O peso dos Funcionários Públicos

Creio acima de tudo que devemos ser realistas com esta questão de quem trabalha seja para o estado ou no privado e não embarcar em propaganda governamental.

Já foi demonstrado em outros tópicos do género que o numero de fp é irrelevante (até comparativamente a outros países), que os seus vencimentos, bem como o da esmagadora maioria da população portuguesa é demasiado baixo, que a gestão feita pelos boys e governos nestes últimos anos tem contribuído para o aumento da burocratização do funcionalismo público e consequente má imagem.

Todos sabemos que há serviços com funcionários a mais, mas que tb há muitos com uma gritante falta de funcionários, que os mecanismos que permitem despedir funcionários do estado existe há muito tempo e apesar de ser mais justo do que o dos trabalhadores do privado tem sido emperrado pelos boys do costume, receosos da sua reconhecida incompetência.

Aqui no serviço continuo a ver funcionários que fazem mais do que lhes é pedido, que entram muito antes da hora e saem bastante depois, que são responsáveis e zelosos no trabalho que fazem sem esperarem qql tipo de reconhecimento, esperam apenas, como creio ser justo, o cumprimento das regras, de justiça social e moralidade.

Os nossos políticos tem muito que aprender com os seus concidadãos (trabalhadores, sejam por conta de outrem sejam empresários, que contribuem com o seu esforço e impostos para o país), que os elegem e os sustentam com o propósito de governarem o país e não a si próprios.

.

O que tu pagas não chega sequer para pagar a escolaridade obrigatória grátis dos teus filhos...

Desculpa, mas aplicares escolaridade e grátis na mesma frase, quando estás em Portugal[:)] [:)] [:)].

Já agora, o que desconto por mês dava para ter filhos em colégios privados....

Mas a questão não é pagar ou não pagar impostos. A questão é eu trabalhar para andar a pagar a pessoas que andam o dia todo a dormir ou a fazer chamadas pessoais (o que não é o caso dos professores, apesar destes terem o melhor horário de trabalho do país-os que têm escola para trabalhar). Isso é que me chateia...

Última edição:
O que eu quero dizer é que com que nós pagamos de IRS, e com as estradas, aeroportos e toda uma panóplia de coisas que constroem... Não chega para nada...

Pelo que o que dizes é uma falácia...

Um dia destes fui tratar de abrir uma Empresa e lembrei-me de fazer isso na Empresa na Hora, naturalmente.

Para poupar pormenores, tudo somadinho deu à volta de 3 dias.

Na última etapa, o hilariante é eu já estar com a paciência esgotada por ter passado umas horas à espera (foram muitas horas) a sra. que me deveria atender, dizer-me que não poderia andar mais depressa pois já estava bastante cansada.

Mas consegui.

E para acabar em apoteose, tinha 5 dias para depositar o dinheiro na conta da Empresa, referente ao capital social e depois 15 dias para proceder ao início de actividade com um TOC.

Tudo bem. Só que houve um pequeno precalço e o dinheiro não estava disponível na altura certa e para me precaver (e dado o montante ser elevado) telefonei aos serviços para me orientar. Para saber a resposta, foi um calvário. Andei de Herodes para Philatos.
No fim dei-me com uma sra. extremamente simpática, que me informou que se não tivesse o dinheiro depositado na data incorreria em crime.
Isto para resumir o modo cordato (NOT) como que a sra. me tratou.
No final, lá ponderou e disse-me que se me atrasasse 1 ou 2 dias, não haveria problema. E num ápice, passei de potencialmente criminoso a potencialmente cumpridor.

Mas pronto, lá coloquei o cacau dentro do prazo e já está a funcionar.

Como vêm, só tenho a dizer bem da FP. [:D]

Tive o prazer de partilhar uma série de horas com FP muito zelosos e diligentes que tudo fizeram para que a Empresa na Hora fosse um facto ..., ficcional.

E enquanto estava à espera, lembrei-me por inúmeras vezes das nossas conversas aqui no fórum. E recordei-me que até ao momento me excusei na maior parte das vezes a enunciar aqui comportamentos dos FP, apenas discutir a instituição e a sua viabilidade como máquina Administrativa.

Gostava de ter uma câmara de flmar com a discrição necessária ao momento, e depois colocar no YouTube.

Realmente Portugal é um excelente sítio para se viver.
Ninguém se cansa.

Pelo menos os 700,000 FP. [:D] [:)]

Pois, a diferença é que os Funcionários Públicos pagam impostos para se sustentarem a si próprios... Eu pago impostos para sustentar os Funcionários Públicos.

(...)
Isso não faz muito sentido, todos pagam para os funcionários públicos, certo?

Então pq são eles os únicos que tem os vencimentos congelados, ficam sem direito aos subsistemas de saúde que andaram anos a pagar e tem de trabalhar com meios antiquados, sem pessoal, em edifícios a cair e sem condições?

Há algo que não faz muito sentido nessa tua teoria.

.

Um dia destes fui tratar de abrir uma Empresa e lembrei-me de fazer isso na Empresa na Hora, naturalmente.

Para poupar pormenores, tudo somadinho deu à volta de 3 dias.

Na última etapa, o hilariante é eu já estar com a paciência esgotada por ter passado umas horas à espera (foram muitas horas) a sra. que me deveria atender, dizer-me que não poderia andar mais depressa pois já estava bastante cansada.

Mas consegui.

E para acabar em apoteose, tinha 5 dias para depositar o dinheiro na conta da Empresa, referente ao capital social e depois 15 dias para proceder ao início de actividade com um TOC.

Tudo bem. Só que houve um pequeno precalço e o dinheiro não estava disponível na altura certa e para me precaver (e dado o montante ser elevado) telefonei aos serviços para me orientar. Para saber a resposta, foi um calvário. Andei de Herodes para Philatos.
No fim dei-me com uma sra. extremamente simpática, que me informou que se não tivesse o dinheiro depositado na data incorreria em crime.
Isto para resumir o modo cordato (NOT) como que a sra. me tratou.
No final, lá ponderou e disse-me que se me atrasasse 1 ou 2 dias, não haveria problema. E num ápice, passei de potencialmente criminoso a potencialmente cumpridor.

Mas pronto, lá coloquei o cacau dentro do prazo e já está a funcionar.

Como vêm, só tenho a dizer bem da FP. [:D]

Tive o prazer de partilhar uma série de horas com FP muito zelosos e diligentes que tudo fizeram para que a Empresa na Hora fosse um facto ..., ficcional.

E enquanto estava à espera, lembrei-me por inúmeras vezes das nossas conversas aqui no fórum. E recordei-me que até ao momento me excusei na maior parte das vezes a enunciar aqui comportamentos dos FP, apenas discutir a instituição e a sua viabilidade como máquina Administrativa.

Gostava de ter uma câmara de flmar com a discrição necessária ao momento, e depois colocar no YouTube.

Realmente Portugal é um excelente sítio para se viver.
Ninguém se cansa.

Pelo menos os 700,000 FP. [:D] [:)]

Tiveste azar. Um amigo meu foi a uma loja do cidadão e até foi bem tratado e de forma rápida. O pior foi quando teve que ir a uma repartição fora da loja do cidadão, daquelas que ficaram paradas no tempo.

Tiveste azar. Um amigo meu foi a uma loja do cidadão e até foi bem tratado e de forma rápida. O pior foi quando teve que ir a uma repartição fora da loja do cidadão, daquelas que ficaram paradas no tempo.
No Centro de Formalidades de Empresas foi tudo uma maravilha.

O problema é quando nos metemos na mesma máquina obsoleta em que insistem em mudar apenas o nome.

Ah, já agora, o TOC não conseguiu fazer o Registo de Início de Actividade pela Net. Dava CATRAPUM.

Teve que ser à moda antiga. [:cool:]

E depois vêm para aqui dizer o quê?

Última edição:
Que devia acabar o autsorcing dos serviços e competências do estado aos privados, dá sempre nisso.

O interesse privado não é compatível com o interesse do publico, até os empresários se queixam.
A Empresa na Hora é da competência do Ministério da Justiça.

Percebeste o porquê da minha afirmação?

A Empresa na Hora é da competência do Ministério da Justiça.

Percebeste o porquê da minha afirmação?
Eu percebi.
Assim como tu tb percebeste que isso acontece porque o estado, está a cortar em todo o lado e quem está a usar a tesoura não tem discernimento nem para usar um corta unhas, assim como está dependente de empresas privadas para serviços que são competência do estado e acaba por se sujeitar ao interesse dessas mesmas empresas em vez de o fazer no interesse do cidadão.

Mas os empresários são dos que menos razões tem para se queixar, estão a deitar-se na cama que fizeram.

Parece que o facto de FP serem incompetentes, preguiçosos e inadequados às suas funções não te incomoda.

A culpa é sempre dos outros.

By the way, o que é que te incomoda nos empresários? Além do que é óbvio, naturalmente... [:D]

Parece que o facto de FP serem incompetentes, preguiçosos e inadequados às suas funções não te incomoda.
Tu afirmas que conheces empresários honestos.
Eu por outro lado, apenas falo da realidade e não de ilusões auto impostas.

O facto de acreditares que todos os que trabalham em Portugal são calões, preguiçosos e incompetentes, atingindo o expoente máximo na função publica, onde as condições de acesso são bastante exigentes, revela que o teu problema com a função publica deve ser o resultado de uma nega.

Provavelmente não entendeste alguma coisa nos teste de acesso, mas volta a concorrer, pode ser que seja desta...

...ou não
super_smilies007.gif

A culpa é sempre dos outros.
Não é nada só tens de voltar a tentar, vais ver que é desta..
super_smilies007.gif

By the way, o que é que te incomoda nos empresários? Além do que é óbvio, naturalmente... [:D]
O que eu escrevi foi:

Mas os empresários são dos que menos razões tem para se queixar, estão a deitar-se na cama que fizeram.
Que significa que:

Se os empresários.

Queriam mais gente desempregada.

Agora que atingiram esse objectivo.

Não se podem queixar, de, haver maior lentidão nos serviços prestados pelo estado.

Especialmente, naqueles, onde se depende de empresas privadas para o normal funcionamento do serviço.

Se os empresários.

Queriam mais gente desempregada.

Agora que atingiram esse objectivo.

Não se podem queixar, de, haver maior lentidão nos serviços prestados pelo estado.

Especialmente, naqueles, onde se depende de empresas privadas para o normal funcionamento do serviço.
É uma espécie de justiça divina, mas o pior ainda está para vir...

Voltar
Superior