O que é uma boa poupança?

Exemplos de outra forma de poupança que não cash?

Basicamente tudo o que tenha tendência a volorizar com o tempo....

Ouro
Obras de arte
Carros de coleção
Imóveis
Ações
Bitcoin`s
etc..

Atenção que qualquer um destes está sujeito á desvalorização, mas de qualquer maneira servem de refúgio.

Basicamente tudo o que tenha tendência a volorizar com o tempo....

Ouro
Obras de arte
Carros de coleção
Imóveis
Ações
Bitcoin`s
etc..

Atenção que qualquer um destes está sujeito á desvalorização, mas de qualquer maneira servem de refúgio.

Tenho algumas dessas formas de poupança.
Por exemplo tenho mais valor em imobiliário (pago) que em cash vivo e que me acaba por ficar bem mais caro em impostos...

Por exemplo?

Tudo tem riscos. Podes ter uma casa de um milhão e não ter um euro para comprar pão.

Os exemplos já foram dados.
Por isso mesmo, a diversificação é a palavra chave, nada como ter cash, ouro, ações, etc...
agora o grande problema é como conseguir ter isto tudo....[:D]

O ouro pode ser relativamente interessante para colocar poupanças. Mas olhando para a evolução dos últimos 15 anos não me parece a melhor altura para investir.

Eu diria o contrário.... nos últimos 5 anos o ouro sofreu uma forte desvalorização para agora ter estabilizado na casa dos 1.200/1.300 dólares a onça, dificilmente baixará daqui uma vez que o custo da mineração é superior a 1.000 dólares a onça. O único caminho que prevêjo é a subida...
Na minha opinião o ouro é para comprar e esqueçer que ele existe, só devendo ser usado em caso de emergência.

Os exemplos já foram dados.
Por isso mesmo, a diversificação é a palavra chave, nada como ter cash, ouro, ações, etc...
agora o grande problema é como conseguir ter isto tudo....[:D]

Eu diria o contrário.... nos últimos 5 anos o ouro sofreu uma forte desvalorização para agora ter estabilizado na casa dos 1.200/1.300 dólares a onça, dificilmente baixará daqui uma vez que o custo da mineração é superior a 1.000 dólares a onça. O único caminho que prevêjo é a subida...
Na minha opinião o ouro é para comprar e esqueçer que ele existe, só devendo ser usado em caso de emergência.
Há 15 anos atrás a onça andava pelos 300 dólares. Estás a querer dizer que as empresas de mineração perdiam dinheiro ou que os custos subiram astronomicamente?

Além disso tem outro factor muito influente que é a procura. É por isso que tem vindo a descer nos últimos 5 anos. Até podes ter minerado a 5 mil dólares, se o nercado só te oferece 500, vais ter de aguentar ou perder dinheiro.

Eu olho para o ouro como artigo de luxo que retém bom valor mas tenho alguma dificuldade em olhar como investimento.

Quem tem poupanças em Angola não é em Kwanzas...

Quem tem negócios lá de momento recebe e ttansaciona em kwanzas. O que é... Uma miséria!

Antes havia dupla possibilidade de ter contas em usd ou kwanza, sendo que em kwanza as taxas eram brutais.

Para não falar de alguns bancos que tens usd na conta, mas não têm usd para te dar ou transferires.

Por acaso falo quase na primeira pessoa do tema.[:D]

O ouro é um activo que diversifica e diminui a volatilidade de uma carteira de investimento composta por acções e obrigações (obviamente na vertente de fundos e ETFs, porque deter accções e obrigações individuais, no thank you), uma vez que se trata de um activo de refúgio em alturas de maior pânico nos mercados

Ver por exemplo o Portfolio Permanente do Harry Browne (25%) ou uma das versões do All-Weather Portfolio do Ray Dalio (15%).

Mas sim, como activo por si só, o ouro é um péssimo investimento.

Para quem quer diversificar de DPs para activos mais rentáveis (e diria que, até, com menor risco se não acreditarmos em Portugal/Euro/UE no longo-prazo*) e quer ter pouco trabalho, então uma carteira passiva de investimento a longo-prazo é o indicado.

* 50% dos activos mundiais estão denominados em USD. No exemplo de Angola, os Angolanos que tinham conseguido pôr a sua riqueza fora do país noutra moeda, hoje em dia em Kwanzas estão muito mais ricos.

Última edição:
Voltar
Superior