Vou fazer convosco um exercício real. Não é o meu caso, mas de alguém chegado:
Ele tem 35 anos, ela 33. Vivem nos subúrbios de Lx (Linha de Sintra), mas nenhum é natural de cá, nem têm cá família directa. Ele é professor e ganha cerca de 1.400€ líquidos. Este ano está colocado para as bandas de Setúbal (já foi pior). Ela ficou-se pelo 12.º. Trabalhava numa empresa que faliu perto de Sintra (como tantas outras, em tantos lugares) e o melhor que conseguiu foi caixa num supermercado (não tenho nada contra esse trabalho). Ganha entre 500 e 600€ líquidos, trabalhando por turnos, claro.
Têm um miúdo com 3 anos (é uma criança linda) e que diz que adorava ter um irmão, mas o $ não dá!
Têm um andar razoável (T3) e uma prestação de casa de cerca de 500€, pagam mais 250€ de infantário e mais 100 para ATL e para o poderem vir buscar mais tarde...
Ela anda com uma carripana com 15 anos e para ele que faz viagens longas diárias compraram há 2 anos uma break (sei que está ser paga, mas não sei valor exacto da prestação, mas imagine-se 200€).
Contas aproximadas (por baixo) e para apenas 3 pessoas:
500€ prestação da casa+água+luz+gás+telefone+condomínio=700€;
Infantário e afins (cada ida ao pediatra são 50 ou 60€)=350€
Prestação da break+viagens diárias+manutenção+seguro=500€
Alimentação+roupa+despesas da casa=400€
TOTAL= 1950€
E perguntam vocês: - O que sobra? Sobra pouco, para não dizer nada!!!
E isto um casal em que ambos são poupadinhos e as férias são na terra ou, quando muito, uma semana de férias no Algarve num apartamento alugado...
Não está nada fácil!
Eu também gostava de ter um emprego melhor remunerado e não me importava de trabalhr mais horas e até alguns fins-de-semana, mas como diz o meu velhote
"Isto está mau! Quem tiver empregos... estime-os!"
Diria que um bom vencimento mensal, segundo uma teoria que defendo, é aquele que permite fazer face às despesas normais do dia-a-dia (casa, carro, alimentação, uma ou outra estravagância ...) e aforrar cerca de 30% dos rendimentos líquidos mensais...