Fadista
New member
prova de aptidão aka factor cunha
Depende de como fosse feita a prova...é que por esse pensamento, então nem vale a pena fazer exames nacionais, porque também é um factor cunha...
(ou então sou eu que sou muito ingénuo [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
prova de aptidão aka factor cunha
Nem uma coisa nem outra. Ora lê lá isto http://www.acessoensinosuperior.pt/detcurso.asp?codc=9813&code=0506 e depois diz alguma coisa.
Na pratica isso implicaria uma nota mínima de 14, muito diferente dos 17 para cima.
Outras faculdades pedem menos outras mais, O MESMO SE PASSANDO NOS OUTROS CURSOS, não é um exclusivo da medicina como querem deixar aqui entender..
O acesso ao curso de medicina faz-se rigorosamente de forma igual ao acesso a qualquer outro curso de ensino superior publico, não tem qualquer diferença em relação a nenhum outro, e não goza de nenhum carácter de excepção ou limitações...
Esta medida tem 2 anos!
.Quando se fala em nota minima de entrada (ou média necessária para entrar), está a falar-se da nota do ultimo a entrar. Ou explicaste-te mal ou estás confuso
Não proponho nada.
Acho que não há falta de médicos em Portugal. Acho até que vai haver excesso daqui a 6/7 anos.
Simplesmente há falta de médicos que cumprem o horário. Se todos os médicos passassem no SNS o numero de horas a que estão obrigados... Há certas especialidades em que parece anedota, mas isso também não interessa.
A media de acesso È DETERMINADA PELOS ALUNOS e baseada em criterios previamente determinados e conhecidos, e não é imposta por nenhuma entidade.
Se alguém quer concorrer para medicina só tem que fazer o 12º ano de ciências com a melhor nota possível, tirar as melhores notas possíveis nas especificas. Mais nada!
São os mesmos requisitos que para QUALQUER outro curso, e estão todos em igualdade de circunstancias..
Por outro lado, a nota é normalmente proporcional ao trabalho e dedicação de um aluno!
A nota não é portanto um critério arbitrário e desprovido de mérito!
Mede diferenças efectivas entre estudantes, que se caracterizam por diferentes medias...
Um aluno com melhor media ou é mais inteligente, ou trabalhou mais, ou se dedicou mais.
A nota de candidatura so serve para entrar no curso e nada mais!
Uma vez la dentro, TODOS os caloiros tem nota igual entre eles, e é ZERO.
Só ao fazerem as cadeiras é que começam de novo a ter uma media de curso.
E a media de curso quer dizer alguma coisa em relação a qualidade do medico, se um medico acaba com 10 e outro com 19 evidentemente alguma diferença entre eles há.
Mais uma vez relembro que para esta situação nota de candidatura nada tem a ver com a nota de curso...
Só para corrigir que os médicos não entram com nota nenhuma
Entram alunos de secundario CANDIDATOS a medicos, que depois passam a caloiros, e SE concluirem o curso então sim serão medicos.
Foliv,
Sabes que estamos a falar da média de acesso...
E a vocação para ser médico não se descobre na pauta dos exames.
Há muitos outros factores a levar em conta. Como a aptidão para o exercício dessa profissão.
A minha mãe tirou medicina no UK e apesar de ter boas notas, houve outras condições para poder ingressar na escola e que foram levados em linha de conta na altura da candidatura.
Depende de como fosse feita a prova...é que por esse pensamento, então nem vale a pena fazer exames nacionais, porque também é um factor cunha...
(ou então sou eu que sou muito ingénuo [])
Foliv,
Há muitos outros factores a levar em conta. Como a aptidão para o exercício dessa profissão.
A minha mãe tirou medicina no UK e apesar de ter boas notas, houve outras condições para poder ingressar na escola e que foram levados em linha de conta na altura da candidatura.
Então deveríamos optar pelo mesmo diapasão pelo Engº que participa na concepção e produção de uma ponte onde passam diariamente 90,000 gajos e que até entrou com média negativa. [e depois têm médicos que sabem ser muito simpáticos a dizer "sabe, voce vai morrer, não sei de quê porque só tive 10 e sempre fui muito preguiçoso a estudar, mas como tenho muita aptidão pelo menos voce morre reconfortado"
Exactamente! É isso que eu queria ver discutido!Está-se aqui a discutir 2 coisas diferentes.
A falta de médicos
Não existe falta de médicos, como já referido. Estão mal distribuídos e se houvesse 2 a 3x mais, continuariam mal distribuídos.
As médias de acesso
Para mim são uma autêntica aberração. Um médico que entrou com 19 valores não é melhor médico que o que poderia entrar com 12.
São as aberrações do sistema e tal como já se acabou com a questão dos dentistas e das farmácias, agora vai-se acabar com esta dos médicos em geral.
Como, não sei, pois o que é importante é que eles não saem das grandes cidades. E aí voltamos ao ponto anterior...
Exactamente!Foliv,
Exactamente!
Por acaso tenho um exemplo de uns amigos cá de casa que a miúda de 15/16 anos quer ser médica e tem médias brilhantes na área de Ciências....o facto de ser melhor que os outros revela muito da capacidade de trabalho, dedicação e VONTADE de atingir o objectivo, por isso,a nota de entrada mostra MUITO da força de vontade do candidato...
Por acaso tenho um exemplo de uns amigos cá de casa que a miúda de 15/16 anos quer ser médica e tem médias brilhantes na área de Ciências.
Parece que agora, a nota a educação física também conta, e aí a miúda não se safa...
Estará correcto?
Por acaso tenho um exemplo de uns amigos cá de casa que a miúda de 15/16 anos quer ser médica e tem médias brilhantes na área de Ciências.
Parece que agora, a nota a educação física também conta, e aí a miúda não se safa...
Estará correcto?