O que é uma boa poupança?

O Obtuso sempre se referiu a rentabilidades anuais. 10% a 5 anos também eu concordo que não é nada de extraordinário.

Mas nota que tu deste o exemplo de um fundo particular e não de uma carteira de investimentos. Mesmo que esse fundo desse 10% ao ano, seria uma grande burrice alocar 100% das suas poupanças num só activo.

10% a 5 anos equivale a 50% de rentabilidade. Não é naturalmente 10% em 5 anos (2% anualmente... bela miséria).

Por outro lado, um fundo de investimento investe em muitos activos diferentes (neste caso de um fundo misto, tem acções e obrigações e onde a maior posição equivale a menos de 2% do Net Asset Value). Não é a mesma coisa que atirar um dardo e investir numa acção do BES ou numa obrigação da PT.

Nota que, por ser um fundo misto, este pode muito bem ser o único fundo numa carteira de investimento. Mais fundos só adiciona complicação IMHO.

O mouro tem razão, não é preciso andar a investir em milhares de produtos e muito menos acções individuais.

Os produtos que tenho variam entre 1 e 5 anos, e a média atualmente está nos 8,8%, com os melhores a rondar os 12% é o pior são ctpm dos primeiros. Naturalmente falo em tanb, e com rendimento garantido.

É por isso que nem falo aqui de produtos concretos. Podem manter-se longe, existem muitos riscos.

Desculpa lá , não vale a pena andares aqui a dar a entender que sacas em média 12% sem riscos.

Se for dizer isso á minha avó que percebe tanto de bolsa e investimento como eu de agricultura, nem ela concorda com isso.

Desculpa lá , não vale a pena andares aqui a dar a entender que sacas em média 12% sem riscos.

Se for dizer isso á minha avó que percebe tanto de bolsa e investimento como eu de agricultura, nem ela concorda com isso.
Estás desculpado.

Se eu disser com baixo risco, como já disse, ninguém acredita. Se disser com riscos associados, já toda a gente acha credível e tudo bem.

Mas o risco é uma coisa algo subjectiva. Eu vejo risco em todo o lado e em todos os produtos. Um dp, por exemplo é considerado genericamente um produto sem risco, mas para mim pode ter vários riscos.

Estás desculpado.

Se eu disser com baixo risco, como já disse, ninguém acredita. Se disser com riscos associados, já toda a gente acha credível e tudo bem.

Mas o risco é uma coisa algo subjectiva. Eu vejo risco em todo o lado e em todos os produtos. Um dp, por exemplo é considerado genericamente um produto sem risco, mas para mim pode ter vários riscos.

Então acreditas que os teus produtos têm menos riscos que um DP?

É que se estás a dizer que os DP têm riscos associados e que os teus produtos são de baixo risco, por maioria de razão estás a considerar estes últimos mais seguros....

Então acreditas que os teus produtos têm menos riscos que um DP?

É que se estás a dizer que os DP têm riscos associados e que os teus produtos são de baixo risco, por maioria de razão estás a considerar estes últimos mais seguros....
Nada disso. Imagina uma escala de risco de 0 a 10. Posso colocar os dp no nível 2 de risco e outros produtos que tenho em nível 3 ou 4 de risco. É um risco mais elevado, mas ainda longe de um 10, que é onde coloco, por exemplo, acções isoladas de determinadas empresas.

Mas quando falo em riscos nos dp, com amigos ou família, ficam logo a olhar de lado para mim. O risco pode ser um conceito difícil de perceber quando se fala em aplicar poupanças.

Nada disso. Imagina uma escala de risco de 0 a 10. Posso colocar os dp no nível 2 de risco e outros produtos que tenho em nível 3 ou 4 de risco. É um risco mais elevado, mas ainda longe de um 10, que é onde coloco, por exemplo, acções isoladas de determinadas empresas.

Mas quando falo em riscos nos dp, com amigos ou família, ficam logo a olhar de lado para mim. O risco pode ser um conceito difícil de perceber quando se fala em aplicar poupanças.

Eu concordo contigo que tudo tem o seu risco associado , inclusive DP e obrigações.

Mas então que tipo de produtos compõem a tua carteira? Acções pelos vistos não é, obrigações também já disseste que não gostas , DP rendem zero.

Produtos estruturados ? :confused:

Meus caros, produtos sem risco não há. E se alguém afirmar isso, para mim é logo e imediatamente uma carta fora do baralho. Posto isto, produtos sem risco com 12% de rentabilidade... nem em sonhos.
No fim do 1º trimestre quem acompanha relativamente bem os mercados acionistas terá em media entre os 20 a 30 % de rentabilidade. O sector bancário europeu deu um sinal interessante, que poderá manter com a expectativa de inicio de subidas de tx pelo BCE, embora neste momento estejamos a ver uma consolidação/correção de para ja curto prazo.

Por aqui de agr até Setembro entrei nos meses que consigo poupar com alguma facilidade tenho como objetivo traçado até Setembro ter 5mil€ poupados vou agr em 2mil€ vamos lá ver se consigo[;)]

Eu concordo contigo que tudo tem o seu risco associado , inclusive DP e obrigações.

Mas então que tipo de produtos compõem a tua carteira? Acções pelos vistos não é, obrigações também já disseste que não gostas , DP rendem zero.

Produtos estruturados ? :confused:
Não tenho nada de dp nem de acções. De resto estou aberto a tudo e tenho vários tipos de produtos incluindo obrigações.

Este tópico é mesmo mto engraçado.

Só mesmo aqui para, usando linguagem financeira, se dizer que capital garantido não é capital garantido.

Enquanto continuarem a dar canal a este tipo de conteúdos não vale a pena vir cá.

Este tópico é mesmo mto engraçado.

Só mesmo aqui para, usando linguagem financeira, se dizer que capital garantido não é capital garantido.

Enquanto continuarem a dar canal a este tipo de conteúdos não vale a pena vir cá.
Quando explicares como é que consegues ter um capital garantido, o pessoal agradece. Capital garantido é diferente de obrigação de devolução de capital. O capital garantido depende da confiança que tens em quem emprestas. Entre a entidade se obrigar a pagar a dívida e realmente pagar, não há nada que garanta isso. Tens o histórico e a confiança que o vá fazer.

Com o risco de default de Portugal, por exemplo, eu não tenho mais confiança para emprestar dinheiro ao estado, nem mesmo em produtos de capital garantido, pois eu não tenho confiança que no fim do prazo o estado possa pagar.

Resumindo, nada é 100% seguro, mesmo que vendam essa ideia do capital seguro e garantido.

O obtuso, para de ser brincalhão ou fazer angariação... Capital garantido é nunca perder o que se investiu inicialmente. E isso não é possível para esse tipo de produtos com essa rentabilidade.

Eu também posso colocar aqui uma série de fundos que estão a ganhar 10% desde o início do ano, mas não me ponho a dizer que o capital é garantido.

Voltar
Superior