O que é uma boa poupança?

Estou a gostar de ler este topico muito interessante!

Gostava de saber aqui quandos seriam capazes de nao esbanjar mas ter aqueles 10-20% de gastos que apesar de superfulos dariam aquela upgrade na qualidade de vida abdicando de umas horas livres do tradicional horario de 40 horas de trabalho e fazer por exemplo um part time em qualquer lado seja em transferes seja em ocupar por exemplo 1 ou 2 fins de semana por mes a dar aulas de tenis ou qualquer coisa?

Tinham essa opçao como valida ou preferiam ter o tempo livre e fds sempre livre mas mantendo um estilo de vida mais moderado?

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Diria que a possibilidade de fazer um part-time tem a ver com a idade, fase da vida que atravessamos e objectivos pessoais.
Sempre tive atividades extra que me permitissem trazer mais rendimento mensal, por volta do ano 2000, como complemento da minha profissão, importava carros da Alemanha. Através desta "brincadeira" surgiu a possibilidade de fazer um part-time num stand de automóveis como vendedor. Passei a trabalhar 10h/dia e só folgava ao domingo.
Fiquei com muito menos tempo livre mas com muito mais rendimento (mais que duplicou). Esta acumulação de rendimento foi essencial para poucos anos depois deixar tudo e iniciar o meu proprio negócio.
Hoje, com a vida estabilizada e com os principais objetivos alcançados, dou mais prioridade ao tempo livre, pêlo que a possibilidade de fazer um part-time está nesta fase da vida fora de questão.[;)]

Para mim, 100.000€ por casal já é tranquilo.

Mais de 90% dos casais nunca chegarão a esse nível de poupança, especialmente se forem assalariados.
Mesmo a poupar 500€/mês precisas de 20 anos para lá chegar... quantos casais conheçes que conseguem pôr de lado 500€/mês? Eu não conheço nenhum.

Mais de 90% dos casais nunca chegarão a esse nível de poupança, especialmente se forem assalariados.
Mesmo a poupar 500€/mês precisas de 20 anos para lá chegar... quantos casais conheçes que conseguem pôr de lado 500€/mês? Eu não conheço nenhum.

Mas conheces casais que são bem assalariados?
Estás a falar em Portugal ou aí?
Cá recebe-se 14 meses por ano e em alguns casos mais devido a parte variável (prémios/bónus).

Também pode ter a ver com heranças, algum dinheiro que foi colocado de parte com alguma venda, etc que em vez de ser gasto foi colocado de lado numa poupança.

Tirando isto e se for só com poupança mensal 100000 de poupança num casal não é assim tão facil de conseguir não

Mas conheces casais que são bem assalariados?
Estás a falar em Portugal ou aí?
Cá recebe-se 14 meses por ano e em alguns casos mais devido a parte variável (prémios/bónus).

A maioria dos casais que conheço têm rendimentos normais, mas também conheço casais (vários) com rendimentos acima da média e mesmo esses não conseguem esse nível de poupança.
Em Inglaterra o nível de poupança tal como em Portugal, é muito má, para teres noção, 1 em 4 familias têm menos de £100 em poupanças....

Também pode ter a ver com heranças, algum dinheiro que foi colocado de parte com alguma venda, etc que em vez de ser gasto foi colocado de lado numa poupança.

Tirando isto e se for só com poupança mensal 100000 de poupança num casal não é assim tão facil de conseguir não

Sim, assim o caso já muda de figura.
Referia-me a um casal a começar do zero onde apenas podem contar com os seus rendimentos.

A maioria dos casais que conheço têm rendimentos normais, mas também conheço casais (vários) com rendimentos acima da média e mesmo esses não conseguem esse nível de poupança.
Em Inglaterra o nível de poupança tal como em Portugal, é muito má, para teres noção, 1 em 4 familias têm menos de £100 em poupanças....

Para esses casos de rendimentos acima da média, a única explicação que encontro é terem um grande descontrole das despesas.

Para esses casos de rendimentos acima da média, a única explicação que encontro é terem um grande descontrole das despesas.

Não necessariamente, o normal é fazeres um estilo de vida de acordo com o teu rendimento, se ganhas mais tens uma casa melhor, um carro melhor, etc...

Agora um exemplo dos "states"...

How much does the average person have in savings?

Here's how much money Americans have in their savings accounts. If your savings account balance is hovering at or below $1,000, you're not alone. According to a 2017 GOBankingRates survey, more than half of Americans (57 percent) have less than $1,000 in their savings accounts.13 Sep 2017

Não necessariamente, o normal é fazeres um estilo de vida de acordo com o teu rendimento, se ganhas mais tens uma casa melhor, um carro melhor, etc...

Here's how much money Americans have in their savings accounts. If your savings account balance is hovering at or below $1,000, you're not alone. According to a 2017 GOBankingRates survey, more than half of Americans (57 percent) have less than $1,000 in their savings accounts.13 Sep 2017

Acho que já tinha colocado aqui isto uma vez.
Mas fica outra vez para tirar umas ideias...penso que vale a pena ver com atenção. Não digo extremar as coisas como este fulano fez...mas um meio termo será saudável.

Última edição:
Sim, assim o caso já muda de figura.
Referia-me a um casal a começar do zero onde apenas podem contar com os seus rendimentos.

Claro que é difícil ter 100k a começar do zero, mas também acredito que muito poucas pessoas começam do zero, são os sogros que pagam o infantário, os pais fazem algumas compras, ou então se não pagam o infantário, tomam conta do neto, etc

Mas se não achasse que 100k era um valor acima da média não tinham dito que era uma poupança confortável.

Falo em Portugal, em outros países há que fazer a proporção.

Provavelmente a maior dificuldade está em aqui no fórum a maior parte dos utilizadores serem relativamente novos < 50 anos e como tal sem as tais ajudas ou ganham fortunas ou dificilmente conseguirão ter os 100k / pessoa.

E como é difícil acham que não pode ser, que não existe.

Mas esse é o motivo pelo qual eu considero esse valor, não permite deixar de trabalhar, mas consegui-lo sozinho já é um grande desafio.

100 k é uma quantia enorme para uma família média tuga, nem se fala se for per capita...
Para se ter esse valor com uma vida digna e com qualidade é complicado. Mesmo para quem se contenta com pouco.

100 k é uma quantia enorme para uma família média tuga, nem se fala se for per capita...
Para se ter esse valor com uma vida digna e com qualidade é complicado. Mesmo para quem se contenta com pouco.
Pois é.
Mas depende das despesas que têm. Quando se tem € gasta-se mais.
E acaba por desaparecer. É bom esses 100k com bom ordenado. Com orndenado baixo... alguem com filhos vai estoura-lo em 10 anos.

Tenho mais dinheiro do que metade dos americanos?

Ha Ha

Voltar
Superior