O que é uma boa poupança?

PPR não tenho e não faço grandes ideias de ter.

A poupança é algo curioso: Todos poupam, todos acham que é pouco, mas poucos têm aquilo que comentam. [:D]

Por exemplo, poupar 500€ limpos mensais não é tão simples como transpareceram, exige até muito esforço.
O problema é que muitos dizem que poupam, mas depois durante o ano acabam por gastar em despesas anuais que no mês não contemplaram.
Aferir a poupança real, ou seja, aquela que é realmente colocada de lado e não mexe por 3,4 ou 5 anos é que é importante.

Poupar para a revisão do carro, tudo bem, é poupar, mas não é essa poupança que me refiro quando digo que "poupei".
É aquela poupança que não mexe, essa sim, para mim é a verdadeira poupança. E é essa que tenho interesse em amealhar.

Por exemplo que valores "nessa" poupança acham que a maioria dos casais na casa dos 30/40 anos têm?
Segundo as diversas fontes, é quase zero. Poucos devem ter o CH e uns 10 mil euros no banco (poupança). Muito poucos mesmo.
No entanto se perguntarem ao vosso circulo de amigos, todos acham que 10.000€ é pouco dinheiro. [:D]

Recuperei aqui este post!
Porque razão não fazes ideias de ter PPR?
São das tais poupanças mesmo a longo prazo que quando se faz é para tentar não mexer...

Recuperei aqui este post!
Porque razão não fazes ideias de ter PPR?
São das tais poupanças mesmo a longo prazo que quando se faz é para tentar não mexer...

Olá Gavela,

Já andei a sondar para ter. Mas estou a conseguir ser disciplinado para não mexer em alguns depósitos.

Honestamente tenho um conselho de uma pessoa mais velha sobre reforma, e essa pessoa já reformada diz que a melhor reforma que recebe são as casas que tem alugadas.[:D]

Contudo, já aprendi a nunca dizer nunca.

De momento tenho algum dinheiro em acções, a maioria a 5,75% no NB. E uma parcela na CGD.
Para já é dado a poupança que tenho é vou fazendo por mês vai chegando.

Abri recentemente uma conta já para um futuro filho.[:D]

Por acaso gostava de um aconselhamento mais aberto, sem estar a omitir valores e poupança.
Qualquer dia vou a uma dessas casas de investimento [:D]

Olá Gavela,

Já andei a sondar para ter. Mas estou a conseguir ser disciplinado para não mexer em alguns depósitos.

Honestamente tenho um conselho de uma pessoa mais velha sobre reforma, e essa pessoa já reformada diz que a melhor reforma que recebe são as casas que tem alugadas.[:D]

Contudo, já aprendi a nunca dizer nunca.

De momento tenho algum dinheiro em acções, a maioria a 5,75% no NB. E uma parcela na CGD.
Para já é dado a poupança que tenho é vou fazendo por mês vai chegando.

Abri recentemente uma conta já para um futuro filho.[:D]

Por acaso gostava de um aconselhamento mais aberto, sem estar a omitir valores e poupança.
Qualquer dia vou a uma dessas casas de investimento [:D]

A questão da poupança para a reforma através de PPR/Fundos pensões, tem de ser vista a muito longo prazo.
O resultado final aos 60-65... anos será diferente se se começar por exemplo aos 30 do que apenas aos 40 anos.

Edit: Lembrei-me agora que novamente com o maior beneficio fiscal em sede de IRS...me parece mesmo muito apelativo.

Última edição:
A questão da poupança para a reforma através de PPR/Fundos pensões, tem de ser vista a muito longo prazo.
O resultado final aos 60-65... anos será diferente se se começar por exemplo aos 30 do que apenas aos 40 anos.

Edit: Lembrei-me agora que novamente com o maior beneficio fiscal em sede de IRS...me parece mesmo muito apelativo.

O que aconselhas?[;)]

O que aconselhas?[;)]

Olha por exemplo o que tem sido muito falado aí para trás, o PPR leve duo da Fidelidade.
Aconselhei a minha irmã que fez no fim do ano passado (entrega única de 1750€) e agora está toda contente, que ao simular o IRS com o PPR tem um reembolso superior em 350€ do que se não tivesse feito.

Uma dúvida quanto ao ppr, tanto eu como a minha Maria temos 38 anos, ambos temos o rendimento inserido no escalão IRS entre 7000 e 20000, neste caso qual é o máximo de benefício fiscal? 350€ penso que é para quem tem menos de 35 anos e esteja no escalão IRS mais baixo ( até 7000€ )

Bom artigo.

Destaco isto:

Isto significa que, por exemplo, uma família que atinja o limite máximo de deduções previsto pelo Fisco com as despesas de educação, saúde e habitação, já não poderá abater no seu IRS 20% dos valores aplicados num PPR, porque já atingiu o limite máximo de deduções possíveis.

Pessoal, os Certificados do Tesouro Poupança Mais dos CTT continuam a ser uma boa aposta no que diz respeito a rendimento/risco?

Supostamente não há risco de perda correcto?

Pelo que vi a única coisa mais chata é não ter acesso ao capital no primeiro ano, mas o mais importante é que o risco seja extremamente baixo ou nulo.

Respondendo à questão colocada no título do tópico, na minha opinião, uma "boa poupança" é aquela que permite alguém deixar de trabalhar ou deixar de obter proventos de qualquer género, e viver até ao fim da vida, com o mesmo nível de vida actual, apenas usando os fundos da referida poupança.

[:cool:]

Mas o estudo até aflora/responde muitas coisas que aqui já foram faladas.

"As conclusões dos inquéritos do INE e BdP mostram que o português mediano tem 71 mil euros de riqueza líquida (valor já subtraído de dívidas). ..."

O que é uma boa poupança?

Isso diz pouco. Imagina, uma casa de 100 mil e já pagou 50 mil ao banco. Ok, tem uma riqueza de 50 mais uns trocos no banco. E se perder o emprego, perde a casa e os 50 que eram teóricos. O estudo não devia contar com isto, depois de pagar a casa ok.

Pessoal, os Certificados do Tesouro Poupança Mais dos CTT continuam a ser uma boa aposta no que diz respeito a rendimento/risco?

Supostamente não há risco de perda correcto?

Pelo que vi a única coisa mais chata é não ter acesso ao capital no primeiro ano, mas o mais importante é que o risco seja extremamente baixo ou nulo.
Eu tenho algum dinheiro nesses certificados. Atenção que apesar de subscrito via CTT é um produto do IGCP. Penso que o risco associado é a probabilidade do país falir e deixar de pagar as suas dívidas.

Voltar
Superior