O que é uma boa poupança?

Os DP não fazem juros compostos??

Do tipo, se ficar lá o dinheiro 3 anos, os 1000 euros colocados inicialmente rendem 60 euros no total se for uma taxa de 2%/ano (20+20+20)????

Os DP não fazem juros compostos??

Do tipo, se ficar lá o dinheiro 3 anos, os 1000 euros colocados inicialmente rendem 60 euros no total se for uma taxa de 2%/ano (20+20+20)????

O exmplo nao é de juros compostos.
1000 euros a 3 anos com 2%, com juros anuais, da 61,21 euros de juros ao fim dos 3 anos.

se o juros forem semestrais, já daria 61,51 euros de juros

Se não estou enganado!
A nova taxa de juro a aplicar em Abril para os CA's será de 2,415% (*) isto para as novas subscrições da série F.

Na série E, por exemplo para os que estejam neste momento com 4% vão baixar para 3,915%. :(

(*) valor ainda a ser confirmado oficialmente no fim do mês.

Se não estou enganado!
A nova taxa de juro a aplicar em Abril para os CA's será de 2,415% (*) isto para as novas subscrições da série F.

Na série E, por exemplo para os que estejam neste momento com 4% vão baixar para 3,915%. :(

(*) valor ainda a ser confirmado oficialmente no fim do mês.

É isso.

Afeta as novas subscrições da série F e as subscrições existentes das várias séries que completem um trimestre.
  • série D: 4,415%
  • série E >= 6 anos: 4,415%
  • série E < 6 anos: 3,915%
  • série F >= 1 ano: 2,665%
  • série F < 1 ano: 2,415%
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	2.6 KB ID:	14579299
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	15.7 KB ID:	14579300

Obrigado pelo serviço público. Se alguém tiver séries anteriores, o IGCP tem esta página: https://www.igcp.pt/pt/aforristas/produtos-de-aforro/certificados-de-aforro

Por exemplo, os B parece que andam na casa dos 3.5%: https://www.igcp.pt/sites/default/files/2025-02/Taxa_Anual_B_PP.pdf

Já agora, a conversão de papel para digital parece ter dentes: https://www.publico.pt/2025/02/21/e...a-alterar-partir-2026-ate-finais-2029-2123393

se a conversão não for feita até à recta final de 2029, o dinheiro das séries A e B será transferido para uma conta aberta em nome do titular, mas deixa de garantir qualquer remuneração.

"Cerca de 84% dos portugueses colocam poupanças em depósitos à ordem, que não rendem juro e são “comidos” pela inflação.. Estes é um dos erros mais comuns na gestão das finanças pessoais."

Depósitos a prazo com TANB >= 2,50%

A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

Vários destes bancos oferecem transferências online gratuitas (ex: BAI Europa, Best, Bison, BPG, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ por transferência (ex: BiG). Alguns cobram mais (ex: 1,50€ no BNI Europa).​

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	47.3 KB ID:	14585009
* Bankinter oferece 25€ a 100€ brutos na adesão por convite (forneço o meu em privado) [detalhes]

Similar a esse?, desconheço.

Outro depósito a prazo com capitalização de juros durante o prazo? Não conheço. Existindo, deve ter TANB < 2,50%.

Mas vale de tão pouco, uma capitalização líquida e pouco frequente num prazo reduzido.

Queria era a longo prazo, mas a janela de oportunidade de juro decente, parece que findou por ora.

Já reparei que não aprecias o reinvestimento automático de juro obtido, mesmo a prazos longos?

Queria era a longo prazo, mas a janela de oportunidade de juro decente, parece que findou por ora.

Já reparei que não aprecias o reinvestimento automático de juro obtido, mesmo a prazos longos?

Não se arranja depósito a prazo a mais de 5 anos, e não conheço mais nenhum com capitalização.

O mais importante é a rentabilidade final.

Capitalização mensal ou menos frequente, líquida de imposto, durante poucos anos, pouca diferença faz.

Exemplo de TANB 3% + capitalização líquida mensal
  • a 1 ano: 3,03%
  • a 2 anos: 3,06%
  • a 3 anos: 3,10%
  • a 4 anos: 3,13%
  • a 5 anos: 3,17%
Se houver, para o mesmo prazo, uma taxa superior num produto sem capitalização, mais vale optar por essa.

Há produtos de capital garantido com capitalização bruta, como os seguros de capitalização ou PPR (exemplo). Mas têm baixa rentabilidade.

Last edited:
Há algum tempo que o ActivoBank obriga à "Renovação automática por igual período" dos depósitos a prazo, não permitindo que o dinheiro fique automaticamente disponível no fim do período selecionado.

image.png

Além disso, a renovação é feita a uma taxa altamente penalizadora para o cliente (0,5%), relativamente à concorrência.

image.png

image.png

Sei que não lhes faltam clientes, e que nem meia gota sou no meio do oceano, mas este é o tipo de truques que faz perder a confiança numa instituição e retirei o meu dinheiro de lá, e coloquei-o noutro banco.
Aconselho quem tem DP a ter atenção a estas brincadeiras. Eles apenas as fazem, por causa da nossa inércia.

A caixa obriga-te a criares conta poupança com um mínimo de 10€ e também cai nessa conta em vez da conta à ordem.

Para dar a volta criar avisos de email ou outros.

Contas bancárias gratuitas

Contas para particulares, sem restrição de idade nem exigência de domiciliação de ordenado/pensão, sem custo de manutenção nem de "pacote", com transferências gratuitas.

Cartão de débito físico do primeiro titular também gratuito, exceto quando indicado diferente nas notas.​

image.png
* Bankinter oferece 25€ a 100€ na adesão por convite, forneço o meu em privado [detalhes da campanha]

** moey oferece 10€ na adesão por convite [regulamento da campanha]​
​.

Contas poupança com TANB >= 2,00%

Produtos com capital garantido que permitem reforços e resgates sem penalização.

Os sem prazo duram "para sempre", mas a TANB pode ser ajustada. A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.​

image.png​​​
* Bankinter oferece 25€ a 100€ na adesão por convite, forneço o meu em privado [detalhes da campanha]​

** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite
.

Depósitos a prazo com TANB >= 2,50%

​A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

Custos de manutenção (se existirem), mantendo o DP e durante o seu prazo, indicados na coluna Notas.

image.png

Vários destes bancos oferecem transferências online gratuitas (BAI, Best, Bison, BPG, Carregosa, Easisave, Klarna, MeDirect, Openbank), sujeitas a um limite diário entre 5k e 25k. Outros cobram 0,50€ por transferência (BiG). Alguns cobram mais (1,50€ no Atlântico, BNI e Haitong).

Para o prazo de um ano, há também o PPR Real Vida Capital Protegido com 3,25% no primeiro ano, após o qual a comissão de resgate é 0,25% e o imposto retido sobre o rendimento 21,5%. Retirar a aplicação da declaração de IRS (anexo H quadro 6B) no próximo ano, para poder resgatar livremente. Tratando-se um seguro, a garantia de capital é da própria seguradora.​

Last edited:
Há algum tempo que o ActivoBank obriga à "Renovação automática por igual período" dos depósitos a prazo, não permitindo que o dinheiro fique automaticamente disponível no fim do período selecionado.

image.png

Além disso, a renovação é feita a uma taxa altamente penalizadora para o cliente (0,5%), relativamente à concorrência.

image.png

image.png

Sei que não lhes faltam clientes, e que nem meia gota sou no meio do oceano, mas este é o tipo de truques que faz perder a confiança numa instituição e retirei o meu dinheiro de lá, e coloquei-o noutro banco.
Aconselho quem tem DP a ter atenção a estas brincadeiras. Eles apenas as fazem, por causa da nossa inércia.
Só lá tenho um pouco em DP, para emergências, etc....

Essa alteração deve ser recente, normalmente não renovo porque já sei que a renovação é feita a uma taxa miserável.
Num ou outro que me esqueço ao cairem os juros na conta é só liquidar o depósito e assunto arrumado.

Neste momento está tudo miserável em termos de valores de taxas.

Back