já que o curso é gratuito e ainda dá direito a um subsídio de alimentação de cerca de 150 euros.

"Todos os alunos que passaram pelo Espaço T foram certificados",
garante Jorge Oliveira, elogiando a iniciativa de ontem do Governo de criar no país 122 novos centros do género.

É que, para o director do centro do Porto, todos os conhecimentos são válidos para a formação da pessoa. Uma teoria partilhada, ontem, por José Sócrates, que se mostrou empenhado em acabar com "um sistema educativo fechado e arrogante, que tem desprezo pelas competências adquiridas por cada um ao longo da vida".</u>

"O dever do Estado é dar oportunidades para que cada cidadão possa realizar o seu potenciar", disse o primeiro-ministro, na sessão de lançamento dos novos centros de certificação.

Bem, aqui está mais uma prova do interesse deste governo...
Aumentar as qualificações das pessoas administrativamente.

Não é preciso ir à escola, basta andar na "escola da vida" e temos o 12.º ano.

E depois querem convencer os alunos a estudarem.
Afinal, o crime compensa, não precisamos da escola.

O problema é que no resto da UE, as qualificações consegue-se com trabalho, com conhecimento...
Mas, passaremos a ser melhores!

"Estudar deu-me força para largar o vício"

Abel Quintela estará formado dentro de um mês já procura emprego

José Abel Quintela não tem tido muita sorte na vida. Mas nas aulas que frequenta no centro de certificação do Espaço T encontrou uma nova motivação. Está empenhado em deixar de vez o vício da droga e até já procura um emprego. Desta vez, quer fazer o que sempre sonhou trabalhar com crianças mal-tratadas.

Foi com apenas 14 anos que Abel teve de abandonar a escola, quando ainda só tinha completado o 6º ano de escolaridade. "A minha família é numerosa, tenho sete irmãos e os meus pais não tinham dinheiro. Por isso, tive que ir trabalhar", explica, recordando que o seu primeiro emprego foi o de empregado de armazém numa fábrica de madeiras. Desde então Abel já passou por vários trabalhos. O último foi a dar assistência domiciliária a idosos. "Mas o que mais gostava de fazer era ser auxiliar de acção educativa, trabalhar com crianças com problemas", desabafa ao JN.

No centro de certificação do Espaço T encontrou a motivação necessária. E, aos 30 anos de idade, falta-lhe apenas um mês para conseguir a equivalência ao 9º ano de escolaridade. "Quando tiver oportunidade, tentarei ter o 12º ano", assegura.

"Estudar tem funcionado como um incentivo, até me deu força para abandonar de vez o vício da droga", sublinha, admitindo que ao longo da sua vida de toxicodependente já teve várias recaídas. Muitas custaram-lhe o trabalho.

"Já perdi um emprego porque o meu patrão soube que eu era seropositivo. Mas agora até vejo que foi por bem. Estava a apostar no lado errado. O que quero mesmo é trabalhar com crianças", afirma, convicto de que chegou a altura de mudar de vida.

Abel até já começou a procurar o emprego dos seus sonhos, com a ajuda da associação "Porto Feliz". E não poupa elogios ao trabalho do Espaço T. "Isto é muito bom, porque normalmente as pessoas no mundo do trabalho perdem empregos pois não têm qualificações", reconhece.

Um bom exemplo da escola da vida...
E agora venha o 12.º ano em três meses...

Porra.
Vamos apanhar a média Europeia em Educação num mandato[^][^].
Vamos ser um "case study".

Oh cum caraças.
Cum caraças....
Ensandeceu[8)].

O Governo vai anunciar esta quarta-feira o lançamento de mais 122 centros de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). A meta é qualificar um milhão de portugueses até 2010</u>.
Estes centros têm como propósito reconhecer a formação de adultos nas suas áreas profissionais, mas fora da escola. O projecto permite assim aumentar a qualificação e as habilitações da população activa portuguesa, sobretudo aquela que tem baixos níveis de escolaridade. Os conhecimentos adquiridos serão equivalentes ao 12º ano e serão reconhecidos a nível nacional.

Este projecto pretende também combater o défice grave de pessoal qualificado em Portugal. A via tecnológica é aqui privilegiada, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Inserido no programa Novas Oportunidades, o lançamento destes centros vai elevar o número total para 220 centos de RVCC no final de 2006, um número que está acima do previsto.

A cerimónia de lançamento ocorre no Centro de Formação Profissional da Indústria de Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Cenfic), no Prior Velho, em Lisboa.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=689803&div_id=1730

Tá confirmado.

Vamos dar um bigode nos Nórdicos[^]
Assim já podemos manter tudo, carga fiscal, estado, etc...
E mandamos o Medina Carreira às URTIGAS[}:)][}:)][}:)][}:)]

Tou-me a sentir mal.
Vou-me deitar[xx(].

citação:Sabia que todos os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida podem dar-lhe equivalência até ao 12º ano de escolaridade? É o que faz o centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (R VCC) do Espaço T, no Porto, criado há dois anos

citação:No final da formação, esse dossiê é apresentado pelo aluno a um júri. E, com apenas meia dúzia de horas semanais, durante três meses, pode-se conseguir a equivalência do 4º ao 9º ano de escolaridade (o Espaço T ainda não dá equivalência ao 12º ano

hmmm? 1,2,3 diga lá outra vez.

Acho fixe... de qualquer maneira o liceu é uma palhaçada. Eu nunca gostei da escolaridade até à faculdade. Pouca coisa se aprende, é claro que depois talvez dependa um bocado da genética da pessoa, mas no meu caso por exemplo, a minha cultura não teve nada a ver com o 12º ano. Até ao 12º ano eu rocei MUITO ao de leve o que realmente me interessa (historia, arte e tudo o que diga respeito a "ciência")... escrevo bem, leio bem, falo 3 línguas, falo bem (educado, culto, informado, etc), sou extremamente versátil pois tenho muita facilidade, por exemplo, em adaptar-me a uma função para a qual posso não ter formação (já aconteceu) e consigo desenvolver. Mais uma vez, tudo isto adquiri por mim próprio devido ao interesse que tenho e ao "que eu sou", do que propriamente ao 12º ano.

Já era assim antes de tirar o liceu. Sempre fui assim. Se eu fosse depender da escola para minha "bagagem" a esta hora era um ignorante (assim como aqueles que tiram 20s e nem escrever sabem... enfim)

Há pessoas para as quais essa medida é óptima pois dão-lhe hipótese de tirar o 12º ano mas não têm pachorra nenhuma para as aulinhas da tanga, os professores da caca, e que lhes dá o "lugar" que realmente merecem.

Quanto aos vossos comentários:

Epa... sinceramente, para um gajo ser bom naquilo que faz não precisa propriamente do 12º ano. Pode-se ser PÉSSIMO na sua função e até ter doutoramentos. É por isso que há muitos que ou vão para professores ou vivem na faculdade para o resto da vida como assistentes, cargos de "investigação" e afins. E as profissões mais "complicadas" só se exercem tendo um curso superior, o que quer dizer que todo o conhecimento adquirido na faculdade passou por cima de tudo o resto que ficou para trás. Ninguém vai vai ocupar o lugar de "chefe de equipe da cirurgia" logo à saída do "Espaço T", e se alguma vez ocuparem quer dizer que tiveram que ir à mesma para a faculdade e tiveram que tirar uma especialidade. Eu não vejo nada de mal na medida.

No entanto nem todas as pessoas podem ser autodidatas, mas as que não o são, vão apenas melhorar a sua condição e estabilidade no trabalho que têm, já não tem que se calar ou mudar de assunto quando lhe perguntam as habilitações literárias, tem mais oportunidades e o "empregador" tem um trabalhador a fazer o mesmo mas mais "qualificado" - por exemplo, um Sr que é mecânico há uma porrada de anos e nunca arranjou melhor pq não tinha o 12º ano - nunca sairá da "Oficina Jacinto". Ou o jovem de 30 anos, lida com computadores desde os 8 anos de idade, e não arranja um emprego relacionado com computadores que é o que ele percebe, porque não tem o 12º ano que, mais uma vez, não interessa nada para o que ele já sabe - mas trabalha num café a servir às mesas sem hipotese de futuro naquilo que realmente gosta e que é bom.

Na informática e nas artes (areas que conheço melhor - não dependem de 12º ano nenhum!! é como o William Lawson's - ou se tem ou não se tem) conheço mtos que são MUITO bons e que ou não arranjam trabalho, ou quando arranjam é pq decidiram mentir no C.V... e quando o gajo trabalha bem, alguma vez vão perguntar a porcaria das habilitações? Não... pq simplesmente não interessam.

Qual é o gajo que tem tempo e/ou paciência para ir queimar 3 anos da vida inutilmente? Se ele o merece, deem-lhe o 12º ano como estímulo... se calhar até é o suficiente para lhe dar o gás para ir para a faculdade, e aí sim, APRENDER realmente coisas IMPORTANTES para a sua área e pronto.

Dá hipóteses a quem quer "ficar" e a quem quer "seguir".

Só é pena que nada disto tenha acontecido no meu tempo... não tinha andado feito otário e queimar as pestanas a encher a cabeça de porcaria que não precisava e aturar aquela gente.

Pq é que vocês se opõem?

Concordo e revejo-me em algumas afirmaçoes do Messerschitt

Ha muita materia que é dada quase so para encher chouriços.. a motivação quando por lá andava era bem pouca..

Há muita matéria que é dada para o pessoal ficar com uma bagagem cultural maior.

Como sempre o Tuga não quer é fazer nenhum, e depois diz que não precisa nada daquilo para a sua vida, que aprende sózinho, etc...

Eu oponho-me porque qualquer pessoa que tenha feito o nono ano na escola saberá mais que quem tiver o 12º ano "administrativo".

Dar habilitações a pessoas, a partir do ar, não é resposta à falta de qualificações.

Gostava de saber qual apercentagem daqueles que chegando ao fim do 12º ano ainda se lembram de pelo menos 50% da matéria..

Hoje em dia nao se apende, passam-se nos exames

Da mesma forma que as escolas de conduçao nao ensinam a conduzir, ensinam a tirar a carta..

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Gostava de saber qual apercentagem daqueles que chegando ao fim do 12º ano ainda se lembram de pelo menos 50% da matéria..

Hoje em dia nao se apende, passam-se nos exames

Da mesma forma que as escolas de conduçao nao ensinam a conduzir, ensinam a tirar a carta..
Não concordo muito com isso,até ao 9º,ainda concordo,agora até ao 12º é a perfeita estupidez,ponham 1 teste de matemática de 12º a 1 destes a ver se faz alguma coisa,há disciplinas que até ao 12º ainda merecem algum estudo e dedicação e vêm estes gajos em 3 meses e tiram o 12º,acho que é gozar com os outros todos.

Existe muita gente que trabalha e estuda à noite,se querem sair do trabalho e ir emborcar para o café e jogar à sueca....

Back