O que é uma boa poupança?

[:D]

Tenho 30, relax... [:)]

Espero aos 40 ter essa quantia, no entanto acima de 50.000€, e com as contas como tenho agora, tudo pago e uma única prestação que nem a 250€ chega, não me faz grande diferença.

O mais difícil e que me obrigou a apertar muito o cinto está feito, agora é ir vivendo e tentar ter sempre resultado positivo.[;)]

Não percebi muito bem o que querias dizer! Se tiveres acima de 50.000€ já não te faz grande diferença e não é ir atingir os 100.000 €?

Após lendo este tópico fiquei a pensar: serei o único que não recebeu casa/carro ou dinheiro dos pais?:sh)

Sabia que algumas pessoas recebiam mas não que era uma proporção assim tão grande.

Após lendo este tópico fiquei a pensar: serei o único que não recebeu casa/carro ou dinheiro dos pais?:sh)

Sabia que algumas pessoas recebiam mas não que era uma proporção assim tão grande.

Não, eu também não recebi nada e não os culpo por isso.
Mas em dois anos (desde que sai de casa dos meus pais) já comprei a minha primeira casa. A poupança é que está ruim e o NMiguel deve entender-me bem. [:)]

também não recebi
mas tinha algum dinheiro quando era mais novo (que o ganhei) e desaparece mesmo
ajuda, mas desaparece
a estudar fora por ex. dinheiro morto...
mas muitos recebem sim logo aos 18 carta + carro + curso + casa
é assim a vida!

Mto bom!

De facto assim parece. 100k aos 40 e a pagar casa e carros é impossível.

Que azar o meu q não recebi nem casa nem carro.

Isto é tudo muito bonito mas fora do mundo imaginário de alguns grosso modo tem grandes poupanças quem tem dinheiro e bens de família.

Achar que alguém que tenha um salário acima da média tipo 2500 euros com filhos e a viver em Lisboa achar que conseguem grandes poupanças no final do mês que façam real diferença no futuro é uma completa ilusão.

Mto bom!

De facto assim parece. 100k aos 40 e a pagar casa e carros é impossível.

Que azar o meu q não recebi nem casa nem carro.

Tenho um exemplo muito próximo de uma pessoa que ainda não tem 40 anos (está perto) e tem bem mais de 100k vivendo sozinha isto em Portugal.
Aos 18 anos os pais pagaram-lhe a carta e acho isso uma coisa normal.
Os estudos também foram suportados pelos pais, sempre em ensino público.
Licenciou-se e aos 22 anos começou a trabalhar.
Permaneceu ainda alguns anos na casa dos pais fazendo o seu bolo.
Em 2007 resolveu comprar a sua própria casa (na altura seria para ser uma "aventura" a 2, que acabaria por não se concretizar e avançou alone), um T2 perto do trabalho e não muito caro.
Deu apenas cerca de 10% na altura de entrada, e apanhou 0,25% de spread e paga 0% de juros à uns anos e já deve apenas metade do valor da casa. Abateu algum capital nos primeiros anos.
Tem o seu segmento C a gasosa que comprou novo, mas penso que no máximo terá sido 20K €, não comprou nenhum carro de 50K ou mais euros.
-> Não tem filhos com que gastar dinheiro.
Ganha bem, mas não MUITO, gasta menos de metade do que ganha por mês, sem dúvida.
Faz uma vida normal de uma pessoa comum sem entrar em euforias.

Tenho um exemplo muito próximo de uma pessoa que ainda não tem 40 anos (está perto) e tem bem mais de 100k vivendo sozinha isto em Portugal.
Em 2007 resolveu comprar a sua própria casa (na altura seria para ser uma "aventura" a 2, que acabaria por não se concretizar e avançou alone), um T2 perto do trabalho e não muito caro.
Deu apenas cerca de 10% na altura de entrada, e apanhou 0,25% de spread e paga 0% de juros à uns anos e já deve apenas metade do valor da casa. Abateu algum capital nos primeiros anos.
Tem o seu segmento C a gasosa que comprou novo, mas penso que no máximo terá sido 20K €, não comprou nenhum carro de 50K ou mais euros.
Ganha bem, mas não MUITO, gasta menos de metade do que ganha por mês, sem dúvida.
E no final de contas para que servirá tanta poupança se se vive como se ganhasse metade?

Chegar a velho cheio de massa?

Acho que para tudo tem que haver meio termo.

E os que vivem com pais\avós e não gastam nada. Ordenado todo guardado.
Quando andava na fac. um tinha bolsa 600 e guardava tudo. Provavelmente no fim de lic 4 anos e mestrado 3 mais umas tretas saiu de lá com curso e 35\40$k.apr:)

Mas a qualidade de vida de viver com menos de metade do rendimento depende obviamente do total do rendimento!

Gastar 750 quando se recebe 1500 é, na minha opinião, pior do que gastar 1500 quando se ganha 3000, que por sua vez é pior que gastar 2000 quando se ganha 4000.

E os que vivem com pais\avós e não gastam nada. Ordenado todo guardado.
Quando andava na fac. um tinha bolsa 600 e guardava tudo. Provavelmente no fim de lic 4 anos e mestrado 3 mais umas tretas saiu de lá com curso e 35\40$k.apr:)

600 euros de bolsa? Há bolsas de estudo de 600 euros em Portugal?

Mas achas que tem ou sabes que tem?

Apenas com poupança consegue dar entradas para casa, abater créditos habitação, tem os gastos normais, compra carros a pronto, apenas ganha bem e com os gastos normais ainda poupa metade do que ganha? isto tudo em 15 anos?

Viaja?

Isso parece um bocado bom para ser verdade sinceramente conseguir poupar isso tudo, ter os gastos diários pagar credito habitação e mesmo assim ainda andar a abater creditos e ter uma vida normal

Consegue poupar uns 1000 mes durante 8 anos? Começa a trabalhar aos 22 e passado pouco tempo consegue dar entradas para casa e pagar carros a pronto? Parece-me que sem ajudas isso é um pouco dificil

Última edição:
E no final de contas para que servirá tanta poupança se se vive como se ganhasse metade?

Chegar a velho cheio de massa?

Acho que para tudo tem que haver meio termo.

Vai-lhe servir de muito. [;)]
Sabe que está em risco de perder o emprego brevemente. Receberá alguma indemnização e depois o que tinha de ganha pão perto de casa desaparece.
Se tivesse zero de poupança e vivesse cheia de créditos/dividas podia agora vir a ficar numa situação delicada.

Mas achas que tem ou sabes que tem?

Apenas com poupança consegue dar entradas para casa, abater créditos habitação, tem os gastos normais, compra carros a pronto, apenas ganha bem e com os gastos normais ainda poupa metade do que ganha? isto tudo em 15 anos?

Viaja?

Isso parece um bocado bom para ser verdade sinceramente conseguir poupar isso tudo, ter os gastos diários pagar credito habitação e mesmo assim ainda andar a abater creditos e ter uma vida normal

Consegue poupar uns 1000 mes durante 8 anos? Começa a trabalhar aos 22 e passado pouco tempo consegue dar entradas para casa e pagar carros a pronto? Parece-me que sem ajudar isso é um pouco dificil

Sei que tem.
São 18 anos de trabalho já.
Na fase em que esteve na casa dos pais não tinha praticamente gastos, tirando alguma roupa e gasolina. Nessa altura andava num carro velho da família. Quando começou a trabalhar também já tinha algum dinheiro, de poupanças de infância e adolescência.
Não costuma viajar para fora do pais, tirando um ano.

Para quem não está habituado a ter dinheiro, infelizmente não percebe que o dinheiro(a poupança) a partir de certo nível gera mais dinheiro e mais poupança e mais rendimento...

Voltar
Superior