O que é uma boa poupança?

Ainda hoje fiz um depósito a prazo no InvestBank a 3 meses a 2.4% brutos, não achei mau.

Estou a gostar da interação com o Banco, site impecávek, app simples mas impecável, comunicação com a gestora por email rápida e eficaz.

Se não te importares, e só num contexto meramente académico, vamos avaliar esse investimento.

Em primeiro lugar convém referir que o Banco Invest cobra comissões de manutenção para um relacionamento comercial inferior a 5000€, e cuja conta não tenha movimentos há mais de 1 ano. A comissão são 7,50€ por trimestre ou 30€/ano mais imposto de selo.
Logo à partida, um depósito inferior a 1750€, os juros gerados à taxa de 2,4% brutos, são “comidos” pela comissão de manutenção.

Para beneficiar da isenção desta comissão, o depósito mínimo são 5000€, que à taxa de 2,4% brutos, ou 1,728% líquidos, gera um juro anual de 86,40€. Em termos trimestrais são 21,60€.

Fazendo o mesmo cálculo, mas para tranches de 1000€, temos que o juro é de 17,28€ anual, ou 4,32€ por trimestre. A partir desta base fica mais facilitado o cálculo para múltiplos de 1000€.

Se quisermos ser realistas e avaliar integralmente o investimento passado um ano, inevitavelmente teremos de entrar em conta com a taxa de inflação.
Neste contexto, as previsões atualmente apontavam para uma taxa de inflação de 2,3% em 2025. Pessoalmente não acredito neste valor, tendo em conta a verdadeira tempestade económica vivida no presente. A somar a isto, os cortes nas taxas diretoras do BCE, penalizam a poupança incentivando o consumo. Tudo isto deverá resultar numa taxa de inflação mais realista de 2,5%.

Tomando por base esta taxa, cada 1000€ investidos em 2025, no início de 2026, esse capital por via da inflação registada, foi desvalorizado para 975€ (1000 – 2,5%) que adicionados do juro auferido de 17,28€, totaliza 992,28€.

Como conclusão, podemos afirmar que por cada 1000€ investidos em 2025 à taxa de juro líquido de 1,728%, por via da inflação esperada, gerou um capital negativo de 7,72€.

Se é mau ou não, cada um que tire as suas conclusões.​

É por causa de comissões de mantuenção (e outros factores) que já há muito tempo abandonei as contas poupança dos Millennium's e CGD's da vida.

Passei para o ActivoBank que durante 5 anos deu alguma coisa, mas depois terminou e passei para os C.A.

Contas bancárias gratuitas

Contas para particulares, sem restrição de idade nem exigência de domiciliação de ordenado/pensão, sem custo de manutenção nem de "pacote", com transferências gratuitas.

Cartão de débito físico do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas.

17416285373631407503031544232969.jpg - Click image for larger version  Name:	17416285373631407503031544232969.jpg Size:	255.8 KB ID:	14573187
* Bankinter oferece 25€ a 100€ brutos na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

** moey oferece 10€ na adesão por convite [regulamento]

Contas poupança com TANB >= 2,00%

​Produtos com capital garantido que permitem reforços e resgates sem penalização.

Os sem prazo duram "para sempre", mas a TANB pode ser ajustada. A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	33.8 KB ID:	14575946
* Bankinter oferece 25€ a 100€ brutos na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite

Depósitos a prazo com TANB > 2,50%

Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

Vários destes bancos oferecem transferências online gratuitas (ex: BAI Europa, Best, Bison, BPG, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ por transferência (ex: BiG). Alguns cobram mais (ex: 1,50€ no BNI Europa).​

​​​​image.png

Last edited:
mínimo de 1,40% (Taxa Anual Nominal Bruta, “TANB”, ​0,690%)

Quando quero um depósito a prazo, faço um normal, com taxa conhecida à partida. Quando quero investir em empresas de um setor, compro ETF/ações delas e sei que posso vender só quando estiverem com boa valorização.

Estes produtos são um meio termo, que nos sujeitam ao valor das ações numa data específica. Imagina que calha a meio de uma fase de grande desvalorização. Fica-se com a taxa mínima (muito baixa). Para mim, seria muito frustrante essa venda forçada de empresas que alguns meses depois poderiam estar bem mais valorizadas.

Para mim, investimento baseado em ações com data fim fixa, não faz sentido.

Dito isto, pode-se ter sorte e em 19/03/2027 estarem bem valorizadas. Quem sabe ...

É um negócio bom só para uma das partes... o Banco.

Rentabilidades miseráveis de 0,69% a um máximo de 2,712%, dinheiro parqueado durante 2 anos e sem possibilidade de mobilização antecipada, custos anuais de 1,2% pagos logo à cabeça.

É preferível investir num ETF do setor da defesa que replique as cotações de um conjunto de empresas desta área.

O problema é que os ETF´s existentes têm um peso maior nas ações de empresas americanas, isto quando deverão ser as empresas europeias a beneficiar mais com a conjuntura geo-política.

Por falar em obrigacoes, estava a pensar adquirir algumas.
Têm alguma sugestao?
Tenho andado a ver nestes ultimos dias, obrigacoes sobre KFW, banking group ( germany).
cupao de 4% fixo, com o próximo vencimento a 15 marco.

Tenho etf, fundos, pprs, accoes mas tenho de admitir que obrigacoes sempre me passaram um bocado ao lado.

Obrigado Tiltslb

Rheinmetall 18%
Leonardo 15%
Saab Ab 9%
BAE 9%
Thales 9%
...

Edit: vê o anexo do user Tiltslb. Também podes ver no justetf

Obrigado ffar00.

Já tinha andado pelo justetf mas na página do ticker não faz referência a qualquer empresa que constitui o fundo. A factsheet está num link muito refundido na página.

Em relação a esse ETF não sei se não será "tarde".
A Rheinmetall subiu 205% YTD quase 2000% nos últimos 5 anos.

Sim é tarde porque as bolsas só abrem às 8:00...​

DPs com TANB > 2,75%

​​Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

Vários destes bancos oferecem transferências online gratuitas (ex: BAI Europa, Best, Bison, BPG, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ por transferência (ex: BiG). Alguns cobram mais (ex: 1,50€ no BNI Europa).​

Contas Poupança

Produtos que permitem reforços e resgates sem penalização.

Bankinter Conta Mais Ordenado (5,00% TANB sobre até 10k, durante um ano). Requer reforço mensal de 800€ (que depois se pode retirar) e utilização de um cartão de crédito gratuito. Conta sem custo. Bónus de 25€ a 100€ na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

Banco CTT Conta Poupança Livre (3,00% TANB sobre até 5k, atualizável a qualquer momento). Requer domiciliação de salário/pensão de 800€, ou 3 débitos diretos de despesas domésticas. Com 5k há isenção do custo da conta.

Trade Republic (2,75% TANB sobre até 50k, atualizável a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Levantamento demora 1 a 2 dias úteis a chegar a conta nacional, mas há atrasos ocasionais. Conta sem custo. Bónus de 10€ na adesão por convite.

bunq (2,67% TANB durante 6 meses, depois 2,01%, atualizáveis a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo no plano "free".

Klarna flex (2,65% TANB, atualizável a qualquer momento). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo.​​

Openbank Conta Poupança Boas-vindas (2,60% TANB durante 6 meses, depois 2,50% com reforço mensal de 700€ ou 1,00% sem esse reforço). Estrangeiro, a declarar no IRS. Conta sem custo.

Contas gratuitas

Contas sem custo de manutenção nem "pacote" e com transferências gratuitas.
Cartão de débito físico do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas.​

* Bankinter oferece 25€ a 100€ na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

** moey oferece 10€ na adesão por convite, após 20€ em pagamentos com o cartão [regulamento​]

As taxas estão em queda, ainda se mantém esta tabela?

Retrospetiva 2023/2024, com os depósitos mais rentáveis dos últimos 2 anos

(NÃO SÃO TAXAS ATUAIS)

image.png​​​

Alguns destaques
  • BiG foi o primeiro com 4,00%, em maio 2023
  • BAI Europa teve 4,00% a 12 meses e 3,80% a 24 meses até mais tarde, outubro 2024
  • BAI Europa manteve as taxas máximas durante mais tempo, janeiro a outubro 2024
  • BiG e BPG tiveram 4,00% até mais tarde, dezembro 2024
  • BNI Europa teve o melhor depósito mais longo, 3,40% a 5 anos
Cerca de metade destes depósitos, com prazos de 12+ meses, ainda estão a decorrer neste momento.​​

Last edited:
Se fossem juros compostos, pois.

Era melhor, claro. Mas, exceto se a capitalização for muito frequente (ex: diária) e/ou o prazo do investimento muito longo, o efeito do juro composto não é tão "poderoso" como frequentemente o "vendem".

Por exemplo, se o DP a 5 anos com 3,40% TANB fizesse capitalização mensal líquida (como creio ser a norma nos raros DPs capitalizáveis em Portugal), ficaria equivalente a uma TANB simples 3,61%. Se fizesse capitalização mensal bruta, ficaria equivalente a 3,70%.

Back