O que é uma boa poupança?

E-amigos
Alguem sabe ou usa um bom software, seja ele para android ou windows para gerir e anotar os ganhos /despesas e que depois nos diga a percentagem de gastos em cada coisa.

Estou um bocado cheio de folhas de excel e gostava de automatizar mais as coisas

E-amigos
Alguem sabe ou usa um bom software, seja ele para android ou windows para gerir e anotar os ganhos /despesas e que depois nos diga a percentagem de gastos em cada coisa.

Estou um bocado cheio de folhas de excel e gostava de automatizar mais as coisas

Uso o Spendee para Android.

Apenas para efeito de comparação, e quem quiser responder claro, que percentagem do vosso salario gastam nas despesas basicas e obrigatorias de quem já deixou de viver com os pais? Ex: Emprestimo da casa / Aluguer / Agua / Luz / Gás, etc..

Criei aqui á uns dias atras um topico a falar sobre compra de casa, neste momento estou num appt alugado e só agora me dei ao trabalho de fazer contas e ficar a saber que 46% do meu salário fica entalado na renda do appt + renda da garagem.

Claro que 1% pra uns é muito e para outros é pouco mas alguem faz este tipo de contas?

Apenas para efeito de comparação, e quem quiser responder claro, que percentagem do vosso salario gastam nas despesas basicas e obrigatorias de quem já deixou de viver com os pais? Ex: Emprestimo da casa / Aluguer / Agua / Luz / Gás, etc..

Criei aqui á uns dias atras um topico a falar sobre compra de casa, neste momento estou num appt alugado e só agora me dei ao trabalho de fazer contas e ficar a saber que 46% do meu salário fica entalado na renda do appt + renda da garagem.

Claro que 1% pra uns é muito e para outros é pouco mas alguem faz este tipo de contas?
No nosso caso com Agua, Luz e Gás, Net TV e Telemóveis, Condomínio e Alimentação gastamos cerca de 30% dos nossos salários juntos[;)]

Por mês e dividindo o salario por 12 meses (recebo 14 aqui na Holanda):

Renda (41 metros quadrados): 17 %
Agua: 1 %
Electricidade+gas: 3 %
Internet+tv: 2 %
comida: 10 %

total: 33 % do salario mensal liquido. Vivo sozinho.

edit: caramba, agora lembrei-me do que gastava em pubs, restaurantes, combustivel pra ir brincar etc :sh)

Uma das regras é tentar poupar 50 % do liquido. Óbvio que em algumas cidades e países é bem mais facil que outros. E se se dividir contas melhor ainda. A razão é simples, quem já passou pelo desemprego já viu a conta das poupanças a cair todos os meses. 1 ano trabalhado, é 1 ano de prevenção. Agora quem tiver contrato permanente....YOLO.

Última edição:
Uma das regras é tentar poupar 50 % do liquido. Óbvio que em algumas cidades e países é bem mais facil que outros. E se se dividir contas melhor ainda. A razão é simples, quem já passou pelo desemprego já viu a conta das poupanças a cair todos os meses. 1 ano trabalhado, é 1 ano de prevenção. Agora quem tiver contrato permanente....YOLO.

Eu tenho contrato efetivo e nem isso me dá descanso nos dias de hoje. Se fosse funcionario publico com um bom ordenado aí sim YOLOOOOO.
Eu de 1890€ liquidos consigo ficar com 800 e pouco. A maior fatia vai para a casa.

Vivo num appt de 67 m2 c/ garagem

Vocês estão a falar em situações fora do país, certo?

Em despesas fixas (água, luz, gás, tv, telemóveis, condomínio, prestação) gasto cerca de 16%.

Eu com renda casa+luz+água+gasolina+portagem+comida. 20%
Muito pelo AppT. deves morar em lx?
investi muito nos ctpm antes de terminarem. o resto tenho a 1% tanb.

este tópico poderia servir para trocar ideias de poupança e investimento.

uma dica é ter money em bancos comissão zero, ctt ou activo.
Outra é usar meio transporte económico. Seja carro poupado e com pouca manutenção ou Mota. Ou t.publicos.
cepsa+ cartão deco. Da óptimo desconto combustível

Eu tenho cerca de 37% em despesas mensais fixas, casa, contas de casa, seguros, escolas, gás, etc. 40% para poupança e sobram 23% para gastar bem gasto em férias, jantaradas, palheto, etc.

Eu com renda casa+luz+água+gasolina+portagem+comida. 20%
Muito pelo AppT. deves morar em lx?
investi muito nos ctpm antes de terminarem. o resto tenho a 1% tanb.

este tópico poderia servir para trocar ideias de poupança e investimento.

uma dica é ter money em bancos comissão zero, ctt ou activo.
Outra é usar meio transporte económico. Seja carro poupado e com pouca manutenção ou Mota. Ou t.publicos.
cepsa+ cartão deco. Da óptimo desconto combustível

Vivo em França. Ao inicio quando vim sozinho estava num appt de 37 m2 e vivia á lorde, mas quando trouxe a minha mulher e tivemos uma filha, vi necessidade de ter uma casa maior e os preços dos imoveis aqui nos centros urbanos são a rasgar pano. Há apartamentos de 60m2 a custar 1000€ por mês, e não estou a falar de Paris. Aqui o salario minimo é 1430€ brutos, o que dá +/- 1230 liquidos.
Vive-se bem aqui mas sozinho ou se vive num appt modesto, ou para estar mais desafogado tem de ser marido e mulher a trabalhar.

Poupanças so tenho 2 contas no banco a render 0.75%, uma minha e outra em nome da minha filha. Uma miséria em juros mas por aqui também não encontro nada interessante onde investir sem risco.

Vocês estão a falar em situações fora do país, certo?

Em despesas fixas (água, luz, gás, tv, telemóveis, condomínio, prestação) gasto cerca de 16%.

Desculpa meter-me!
Mas gastar 16% do vencimento nisso tudo é mesmo estranho!
Pois mesmo que ganhes muito bem ou seja estamos a falar de um salário de 5000e limpos esse valor é bem baixo! Ou seja a vida é levada bem abaixo das possibilidades que o dinheiro pode dar [:D]

Em relação às poupanças não sou de poupar, mas de invistir, sobretudo em mim! Foi assim que os meus rendimentos aumentaram ao longo dos anos! Gosto de deixar logo a minha poupança mais ou menos estimada no inicio do mês! Que pode ser mais nunca menos!
Como tenho uma actividade profissional com o tempo limitadíssimo quando tenho tempo livre gosto de me tratar bem [:D].
De qualquer maneira vou manter-me atento a este tópico para ver outras abordagens do dinheiro.

Neste momento é no imobiliário e em turismo local que estou a preparar aplicar alguns cobres.

Última edição:
Desculpa meter-me!
Pois mesmo que ganhes muito bem ou seja estamos a falar de um salário de 5000e limpos esse valor é bem baixo! Ou seja a vida é levada bem abaixo das possibilidades que o dinheiro pode dar [:D]

Em relação às poupanças não sou de poupar, mas de invistir, sobretudo em mim! Foi assim que os meus rendimentos aumentaram ao longo dos anos! Gosto de deixar logo a minha poupança mais ou menos estimada no inicio do mês! Que pode ser mais nunca menos!
Como tenho uma actividade profissional com o tempo limitadíssimo quando tenho tempo livre gosto de me tratar bem [:D].
De qualquer maneira vou manter-me atento a este tópico para ver outras abordagens do dinheiro.

Neste momento é no imobiliário e em turismo local que estou a preparar aplicar alguns cobres.

investir no turismo local deve ser algo rentável a longo prazo.
já no imobiliário, actualmente......não sei. cada caso é um caso.

Desculpa meter-me!

Estranho? Nem por isso...
Nem tão pouco são necessários os 5.000€ limpos. [:D]

Estranho? Nem por isso...
Nem tão pouco são necessários os 5.000€ limpos. [:D]

Claro que é estranho. Mesmo falando desses 5.000€ líquidos, 16% significa 800€ para todas essas despesas. Agora corta para metade e logo vês a "estranheza" de gastar apenas 400€ nisso tudo. A não ser que estejas a falar da prestação do telemóvel em 48 meses. [:D]

Voltar
Superior