O que é uma boa poupança?

Por isso é que já tenho o cofre abastecido: EUR e USD. E ainda algum ouro. [:D]

No último fim de semana, atestei a despensa e a garagem. O vinho aguenta-se lindamente!

A mim não me apanham desprevenido. [:D]

PS: só não tenho armamento, será de pensar nisso? :confused:

Passou-me hoje pela cabeça pensar comprar um arco e flecha na decathlon [:D][:)]
Mas sim, vou tratar disso amanhã. Uma moca de pregos no mínimo vou meter no carro. Nada de inédito para mim que sou serrano...[:D]

Passou-me hoje pela cabeça pensar comprar um arco e flecha na decathlon [:D][:)]
Mas sim, vou tratar disso amanhã. Uma moca de pregos no mínimo vou meter no carro. Nada de inédito para mim que sou serrano...[:D]

Catana e machado pequeno já tenho, com a vantagem de estarem sempre carregados prontos a dar fogo.

Essa do arco nem me tinha lembrado, mas é preciso treinar pontaria. Mal por mal estava mais a pensar em armas de fogo para proteger a "poupança". [:D]

Só tenho receio é de com falta de pontaria acertar nas garrafas que tenho poupadas...[:D]

Penso exatamente o contrário.
Transações via MB.

Isso que referes é pó apocalipse. [:)]

Que estejas indiferente ainda percebo mas pensar o contrário não faz sentido nenhum... Qualquer estratégia de diversificação do local de armazenamento dos activos é sempre maenos arriscada do que guardar tudo no mesmo saco.
É apenas gestão do risco e não um debate de palpite ou aposta. Existe risco dos bancos congelarem contas ao fim de 2 ou 3 meses de quarentena? Sim. Então deixa-te estar tranquilo a contar no MB.

Que estejas indiferente ainda percebo mas pensar o contrário não faz sentido nenhum... Qualquer estratégia de diversificação do local de armazenamento dos activos é sempre maenos arriscada do que guardar tudo no mesmo saco.
É apenas gestão do risco e não um debate de palpite ou aposta. Existe risco dos bancos congelarem contas ao fim de 2 ou 3 meses de quarentena? Sim. Então deixa-te estar tranquilo a contar no MB.
Se estivermos 3 meses de quarentena não são umas centenas de euros no bolso que te vão safar...

É que se parar a cadeia de distribuição, estamos todos fdds, com ou sem dinheiro no bolso...

Não quero nem ponderar chegar a esse cenário, era migrar rapidamente para o interior e voltar à agricultura de subsistência por uns tempos...

Mas não estavas a falar de diversificar, estavas a dizer que numa situação de quarentena o dinheiro vivo seria melhor.

Penso exatamente o contrário, em quarentena é estar em casa e comprar via net.

Ou seja, só estão os serviços mínimos em funcionamento, não é preciso dinheiro vivo.

Agora numa situação em que isto está tudo fdd (apocalipse) aí sim, é preciso dinheiro.

PS - os bancos congelam as contas se toda a gente começar a tirar feito maluco o dinheiro de lá.

Até porque teoricamente em quarentena gasta-se muito menos dinheiro, logo os bancos possuem liquidez.

Se estivermos 3 meses de quarentena não são umas centenas de euros no bolso que te vão safar...

É que se parar a cadeia de distribuição, estamos todos fdds, com ou sem dinheiro no bolso...

Não quero nem ponderar chegar a esse cenário, era migrar rapidamente para o interior e voltar à agricultura de subsistência por uns tempos...

Se a cadeia de distribuição parar surgem logo formas de contrabando para aproveitar a situação, e aí só te safas com cash.

O problema não são os bancos, não é liquidez, é produção e distribuição.

Se estiver toda a gente de quarentena, quem entrega vegetais no supermercado?

Quem abre a porta do supermercado?

Se os aeroportos/portos fecharem, vamos comer o quê? A última vez que vi Portugal não era auto suficiente em comida.

Se os aeroportos/portos fecharem, vamos comer o quê? A última vez que vi Portugal não era auto suficiente em comida.
Liquidez também não será problema. Pelas minhas contas devo ter perto de 400 litros na garagem. Fora a água da torneira enquanto houver...para lavar os copos.

Desde que haja favas e um Chianti, o resto arranja-se...

Esse exemplo extremo é um cenário apocalíptico.

Nesta situação tens de produzir para consumir e defender a tua produção.

Penso que não se estava a falar desses casos.

No último fim de semana, atestei a despensa e a garagem. O vinho aguenta-se lindamente!

Tens em barras ou jóias da obtusa?

Porque Dolars? Por cá têm libres como segunda moeda.

Armamento numa fase de epidemia é extremamente útil. Eu tenho bastante, mas não tenho muitas munições [:D]

E tenho as arcas cheias de 300kg de porco, um monte de couves e alfaces, independência a nível elétrico qb e água, acho que tou safo. Se fechar os portões aguentava 3 meses.
Ah, e 300 l de gasóleo também, nunca se sabe...

tenh
o la duas calibre 12 eum carabina, alugo uma se qusires[:D]

Boas, aproveito para esclarecer uma duvida com os mais entendidos, se possível:

No tópico do Corona Virus, alguém se indagou se não seria boa altura para "resgatar os seus Certificados do Tesouro".

Ora sendo eu um tipo que ainda não tem conhecimentos suficientes (mas gostaria), para diversificar o seu pouco património monetário, apenas tenho dinheiro em: conta à ordem e conta a prazo (vulgo "conta poupança").

Pergunto-vos se num caso de pior cenário a nível sócio-económico, o governo pode aceder e cativar o dinheiro que está nas contas a prazo dos cidadãos.
Obrigado.

Voltar
Superior