O que é uma boa poupança?

7 dias x 2 euros x 2 pessoas

Larga os trocos e usa notas de 5 x 7 dias x 2 pessoas = 70 por semana.

Ha ha

Boa tentativa.

Mas como deves ter reparado referi que "nós" metíamos 100€ por mês de lado e eu em cada semana metia 28€.

Sendo inteligente que sei que és... não vai ser fácil lá chegares... mas é possível.

Por tentativa e erro (eu prometo ser honesto) podes lá chegar.

[;)]

O tabaco em media esta nos 4.60€. Admira—me como muitos aguentam diariamente essa despesa com ordenado baixo.

É isso. Eu a comprar carro é com 20% do que tenho disponível. Mas vejo pessoal que nem 20% dá de entrada, porque não tem, e paga o resto em prestações.

Mas por mim nada contra, considero útil que a maioria da população faça isso. ha ha
20% do que tens em carro novo?

Poucos fazem isso, mesmo quem pode faze—lo.

E outros se dessem na entrada 20% do preço do carro, nem para sandes de pao com pao sobrava...

O tabaco em media esta nos 4.60€. Admira—me como muitos aguentam diariamente essa despesa com ordenado baixo.

E outros se dessem na entrada 20% do preço do carro, nem para sandes de pao com pao sobrava...

Depende do valor do carro[;)].

Cumps

Acho que é mais por aqui...

O ano passado comprei um carro banal... se podia ter comprado um premium xpto? Podia... mas...

E esta reflexão não é transversal, e quando tens 10, acabas por achar que podes gastar 10+20, e a partir daí é uma bola de neve.

É o chamado lifestyle creep. E tanto serve para carros como para casas, restaurantes, animais de estimacao, viagens, roupa, gadgets, etc.

E depois dizem: "Mas isso nao é viver". Cada um tem de saber ao que dá importancia na vida. Há gente que prescinde de comer fora, outros para os quais nao interessa ter carro, há quem se vista só na Primark/Lefties, etc.

Depende do valor do carro[;)].

Cumps

Não depende do valor do carro. Depende da atitude que se tem em relação ao gastos e manter uma boa poupança, que é o tema do tópico.

Dois exemplo:

1) Alguém com 250k em cash decide comprar um carro novo. Ora, com este orçamento, poderia comprar tranquilamente um segmento E ou F por 200k e ainda sobrava 50k, mas tendo em conta o objectivo de poupança, decide estabelecer um limite de 20% = 50k para a compra do carro, e compra um segmento D. A lógica desta decisão é que é mais fácil voltar a subir a poupança dos 80% para os 100% iniciais (para mim seriam 4 anos), do que recuperar de 20% para os 100% iniciais (para mim seriam 44 anos). Isto tendo em conta uma poupança "parada" sem entrada de novos valores de poupança, para simplificar as contas.

Esta simulação permite perceber que é mais sensato comprar um segmento D, pois em 4 anos recupera a poupança, do que gastar 200k, o que demoraria 44 anos a recuperar para o mesmo valor. Ainda tem a vantagem de manter a poupança em níveis mais elevados e ter mais flexibilidade para comprar novo carro quando quiser.

2) Alguém com 10k em cash decide comprar carro novo. Mas com este orçamento, se fosse pela lógica anterior, teria de comprar algo em volta dos 2k, o que na verdade ninguém quer, pois ninguém quer ter chaços. Então decide comprar o mesmo segmento D por 50k, dando de entrada 20% = 10k e ficando a pagar em vários anos os 40k + juros.

Neste exemplo é fácil perceber que a decisão de crédito é completamente ruinosa do ponto de vista de manter uma boa poupança. Fazendo o crédito, não só elimina toda a poupança, como ainda tem de suportar juros, tem de fazer mais esforço para criar nova poupança e ainda tem de lidar com a incerteza de via a necessitar de novo carro e estar sem qualquer margem financeira. E este segundo exemplo, é o que vejo acontecer a muito boa gente.

O que é uma boa poupança?

“Alguém com 10k decide comprar carro, com 20% só pode gastar 2k... mas em vez de 2k ele decide gastar 50k...”

Obtuso Logic, what else....

Voltar
Superior