O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por jeff

Eu acho que o pessoal aqui do forum vive muito bem. Eu tenho um leque de amigos que a media por cabeça é de 650 e todos vivem dentro do possivel sem dificuldades, mesmo a morar sozinhos. Não andam de BMW`s mas têm o seu carro e pagam a sua renda. Um caso em concreto: uma amiga ganha 650, paga 250 de renda e tem carro e poupa 100 mês.
Bem bela ginastica, eu de gasoleo gasto quase tanto quanto a renda de casa da tua amiga!!

citação:Originalmente colocada por C3_soul

Eu acho que o pessoal aqui do forum vive muito bem. Eu tenho um leque de amigos que a media por cabeça é de 650 e todos vivem dentro do possivel sem dificuldades, mesmo a morar sozinhos. Não andam de BMW`s mas têm o seu carro e pagam a sua renda. Um caso em concreto: uma amiga ganha 650, paga 250 de renda e tem carro e poupa 100 mês.
Bem bela ginastica, eu de gasoleo gasto quase tanto quanto a renda de casa da tua amiga!!

gastas porque podes... se nao pudesses nao gastavas!

Uma pessoa que fica só com 400€ e vive bem sem ajudas da família, a pagar tudo para a casa, luz, agua, gaz, comida, roupa, combustivel, saúde, seguros e por aí fora :).

Grande contorcionista, que é a tua amiga.

Eu estou como diz o JDEM... as pessoas habituam-se a um dado nivel de vida.

Comecei a trabalhar mt novo, ainda nao tinha 19 anos feitos. Felizmente pq quis. Optei por trabalhar de dia e tirar a licenciatura à noite.

Comprei a minha 1ª casa com 21 anos. Antes disso vivia "la vida loca" mesmo. Depois um corte aqui e outro ali e as coisas compuseram-se.

Tenho um ordenado q nao considero nada de especial (1.300 € limpos), mas tenho outras regalias, como telemovel pago, refeiçoes e um bom carro de empresa com combustivel.

De momento sou casado. A minha mulher ganha um pouco menos e tem carro proprio. Temos um T2 em Carnaxide e um T1 na Praia da Rocha, mas queria uma porra de um T3 em CArnaxide e um T2 para férias .... e para isso já não dá !!!

E não dá, pela simples razão de que não queremos ser escravos de casas ou carros. Gostamos de sair à noite, ir a bons restaurantes, comprar roupa boa...

Obviamente que poderiamos poupar mais, ou até ter a tal casa melhor... mas depois a vida não sabia tão bem !!

Eu acho que o pessoal aqui do forum vive muito bem. Eu tenho um leque de amigos que a media por cabeça é de 650€ e todos vivem dentro do possivel sem dificuldades, mesmo a morar sozinhos. Não andam de BMW`s mas têm o seu carro e pagam a sua renda. Um caso em concreto: uma amiga ganha 650€, paga 250€ de renda e tem carro e poupa 100€ mês.

Bom e jantares fora, férias, roupa, saídas extras, etc...

É o que eu digo existe uma grande diferença entre VIVER e sobreviver!

Dou um exemplo, não preciso de ir passar férias para o Brasil, chegava ir para a Charneca da Caparica (with all respect). Outro exemplo, janto com alguma regularidade fora, e não me custam pagar 50/60€ por jantar, mas se calhar ficava alimentado no Mac, do you know whta I mean? Prefiro fazer outro tipo de vida, pq posso felizmente, mas poupar no final do mês é obrigatório no meu caso.

Mas a média de salários do pais deve rondar os 600/700€ não acham?

O que eu sei é que as assimetrias do rendimento de trabalho são enormes.

Uns têm muito e outros têm muito... pouco. [:0]

Também sei que há pessoal que se esfalfa a trabalhar e outros que nem por isso...

E também conheço gente que ganha bem e gasta mais do que o que tem.
Conheço outros, que ganham mal e ainda conseguem colocar algum de lado.

Tudo isto deixa-me ligeiramente perturbado.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

O que eu sei é que as assimetrias do rendimento de trabalho são enormes.

Uns têm muito e outros têm muito... pouco. [:0]

Também sei que há pessoal que se esfalfa a trabalhar e outros que nem por isso...

E também conheço gente que ganha bem e gasta mais do que o que tem.
Conheço outros, que ganham mal e ainda conseguem colocar algum de lado.

Tudo isto deixa-me ligeiramente perturbado.

eu já nao ligo...

desde que nao me peçam dinheiro a mim :D

Sim mas o problema é que as coisas estão cada vez mais caras e o dinheiro não estica, o valor do trabalho é cada vez mais baixo e cada vez se trabalha mais e sem condições.

Se o valor do trabalho não subir rapidamente, entraremos numa crise profunda ou em alternativa sobe o desemprego, para manter a actual situação económica, o problema vem quando o nível de desemprego é tão alto que potencia problemas de segurança.

1500€ de ordenado mínimo é bastante justo e já nos permite estar quase ao nível da U.E. para alem de que melhores condições económicas e de trabalho nos permitem competir com o resto do mundo, mas estamos a anos luz de lá chegar, até pq é bastante mais conveniente haver desemprego, salários baixos, falta de competitividade internacional e uma má qualidade de vida.

citação:Originalmente colocada por tito23

claro que conheço a REDM [:p]

o nome Transdev é que não me diz nada

A TRANSDEV é a multinacional francesa que comprou a REDM, é a operadora do Metro do Porto etc.

Voltando ao assunto do tópico, é verdade que muita gente que para aí anda mantém um certo nível de vida graças aos papas, às tantas eram aqueles que so tinham roupa de marca quando eram putos...porque do que eu tenho visto, infelizmente, muito poucos jovens usufruem de salários minimamente bem remunerados e mesmo esses não têm dinheiro para comprar Audis e BMWs...aparências!!!

Pois Nthor, mas isso aparentemente é mais fácil do q parece.

A empresa em q trabalho às vezes parece sueca. O GAP entre os salários da Direcção e os do staff operacional é curto. Temos, no nosso sector, muito provavelmente o custo salarial por funcionário mais elevado.

Ora, isto funcionou mt bem em alturas de crescimento do mercado e da empresa. Como qq mercado, o nosso entrou em recessão. Embora não tenhamos sofrido mt em volume de vendas, começámos a ter que apertar margens, cada vez mais, pq os preços dos metais dispararam e estamos mt dependentes destes... por outro lado não podíamos subir preços sob pena de começarmos a perder clientes.

Ora... cortar onde? já não há mt por onde cortar... vamos fazer uma reengenharia de processos... porreiro, conseguimos cortar postos de trabalho e negociar com os mais antigos...se tivéssemos um custo salarial mais baixo não tinha sido preciso eliminar nenhum posto de trabalho. Ou, se o tivesse feito, ficaríamos com uma margem ainda maior...

E depois tens q as pessoas vão-te exigir sempre mais. quer pagues 500€ quer pagues 1.000€..ora, todos os anos tinha o pessoal a miar para ter aumentos quando ganham 60%, repito, 60% acima da tabela salarial do sector...

se pagasse somente 500€ tinha pessoal na mesma (pq temos GRANDES profissionais q nao merecem este valor, mas temos outros q so recebem o mesmo por questoes de equidade salarial), podia aumenta-los e eles ficariam todos contentes... mas ganhariam bastante menos do q ganham agora..

Eu acho que o pessoal aqui do forum vive muito bem. Eu tenho um leque de amigos que a media por cabeça é de 650€ e todos vivem dentro do possivel sem dificuldades, mesmo a morar sozinhos. Não andam de BMW`s mas têm o seu carro e pagam a sua renda. Um caso em concreto: uma amiga ganha 650€, paga 250€ de renda e tem carro e poupa 100€ mês.

Ou seja, vive com 300€ euros por mês, o que dá uns 10€ por dia. Bolas, como é que ela consegue? [8)]

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Ou seja, vive com 300€ euros por mês, o que dá uns 10€ por dia. Bolas, como é que ela consegue? [8)]

Uau, e poupa 100 euros por mês[xx(][xx(]
E luz?
Àgua?
Gaz?
TVcabo?
Internet?
Combustivél???

citação:Originalmente colocada por Janus

E luz?
Àgua?
Gaz?
TVcabo?
Internet?
Combustivél???

TVCabo e internet não deve pagar, só deve andar de carro ao fim de semana. Luz, água e gás é que não sei como faz.

Os gastos sao sempre proporcionais aos ganhos, Aqui em casa a média de vencimentos (Eu e a minha esposa) ronda os 12.500 Euros (10 mil meus + 2500 da Maria) euros liquidos mes, nao pago renda de casa nem prestaçoes de carros, mas o dinheiro acaba sempre por ir para qq lado, Agua, Luaz Gas e um pequeno balurdio, jantares, Gasolina Compras depois há os nossos pequenos luxos, e obsessoes. Mas atençao trabalho por conta própria e podia auferir talvez o ordenado minimo, nao o faço por escolha própria, nunca ninguem me vai bater a porta a pedir satisfaçoes do que tenho, posso estar errado mas na minha empresa tudo é declarado e transparente como água, e fazendo tudo certinho consigo ter umas margens porreiras, sinceramente se todas as empresas fossem transparentes neste aspecto de certeza que o pais nao estava na crise em que está mas isso e outro assunto

citação:Originalmente colocada por Janus

E luz?
Àgua?
Gaz?
TVcabo?
Internet?
Combustivél???

TVCabo e internet não deve pagar, só deve andar de carro ao fim de semana. Luz, água e gás é que não sei como faz.

Pois, era aí que eu queria chegar;).
Mesmo assim inclui nesses 300 euros as refeições, passe para TP.....
Ou seja essa deve ter ajuda.:D:D

O problema é sempre o mesmo. Não é quanto ganhas. Mas quanto gastas. Senão pagares casa. O trabalho for no andar de baixo da casa. Não precisares de gasóleo, os miudos ficam ao teu encargo. Pois tens de pagar electricidade, gás e água. Se tiveres um furo nem água pagas. E a electricidade já se pode poupar algum com o investimento adequado. Logo, ganhar 1000€ pode ser muito nesta perspectiva. ;)

Infelizmente não é o mesu caso. [xx(]

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por C3_soul

gastas porque podes... se nao pudesses nao gastavas!

Gasto pq tenho de ir para o trabalho...

Mas tambem te digo podia ir de autocarro e gastava á volta de 140 #8364;, mas prefiro gastar um pouco mais e poupar tempo na viagem, para alem de chegar menos cansado a casa;)

Mas a vida é feita só para trabalhar?

Chamam luxos a internet. se não tivessemosnão estavamos aquia falar e não tinhamos um mundo de informação aos nossos "pés"

Chamam luxo a ter carro. Se não tivessemos este forum e estas milhares de pessoas não estavam aqui, sequer.

Mas a vida não é para ter prazeres e poder disfrutar?

É obvio que é bom poder ter luxos, manias e vicios(saudáveis)

Para mim o ordenado nunca é bom se apenas pagar as despesas da casa. Só é bom se permitir juntar dinheiro, viajar, ir a restaurantes etc etc.

Cumps

Voltar
Superior