Bom, já tou de regresso.
Devo dizer k quem conduzio grande parte do tempo, incluindo nos trilhos foi a Sofia. Passamos por um mecânico conhecido pa ele dar o seu parecer. O veredicto é o seguinte:

não tem AC, de resto tem (Quase) tudo
Eu conduzi um pouco, do stand para a oficina e foi uma experiencia mt positiva, de condução mt agradavel, pese embora, a dimensão do animal.
O mecânico teve a inspeccionar o carro todo, por dentro e por fora, não apresenta indicios de batida, transmições OK, fugas encontramos uma, no bujão do óleo, o k se resolve com uma anilha nova, embraiagem OK, tem "mija-mija" para as luzes mas não descobrimos onde se ligam, motor certinho, nada de pressões ou vapores estranhos a sair do motor (no orificio da vareta do óleo), no geral o mecânico disse k tava mt bom. Uma das coisas k estranhámos foi ter amortecedores da "Monroe".
A partir dai foi a Sofia k conduzio, experimentamos a puxar o carro, extranhei ñ ter feito fumo nem preto nem de outra cor, a segunda velocidade e a quarta apresentam-se um pouco rijas a entrar (talvez por ela estar abituada ao fiesta), arrenca mt bem em segunda velocidade, em lentas tb td OK.
EHE, agora vem a parte k me deixou a bater menos bem, pois eu cria ligar o bloqueio do diferencial, mas mesmo olhando para as indicações, eu ñ consegui perceber [8)] é k no Niva tenho uma alavanca para as lentas e outra po diferencial, ali eu tinha uma para as duas funções [8] como é k eu ligo akilo?
Opinião geral: O JIPE

parece estar mesmo mt bom, na minha opinião e da patroa, é mt confortável, ñ é nada para grandes arrenques (tipo fiesta), silêncioso.
BOm, não consegui ver nem 50% do k me indicaram (já me tinha aki referido k isso ia acontecer) Tantas eram as coisas k eu keria ver k mt ficou para traz.