PeLeve
Well-known member
Não acho. Um médico é sempre uma profissão valiosa e o aumento das vagas nunca a vulgarizaria!Assim aumentava a oferta, o que iria causar a baixa dos rendimentos churudos dos que já estão no activo. []
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Não acho. Um médico é sempre uma profissão valiosa e o aumento das vagas nunca a vulgarizaria!Assim aumentava a oferta, o que iria causar a baixa dos rendimentos churudos dos que já estão no activo. []
De facto não faz sentido!não faz sentido que haja tanta falta de médicos e que ainda não tenham ajustado a oferta de vagas disponíveis. Neste caso só uns é que saem beneficiados e não são os utentes do SNS
Não acho. Um médico é sempre uma profissão valiosa e o aumento das vagas nunca a vulgarizaria!
Pois, penso que será isso...
Mas ao que me refiro é à necessidade de se partirem de valores acima do 19 para se ter alguma chance de entrar!... Faz sentido?...
não faz sentido que haja tanta falta de médicos e que ainda não tenham ajustado a oferta de vagas disponíveis. Neste caso só uns é que saem beneficiados e não são os utentes do SNS
Então que método proporias?Quem define a média são os alunos... São abertas 100 vagas (p.e), e o centésimo melhor aluno tem média 19. O que se pode fazer?
Duplicar as vagas (p.e.) não ia diminuir assim tanto a média. Simplesmente 95% alunos que entrariam em Medicina Dentária passariam para cursos de Medicina. A média desceria 0,5 valores.
Isto é uma competição, e só os melhores ou aqueles com menos azar é que conseguem.
Pode-se pensar em outras formas de garantir o ascesso, mas eu condeno todas elas. Se, de momento, entram os melhores alunos, passariam a entrar os familiares de Ministros e deputados, filhos de médicos e netos de directores de serviço. Não confio no método de entrevista para algo tão sério.
Está aqui a resposta!
Como, ao contrário de todos os outros cursos, não há nas privadas e como o que há no estado é ridiculamente pouco, assistimos a esta palhaçada.
Porque é que em medicina não se abre mais vagas?
Serão...
Lobbys?
em coimbra
Lisboa
tem que haver é mais vagas... agora as médias, apartir destes valores sõa feitas pelos alunos
Quem define a média são os alunos... São abertas 100 vagas (p.e), e o centésimo melhor aluno tem média 19. O que se pode fazer?
Duplicar as vagas (p.e.) não ia diminuir assim tanto a média. Simplesmente 95% alunos que entrariam em Medicina Dentária passariam para cursos de Medicina. A média desceria 0,5 valores.
Isto é uma competição, e só os melhores ou aqueles com menos azar é que conseguem.
Pode-se pensar em outras formas de garantir o ascesso, mas eu condeno todas elas. Se, de momento, entram os melhores alunos, passariam a entrar os familiares de Ministros e deputados, filhos de médicos e netos de directores de serviço. Não confio no método de entrevista para algo tão sério.
Todos nós, aqui ou ali, já nos confrontámos com esta realidade, a falta de médicos gritante neste nosso Portugal.
Sendo uma das profissões mais importantes na escala de grandeza de qualquer país espanta-me, sobretudo, ver que tantos jovens, que eventualmente até dariam bons médicos, ficam de fora por causa das médias de acesso brutalmente altas, quiçá injustificadamente!
E digo que até pode ser injustificadamente porque vejo que muitos desses alunos, com esforço acrescido (deles e dos pais), se deslocam aos outros países e onde têm acesso ao valioso curso com médias menos altas, ainda assim (e corrijam-me se estiver errado), para regressarem a este país ingrato e terem a equivalência ao 10 mesmo que lá fora tenham tirado 20... [8b]
Pessoalmente acho mais uma daquelas coisas que não faz sentido na organização deste país, designadamente e porque acabamos por receber médicos de tantos outros países onde o grau de exigência, embora existindo, não enfatiza exageradamente a questão média de acesso, dando valor a outros aspectos provavelmente mais úteis à qualidade que se pretende num técnico desta área, como o é um médico!
E isto é o que eu acho, sem conhecer os "meandros da coisa", mas, e por isso mesmo, aqui lançava mais este debate para enriquecer com as experiências, ou opiniões, de quem tenha ideias definidas sobre este tema!
Então que método proporias?
NINGUÉM impõe as notas de acesso!
Entram os melhores, qualquer que seja a nota...
È a lei da oferta e da procura a funcionar
O processo é igual para todos os alunos e para todos os cursos
Não é verdade.
Há faculdades e cursos que exigem média mínima. Creio que Medicina exige 15 em Coimbra, Engenharia na Feup 12, etc. Daí para a frente é com os alunos. Os melhores entram!
Não se deveria falar em média de entrada, mas sim na média do último aluno a entrar num determinado curso.
Ora abram mas é vagas!!!
Está-se aqui a discutir 2 coisas diferentes.
A falta de médicos
Não existe falta de médicos, como já referido. Estão mal distribuídos e se houvesse 2 a 3x mais, continuariam mal distribuídos.
As médias de acesso
Para mim são uma autêntica aberração. Um médico que entrou com 19 valores não é melhor médico que o que poderia entrar com 12.
São as aberrações do sistema e tal como já se acabou com a questão dos dentistas e das farmácias, agora vai-se acabar com esta dos médicos em geral.
Como, não sei, pois o que é importante é que eles não saem das grandes cidades. E aí voltamos ao ponto anterior...
Quando se fala em nota minima de entrada (ou média necessária para entrar), está a falar-se da nota do ultimo a entrar. Ou explicaste-te mal ou estás confuso.
Essas notas minimas de acesso impostas pelas faculdade são, a meu ver, perfeitamente adequadas. Podemos achar que um aluno de média 12 poderia vir a ser melhor médico que um de média 19. Mas não se esqueçam que as médias também são, no ensino secundário, um reflexo da capacidade de trabalho e empenho, caracteristicas necessárias para acabar um curso de medicina, e para exercer a profissão de forma "ideal".