O que é uma boa poupança?

Boas,

Quando dizes "perder parte da carteira", referes-te a ficar com o montante investido bloqueado / empatado é isso ?

Esses Fundos de Investimento e ETF's, não são passíveis de num aperto o Estado ir lá mexer ?
Num momento de aperto (entenda-se comunismo!) até a casa te tiram.

Mas em condições normais isso nunca acontecerá.

Boas,

Quando dizes "perder parte da carteira", referes-te a ficar com o montante investido bloqueado / empatado é isso ?

Esses Fundos de Investimento e ETF's, não são passíveis de num aperto o Estado ir lá mexer ?
Pode não ficar empatado mas se quiseres vender podes ficar sujeito ao preço da data.

Consegui fechar o ano com cerca de 40% de poupança do rendimento líquido. Exactamente o objectivo inicial.

Como está o vosso balanço de 2017?

A dor de cabeça é mesmo em que produtos investir para diversificar. Tenho excelentes rendimentos de alguns produtos, mas é de evitar meter os ovos todos no mesmo cesto. Diversificar em vários fundos de investimento?

As acções estão em máximos, é que provável que tenham uma forte correção. Fundos mais mistos, com obrigações, é capaz de ser bom. Os juros dos bancos centrais vão voltar a subir em breve.

Se gostas de obter conselhos, a deco tem um bom serviço para isso. Muito mais credível que a revista normal. Aquando da crise em que se previa a saída do euro e diabo a 4, aconselhou a investir forte directamente em obrigações de dívida pública. Houve leitores a ganhar 30%.

As acções estão em máximos, é que provável que tenham uma forte correção. Fundos mais mistos, com obrigações, é capaz de ser bom. Os juros dos bancos centrais vão voltar a subir em breve.

Se gostas de obter conselhos, a deco tem um bom serviço para isso. Muito mais credível que a revista normal. Aquando da crise em que se previa a saída do euro e diabo a 4, aconselhou a investir forte directamente em obrigações de dívida pública. Houve leitores a ganhar 30%.

Já fui sócio da deco há uns anos. Para ter acesso à informação penso que teria de voltar a ser.

Mas parece uma hipótese mais viável do que continuar a ouvir os gestores bancários a sugerirem produtos...

É em tempo de vacas gordas q se preparam as tempestades, daí q este tópico devia estar a fervilhar!eheh

Qto a poupança com a melhor equação entre risco e remuneração são os ctpc.

Os fundos, na minha concepção não são poupança mas sim investimento.

No tópico da bolsa está um link para um artigo interessante sobre isso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

É em tempo de vacas gordas q se preparam as tempestades, daí q este tópico devia estar a fervilhar!eheh

Qto a poupança com a melhor equação entre risco e remuneração são os ctpc.

Os fundos, na minha concepção não são poupança mas sim investimento.

No tópico da bolsa está um link para um artigo interessante sobre isso.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Estive a ler sobre os CTPC, e oferecem juros muito baixos face ao tempo que o dinheiro está empatado (7 anos).
Os CTPM (que já não existem), ofereciam um pouco mais e ao fim de menos tempo (5 anos).

CTPC não me seduz, novamente assistimos a chularia do estado.

Sinto-me inclinado a ver outra coisa qualquer que ofereça mais juros, mesmo que com um pouco mais de risco.
O que existirá mais ?

Última edição:
Boas,

Então olha bem para a seguinte figura. Olha bem:

Em quase 2 anos, perdeu cerca de 25% do seu valor (típico para uma carteira mista acções/obrigações 50% cada). Estás disposto a perdas potenciais no curto prazo (< 3 anos) desta magnitude?

Agora olha para o seguinte gráfico. O Fundo de Investimento é o mesmo e a data de início também (meados de 2007).

A 10 anos, obteve um rendimento médio anualizado de quase 7%. A 10 anos.

Disclaimer: Rendibilidades passadas não garantem ganhos futuros.

Então olha bem para a seguinte figura. Olha bem:

Em quase 2 anos, perdeu cerca de 25% do seu valor (típico para uma carteira mista acções/obrigações 50% cada). Estás disposto a perdas potenciais no curto prazo (< 3 anos) desta magnitude?

Agora olha para o seguinte gráfico. O Fundo de Investimento é o mesmo e a data de início também (meados de 2007).

A 10 anos, obteve um rendimento médio anualizado de quase 7%. A 10 anos.

Disclaimer: Rendibilidades passadas não garantem ganhos futuros.

Boas,

O disclaimer já resume a mensagem, e olhamos logo para os gráficos com outros olhos.
Basicamente, o gráfico de cima é uma ampliação do período 2007 a 2009 que consta no gráfico de baixo.

Respondendo à tua questão: não, não estou muito inclinado para investir em "aplicações" onde possa perder o meu dinheiro.

Resumindo, um Fundo de Investimento pela sua natureza nunca terá o factor de relativa ausência de risco que aplicações como os CTPC's têm, certo ?

Grato pelas explicações sobre o tema.

Consegui fechar o ano com cerca de 40% de poupança do rendimento líquido. Exactamente o objectivo inicial.

Como está o vosso balanço de 2017?

A dor de cabeça é mesmo em que produtos investir para diversificar. Tenho excelentes rendimentos de alguns produtos, mas é de evitar meter os ovos todos no mesmo cesto. Diversificar em vários fundos de investimento?
Consegui poupar 25% do meu rendimento líquido em 2017. Este ano de 2018 quero manter a poupança de 25% sendo que devo subir em 15% o rendimento líquido.

Boas,

O disclaimer já resume a mensagem, e olhamos logo para os gráficos com outros olhos.
Basicamente, o gráfico de cima é uma ampliação do período 2007 a 2009 que consta no gráfico de baixo.

Respondendo à tua questão: não, não estou muito inclinado para investir em "aplicações" onde possa perder o meu dinheiro.

Resumindo, um Fundo de Investimento pela sua natureza nunca terá o factor de relativa ausência de risco que aplicações como os CTPC's têm, certo ?

Grato pelas explicações sobre o tema.

Essas aplicações têm sempre risco. O risco do Estado Português.

E o risco da inflação (que existe para os Estados fugirem ao pagamento de parte das dívidas). De nada serve ter um DP que dê 1,2% brutos, quando a inflação é de 2% líquida.

Mas logicamente, não devemos nunca investir naquilo que não conhecemos nem nos convence (eu por exemplo não percebo o valor das cripto-moedas, por isso também não invisto nelas).

Teoricamente posso poupar até 56 % do meu salário líquido em 2018. Na prática estou lixado que vou ter que comprar carro e fazer viagens mais frequentemente.[8b]...

Alguem que faça múltiplas contas? Uma pro dia a dia, uma pra gastar nas férias, roupa, carro, etc? Ou é tudo corrido a folhas de excel?

Teoricamente posso poupar até 56 % do meu salário líquido em 2018. Na prática estou lixado que vou ter que comprar carro e fazer viagens mais frequentemente.[8b]...

Alguem que faça múltiplas contas? Uma pro dia a dia, uma pra gastar nas férias, roupa, carro, etc? Ou é tudo corrido a folhas de excel?

A minha técnica de poupança é simples. Tenho uma transferência mensal automática para poupança e assim é como se fosse um pagamento.

O restante vai-se gerindo a olho, não tenho paciência para folhas Excel.

A minha técnica de poupança é simples. Tenho uma transferência mensal automática para poupança e assim é como se fosse um pagamento.

Hmm. Tenho mesmo de pensar nisso. Com rendas baixas e custos baixos é a altura ideal pra se poupar e investir.

Já agora li que em Lausanne o salário médio dos seus alunos de mestrado era 93 mil francos suíços mas o salário médio dos seus MBA era 217 mil francos suíços. ... acho que vou é abrir conta poupança pra pagar um MBA no futuro..

Este ano não vou poupar nada vou antes pagar o mais rápido possível a divida que tenho com o meu pai neste momento está em 9250€ a ver se consigo pagar até final do ano ou então que fique a faltar mto pouco para 2019[;)]

Eu gastei/investi + de 90% de toda a minha poupança..

Agora dou inicio a um novo ciclo em que o objetivo principal é mesmo o de amealhar dinheiro vivo até atingir um patamar que considero de segurança.

Também aplico esse método. Desvio logo o income e assim não há tentações.

Neste momento o chato é sem risco não haver nada que dê alguma coisa pelas poupanças.

Voltar
Superior