O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por eu

Esta lei de "supranumerários", se for aplicada com bom senso, parece-me EXCELENTE.

E este bom senso refere-se principalmente à mobilidade de FPs para funcões semelhantes e/ou compatíveis com a sua formação e ou experiência profissional.

Penso que o que os sindicatos temem é que esta lei seja subvertida de modo a criar situações "artificiais" em que um FP seja obrigado a aceitar funções não compatíveis com a sua formação ou... seja despedido.

Quanto ao resto: parece-me uma boa solução para distribuir melhor os recursos humanos da FP. No limite, esta lei pode aumentar a eficácia da FP sem necessidade de despedimentos. E neste caso, TODOS nós ficaríamos a ganhar.

No limite acreditamos todos no Pai Natal [:p];)

Esse teu desejo não encontra correspondência no relatório elaborado para o PRACE.

As capacidades reais de mobilidade interna na FP são muito reduzidas, quase, inexistentes. Basta ler o relatório com frieza para ver isto.

Não é uma questão de bom senso é uma questão de não ser...exequível.

Daí que: ou a lei dos supra vai ser para ignorar (como tantas outras) ou então, os teus piores receios, tornar-se-ão verdade e esta lei vai ser uma forma de contornar a...constituição.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Um funcionário público pode sempre despedir-se quando não concorde com as suas condições, tanto como qualquer funcionário do privado se pode despedir a qualquer momento em que constatar algo com que não esteja de acordo! Os bancos são entidades humanas e percebem isso perfeitamente...

Cof cof [:p]

citação:Originalmente colocada por André

Depende do significado de "protecção". Eu não acho, de todo, que no futuro não haja protecção no emprego. Não vai haver mama, o Estado não vai sustentar ninguém, algo que é totalmente diferente :D
O termo "fim à protecção" não é ambivalente. :)

Quanto ao resto, sentimos que este governo, como qualquer outro no lugar dele, tem uma enorme dificuldade em gerir a situação.

É óbvio que a questão de supranumerário tem mais a ver com o dar mais manuseabilidade à situação do que a protecção aos FP. Está na cara...

Só algumas pessoas aqui é que acreditam que nada vai mudar. Porque a questão tem principalmente a ver com o custo de pessoal. Só depois a ver com a produtividade.

Claro que se tivéssemos perante outros interlocutores poderíamos ambicionar que as coisas fossem ao contrário.

Um funcionário público pode sempre despedir-se quando não concorde com as suas condições, tanto como qualquer funcionário do privado se pode despedir a qualquer momento em que constatar algo com que não esteja de acordo! Os bancos são entidades humanas e percebem isso perfeitamente...

Pois, pois, agora põe-te com tosse...:D:D:D:)

Um trabalhador do privado que vá para a rua qdo uma empresa abre falência, tb pode ter o banco à perna e dívidas para pagar.
No entanto, não vejo o Estado a criar um posto de trabalho para essa pessoa.
Já para o FP, o Estado mantém o posto, ou até contínua a pagar ao FP mesmo que ele já nem tenha nada para fazer.
A mim parecem-me dois pesos e duas medidas, num sistema que deveria ser de igualdade para todos os cidadãos.

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Um trabalhador do privado que vá para a rua qdo uma empresa abre falência, tb tem o banco à perna.
No entanto, não vejo o estado a criar um posto de trabalho para essa pessoa.

Mas devia. Segundo o que o Pé Leve e seguidores (ehehe ;)) defende, o Estado devia criar um posto de trabalho para essa pessoa.

Aliás o Estado devia impedir que qualquer pessoa fosse despedida.

Aliás o Estado não devia permitir que as empresas fechassem.

Aliás o Estado devia nacionalizar para evitar que essas coisas acontecem.

Aliás o Estado...

Aliás...

Num degradé desde a esquerda até à extrema-esquerda ihihihi

citação:tendo com conta que as despesas com pessoal rondam os 14,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), acima da média europeia (12 por cento) e da vizinha Espanha (10 por cento).
Brutal.

Gostava de saber o impacto no PIB da produtividade da Função Pública.
Ui, então aí é que era o descalabro.

A Espanha apenas gasta 10% e consegue colocar o país a mexer muito bem.
Aposto que tem uma função pública com uma produção muito acima da nossa, o que não é dificil.

...Aliás o Estado devia nacionalizar para evitar que essas coisas acontecem...
Nunca aqui leste nada disto que eu tenha dito...[:p]

Posso presumir que tudo o resto sim? ;)

Gotcha [8D]
Gotcha o tanas...:D:D:D

"Presunções e água benta cada qual toma a que quer"!;)

O Estado deve pugnar, isso sim, paara criar as condições que minimizem o risco de..., mas a parte de cada um deve ser realizado pelo próprio!

De igual modo o particular não deve ser responsabilizado por acções ou omissões que não sejam da sua lavra, não achas?...

Ai pera, tenho que pôr o codex burocratez :)[8D];)

(lendo de novo...)

Ai...a sério...desculpa mas não consigo perceber a última frase. Que acções/omissões, em quê?

Ai pera, tenho que pôr o codex burocratez :)[8D];)

(lendo de novo...)

Ai...a sério...desculpa mas não consigo perceber a última frase. Que acções/omissões, em quê?
:D

Lê melhor mas interpreta no geral...

citação:Originalmente colocada por J.R.
...De igual modo o particular não deve arcar com as consequências por acções ou omissões que não sejam da sua lavra, não achas?...

[:p][:p]
Depreendo, então, que não defendes que alguém sem culpa, do que quer que seja, pague por algo que não fez, não é?...[:p][:p][:p]

...De igual modo o particular não deve arcar com as consequências por acções ou omissões que não sejam da sua lavra, não achas?...

Depreendo, então, que não defendes que alguém sem culpa, do que quer que seja, pague por algo que não fez, não é?...[:p][:p][:p]
Estava só a ajudar o André no burocratez:D.

Ele ainda é novo mas qd começar a ter reuniões com o sector jurídico de um qq hospital... fica treinado[}:)][}:)].

Eu defender... não defendo.
Mas a vida não é assim.
Não és uma ilha isolada e o que tu fazes afecta outros. É a vida;).

Ele ainda é novo mas qd começar a ter reuniões com o sector jurídico de um qq hospital... fica treinado[}:)][}:)].

Mas a vida não é assim.
Mas, agora fiquei confuso com a tua volatilidade de opinião...

De facto, então, por um lado não achas que quem não tenha culpa deva ser punido pelo que não fez, mas, por outro, aceitas a criação de supranumerários cuja única culpa é a dos respectivos serviços fecharem ou serem reestruturados...[xx(]

Ou seja, muitos responderam aos desafios de anos e anos, trabalhando, sendo melhores, produzindo mais, saindo mais tarde, prejudicando o seu tempo e da respectiva família... Tudo para, agora, por culpa de alguém, passarem a ser supranumerários só porque alguém achou que os serviços onde trabalhavam já não precisavam de muitos deles, da maior parte, de uma parte significativa!?... Boa...[8][xx(]

Valeu a pena ser produtivo? Ser melhor e superar-se a cada dia? Valeu a pena superar os outros, ombrear com os melhores para se chegar a isto?

Olha aqui só um exemplo: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=90397

Infelizmente conheço, já, dois ou três casos assim![xx(]

Está certo isso?...

Hoje não me toca, poderia pensar eu, que se lixe então...

Mas amanhã, amanhã será outro dia e, sabes que mais? Vou fechar o PC, apagar as luzes, fechar a porta e... ir para casa, pois o meu dia de trabalho só agora acabou e estou estoirado, mas ainda vou fazer 30 quilómetros...[xx(]

Valerá para mim também este esforço? Valerá para ti?...

Pensa nisso...

Até amanhã (mais logo)!;)

Mas a vida não é assim.
Mas, agora fiquei confuso com a tua volatilidade de opinião...

De facto, então, por um lado não achas que quem não tenha culpa deva ser punido pelo que não fez, mas, por outro, aceitas a criação de supranumerários cuja única culpa é a dos respectivos serviços fecharem ou serem reestruturados...[xx(]
Quem falou em punição???
Punir implica culpa.
Não falei em nada disso[8D].
citação:
Ou seja, muitos responderam aos desafios de anos e anos, trabalhando, sendo melhores, produzindo mais, saindo mais tarde, prejudicando o seu tempo e da respectiva família... Tudo para, agora, por culpa de alguém, passarem a ser supranumerários só porque alguém achou que os serviços onde trabalhavam já não precisavam de muitos deles, da maior parte, de uma parte significativa!?... Boa...[8][xx(]
Não é culpa de alguém nem ninguém achou nada.
A vida é assim, feita de mudança.
A culpa não é de quem dá a notícia. O mensageiro não tem culpa.
citação:
Valeu a pena ser produtivo? Ser melhor e superar-se a cada dia? Valeu a pena superar os outros, ombrear com os melhores para se chegar a isto?

Olha aqui só um exemplo: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=90397

Infelizmente conheço, já, dois ou três casos assim![xx(]

Está certo isso?...
Vale sempre a pena.
Algures em alguém essa marca e imagem... ficou.
O mercado, se for livre, absorve os melhores.

Voltar
Superior