O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por 3com

citação:Originalmente colocada por lsalvador

Puxa as casas subiram assim tanto em cerca de ano e meio / 2???? Comprei casa na margem sul, estou a 30 minutos de carro do centro de lisboa, um T3 novo por 20 mil contos, sei que os andares disponiveis desapareceram todos, a outra coisa, a casa tem uma disposição excelente, toda a gente adora e tenho 120m2.

Estás a 30m dependendo das horas....

Tenho colegas meus que moram em Almada e levam 1 hora a chegar ao trabalho e, outra hora do trabalho para casa.... (isto se não tiver de chuva ou acidente)
Algo que eu faço em 15m + 15m !
Além disso ainda tenho a mais valia de morar perto do trabalho da minha esposa.
Ela apanha o metro e faz 3 estações... [8D]
(juntamos o útil ao agradável)

Ainda assim não deixa de ser revoltante.... mas tive que engolir o "sapo" da especulação imobiliária em Lx, pois, no final do dia quero passar o maximo de tempo possivel com a familia;)

Eu não posso, felizmente tu pudes-te comprar a casa, parabens.

citação:Originalmente colocada por hpventura

citação:Originalmente colocada por jpg

citação:Originalmente colocada por GSI

2500#8364; é bom nalgumas zonas(caso da minha) mas em lisboa ñ dá para nada!

vives onde, no mónaco?

nem é preciso ir ao Monaco ! Basta ir ao Chiado, onde um T3 facilmente te custa 550.000-600.000 Euros

está bem, mas estamos a falar em ordenados que nos permitam viver bem, não ordenados para entrarmos em loucuras.

É que se não passamos a comparar com a quinta da marinha onde se calhar 25000€ não chegam...

eu so quis demonstrar q ha zonas em Lx q sao bem caras !

Eu como ja disse atras, acho q 2.500 por membro do casal é suficiente para fazer uma vida razoavel em Lx.

citação:Originalmente colocada por Kamaronne

Para um casal (Porto), nunca menos de €1500, tendo 1 filho já é apertado, apontaria para os €2000. Penso que o que mais custa é o arranque da vida sozinho ou com conjuge, onde normalmente não se ganha mais de €1000 cada (licenciados) ou €700 (indiferenciados).

Já para uma vida desafogada, mas sem grandes luxos, €2500 por casal (com 1 filho) chega perfeitamente e poderá dar para amealhar algum dinheiro (dependendo da vida de cada um).

Concordo em grande parte, tirando os licenciados e os "Indiferenciados". Um não licenciado não é obrigatoriamente um indiferenciado. Pelo menos tecnicamente, um indiferenciado é um servente, um "pau para toda a obra".

Eu acho que não o disseste com este significado, mas quis fazer a ressalva.;)

citação:Originalmente colocada por jpg

citação:Originalmente colocada por GSI

2500 #8364;; é bom nalgumas zonas(caso da minha) mas em lisboa ñ dá para nada!

vives onde, no mónaco?

O q eu quis dizer é q aqui na minha zona dá para teres uma boa vida,sem te preocupares muito.Em lisboa ñ é bem assim dá para os gastos!Pelo menos é a ideia q tenho,isto claro eu a falar de alguem na minha idade 30 anos,q começou agora a constituir familia e a ter q adquirir tudo o q é necessario.

Claro q se for alguem q já tenha a familia constituida,claro q ai já dá para varias estravagancias.

Na minha opinião, um bom salário pode variar muito de pessoa para pessoa. Há muita gente sozinha a ganhar 1000€ liquidos e acha pouco, e há muita familia de 5,6,7 pessoas a ambicionar poder ter esse rendimento mensal liquido.

Posso dar um exemplo, a primeira casa que comprei foi um T2 usado por 70.000€ e fiquei a pagar 250€ de prestação mensal. Passados 5 anos, em 2003, as condições profissionais melhoraram e comprámos um T3 novo, noutra zona, por 175.000€, ficando a pagar 650€ por mês.

Por vezes penso, se estivesse ficado na outra casa que era muito boa, agora fazia uma vida "de lord", e assim não me posso permitir grandes devaneios........mas, porra, porque não hei-de ter algo maior, melhor e mais bem equipado, numa zona mais aprazivel e perto das nossas origens?

Isto passa-se com inumeras familias e com os carros passa-se genericamente o mesmo. Á medida que as condições salariais melhoram, os desejos passam a ser outros e as "necessidades" parece que aumentam.

Claro que, a determinada altura da vida, é preciso saber parar e pensar em gozar os €€ de outra forma. No meu caso, se não me sair o euromilhões, só voltarei a trocar e casa (se trocar) daqui a 20 anos.:D

Tanta coisa, e ainda não respondi á pergunta do tópico. :D

Fazendo a ressalva de ainda não ter filhos, faço minhas as palavras do Pé Leve quando enumerou as infinitas obrigações mensais de um casal e, desta forma, face ás minhas despesas e forma de vida (apenas com pequenos "luxos" esporádicos), digo que para mim um bom salário tem que ser um minimo de 2.500€ liquidos no total do casal. Menos que isto já a ginástica passa a contorcionismo.:D

Na minha modesta opinião 2000€ por casal já dá para viver sem grandes apertos. Mas convençam-se que há muita gente mesmo que não tem isso para viver, aliás numeros que eu li como suficientes (2500€ por pessoa) até acho que são uma afronta aos que ganham muito menos.

citação:Originalmente colocada por dci_80

Na minha modesta opinião 2000€ por casal já dá para viver sem grandes apertos. Mas convençam-se que há muita gente mesmo que não tem isso para viver, aliás numeros que eu li como suficientes (2500€ por pessoa) até acho que são uma afronta </u>aos que ganham muito menos.

Afronta pq? Se eu ganhar isso é pq mereço, e pq fiz por isso ! Se os "outros q ganham muito menos" como tu dizes, não ganham 2.500 euros o q é q eu tenho a ver com isso ?

citação:Originalmente colocada por dci_80

Na minha modesta opinião 2000€ por casal já dá para viver sem grandes apertos. Mas convençam-se que há muita gente mesmo que não tem isso para viver, aliás numeros que eu li como suficientes (2500€ por pessoa) até acho que são uma afronta aos que ganham muito menos.

Acho que devias pensar ao contrário....

Uma afronta é enumeras pessoas ganharem 500€, 750€, 1000€.... 2000€ [|)]
É que basta passar a fronteira para alguém com as tuas habilitações ganhar o dobro, num país com um custo de vida inferior.... Isto é que é uma afronta! [xx(]

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Concordo em grande parte, tirando os licenciados e os "Indiferenciados". Um não licenciado não é obrigatoriamente um indiferenciado. Pelo menos tecnicamente, um indiferenciado é um servente, um "pau para toda a obra".

Eu acho que não o disseste com este significado, mas quis fazer a ressalva.;)

E fizeste bem. ;) Eu quis dizer "licenciados" e "não-licenciados", pois indiferenciado é uma categoria mais específica. Com "não licenciados" quero dizer técnicos não superiores, 12º anos, 9º anos... enfim, todos aqueles que não têm formação superior. :)

Eu e a minha namorada gastamos em média cerca de 800€, dos quais metade são para a prestação da casa (T2, Barcarena). Mas um valor destes (400€ por pessoa) só se consegue com muita contenção financeira. Já seria satisfatório se ganhássemos 800€ cada um (sem filhos).

O problema e quem me conhece sabe que eu nao sou do genero de dizer é a "mentalidade portuguesa" mas em muitos casos é.

Eu estive numa empresa em que se trabalhava das 9 as 21..muitas vezes 23 e segunda a domingo e nenhuma compensação. Toda a gente se rebaixou pq ou sao casados ou outras empresas exigem deslocacoes intra e interpaises.

Um era espanhol e disse. Ora fdx este trabalho quero 700 contos por mes (era merecido ja que houve pessoas que em 3 meses perderam 15 quilos devido ao stress). Não pagaram ele foi embora.
Se nao houvesse pessoas que aceitassem miserias tambem e verdade que nao havia mtos explorados.

Agora sao questoes complicadas. Entre ganhar algum ou nenhum

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Dependendo da zona onde se vive. Em Lisboa, mas comprar uma casa digna num sitio minimamente decente para criar os filhos, pagar as despesas e não viver com a corda na garganta se avariar o carro ou a máquina de lavar, eu diria que nunca menos de 2000 euros por casal, liquidos.

2000€ por casal ou pessoa?

Como é que consegues um emprestimo para uma casa em Lisboa num sitio +/-? :(
Um T3 banalissimo custa para cima de 350.000€! Com 2000€ mês o banco manda-te passear[xx(]

Tb és um bocado exigente. Há T3 perfeitamente bons, novos, a 170 mil. E para um jovem casal um T2 chega perfeitamente.

citação:Originalmente colocada por Flyer

70 mil contos um t3 banal?....porra....n sei onde vives mas aki nos arredores da capital n é assim!! è caro....mas 70 mil....

Não falava nos arredores(amadora, oeiras, loures, odivelas, etc..) falava no centro de Lx, pois, o hpventura referia-se a Lx[xx(]

Eu falo de grande lisboa.

Nem eu quereria viver no centro de lisboa.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Janus

No minimo dos minimos 4 000 euros por casal já é bem. Tudo o que seja abaixo não dá para muito.
Sim, tudo a partir daí, pois menos é "contar tostões até ao fim do mês"...

Desculpem lá, mas isto é estar alheado da realidade ou gerir mto mal o dinheiro

Eu se tivesse com a minha namorada 2000 limpos tinha mais que condições para nos juntarmos sem grandes esforços.

N temos de andar montados em BMW's, nem comprar t3 de luxo nem comer caviar.

Tudo vai depender muito do contexto em que vives.
Eu fiz emprestimos (para ter a media e conhecimento que tenho hoje nao poderia trabalhar) para poder fazer a licenciatura at once.
Eu aqui em casa (mae divorciada) tenho de contribuir para a prestacao da casa, do carro etc. Ou seja ca em casa entra 2000 mas com o histórico vai-se todo.

Amigos meus com o mm salario em 2 anos ja compraram ipods, ps2, golfs tdi, audi a3. O ordenado nao diz tudo.

Voltar
Superior