O que é uma boa poupança?

Cinco anos é muito tempo, pessoalmente prefiro prazos mais curtos.

Sim, belo menos o Best é só para novos clientes, o best igualmente.

Dos bancos tradicionais algum que negocei umas taxas apelativas?

O que é uma boa poupança?

Cuidado, esse BNI é angolano. Por alguma razão as taxas são mais altas. Os bancos tradicionais está tudo a quase zero, da maneira que as coisas estão já não é mau juntar algum dinheiro ao fim do mês.

Última edição:
Cuidado, esse BNI é angolano. Por alguma razão as taxas são mais altas. Os bancos tradicionais está tudo a quase zero, da maneira que as coisas estão já não é mau juntar algum dinheiro ao fim do mês.
Se tem licença de operação em Portugal e se são efectivamente depósitos a prazo, estão cobertos pelo fundo de garantia...

Então isso é bom. Angola tem uma dívida pública de 36,5% do PIB enquanto que Portugal ultrapassa os 140% do PIB. Cuidado é com quem tem dinheiro em Portugal, que estamos à beira da falência... [:D]

Então isso é bom. Angola tem uma dívida pública de 36,5% do PIB enquanto que Portugal ultrapassa os 140% do PIB. Cuidado é com quem tem dinheiro em Portugal, que estamos à beira da falência... [:D]

Isso é uma análise brutalmente simplista. É como dizer que o paciente está saudável só porque não tem febre.
Vai ver o credit rating de Angola e vê quem tem mais probabilidade de entrar em crise de pagamentos.

Isso é uma análise brutalmente simplista. É como dizer que o paciente está saudável só porque não tem febre.
Vai ver o credit rating de Angola e vê quem tem mais probabilidade de entrar em crise de pagamentos.

Os dados abaixo mostram bem a tendência das agências de rating. Os outlook negativos de Portugal são demolidores. Não é que eu tenha confiança em Angola, o que tenho é mais desconfiança de Portugal.

Angola: http://www.tradingeconomics.com/angola/rating
8 outlook negativos - 33,3%
5 outlook positivos - 20,8%
11 estáveis - 45,8%

Portugal: http://www.tradingeconomics.com/portugal/rating
26 outlook negativos - 49%
7 outlooks positivos - 13,2%
20 estáveis - 37,7%

Por outro lado, a dívida pública de Angola andará pelos 45.000 milhões de euros enquanto Portugal andará acima dos 240.000 milhões.

Os dados abaixo mostram bem a tendência das agências de rating. Os outlook negativos de Portugal são demolidores. Não é que eu tenha confiança em Angola, o que tenho é mais desconfiança de Portugal.

Angola: http://www.tradingeconomics.com/angola/rating
8 outlook negativos - 33,3%
5 outlook positivos - 20,8%
11 estáveis - 45,8%

Portugal: http://www.tradingeconomics.com/portugal/rating
26 outlook negativos - 49%
7 outlooks positivos - 13,2%
20 estáveis - 37,7%

Por outro lado, a dívida pública de Angola andará pelos 45.000 milhões de euros enquanto Portugal andará acima dos 240.000 milhões.

Obtuso, é que nem se compara!
O risco da Républica Portuguesa é inegavelmente melhor que o de Angola.

Obtuso, é que nem se compara!
O risco da Républica Portuguesa é inegavelmente melhor que o de Angola.

Eu não tenho essa confiança e algumas agências de rating também não. A Moody's e a Fitch genericamente têm dado observações negativas a Portugal e positivas a Angola nos últimos anos. De facto, neste último ano o cenário tem sido mais positivo para Portugal aos olhos das agências de rating, mas números são números. Enquanto pagas 4% de juros sobre a dívida de 240 mil milhões, Angola poderia pagar 20% de juros e ainda assim gastar menos em juros do que Portugal.

Tudo depende do desenrolar das situações nos próximos tempos, tanto em Portugal com em Angola. Eu não tenho confiança em nenhum dos dois.

E será que Angola cumpre as mesmas regras europeias no englobamento daquilo que é dívida pública? A dívida da Sonangol está aí incluída?

Nenhum particular hoje compraria (ou deveria) dívida Angola. Eleições à porta com muita incerteza e muitos jogos de bastidores. Isabel dos Santos entrou na Sonangol à bruta e tem chateado muita gente (aka generais do regime...).
Se não têm o rating no lixo é porque não convém ser agora, mas e depois das eleições?

Essa é sempre uma grande questão. Em Portugal também a dívida pública era dissimulada através das empresas públicas. Hoje em dia devem ter outros estratagemas de ocultar dívida. Basta ter alguma imaginação na engenharia financeira.

Já não é tão fácil, dai o aumento da dívida no tempo do Sócrates, muita foi contraída anos antes.

Não é preciso ir mais longe, Moçambique entrou em incumprimento.

Já não é tão fácil, dai o aumento da dívida no tempo do Sócrates, muita foi contraída anos antes.

Não é preciso ir mais longe, Moçambique entrou em incumprimento.
Foi quando se percebeu que muita dívida estava a ser dissimulada nas empresas públicas. Hoje em dia deve estar a ser dissimulada de outra forma, até ao dia em que descobrem outra vez.

Se tem licença de operação em Portugal e se são efectivamente depósitos a prazo, estão cobertos pelo fundo de garantia...

Pois queria ver se um desses bancos chamados grandes fosse a falencia se havia fundo suficiente para pagar a toda a gente!!!...devia de ser bonito devia!!...melhor dizendo ia ser o caos!!

Voltar
Superior