O que é uma boa poupança?

Sei que tem.
São 18 anos de trabalho já.
Na fase em que esteve na casa dos pais não tinha praticamente gastos, tirando alguma roupa e gasolina. Nessa altura andava num carro velho da família. Quando começou a trabalhar também já tinha algum dinheiro, de poupanças de infância e adolescência.
Não costuma viajar para fora do pais, tirando um ano.

Para quem não está habituado a ter dinheiro, infelizmente não percebe que o dinheiro(a poupança) a partir de certo nível gera mais dinheiro e mais poupança e mais rendimento...

18 anos de trabalho não são 18 a ganhar bem, salvo casos especiais no inicio ganha-se menos tens as despesas em combustivel, comida, roupa, saidas, jantares, etc e mesmo assim ela conseguiu poupar o suficiente para dar para entradas, despesas de compras de casa e comprar carros a pronto, mobilias, etc e mesmo assim não afectou em nada as poupanças e continuaram sempre a aumentar e deu para abater creditos e as despesas diárias, e continuaram na mesma a aumentar estando 18 anos já acima dos 100000 com tudo o resto?

Sem ajudas desculpa mas parece-me dificil.

Não quer dizer que seja impossivel mas acho muito dificil isso.

Um daqui ganha uns 700~~800. Vive com os pais, os pais pagam tudo em casa (agua, luz, comida, net). Sai de casa vai para o trabalho e volta para casa. Nunca o vi num café, nada. Poupa tudo se quiser. Que é o que decerto faz.
Outros 2 tb vivem com os pais ( que sao ricos ) e poupam tudo se quiserem e ainda vao ficar ricos quando os pais morrerem!

[;)]

Existe pessoal com € a comer arroz com atum!
Poupanças hardcore!

Tenho um exemplo muito próximo de uma pessoa que ainda não tem 40 anos (está perto)
Em 2007 resolveu comprar a sua própria casa
Faz uma vida normal de uma pessoa comum sem entrar em euforias.

Sei que tem.
Na fase em que esteve na casa dos pais (até aos 30!) não tinha praticamente gastos, tirando alguma roupa e gasolina. Nessa altura andava num carro velho da família. Quando começou a trabalhar também já tinha algum dinheiro, de poupanças de infância e adolescência.
(Para quem não está habituado a ter dinheiro, infelizmente não percebe que o dinheiro(a poupança) a partir de certo nível gera mais dinheiro e mais poupança e mais rendimento...
Concordo!)

Isso não é bem uma vida normal.

Última edição:
18 anos de trabalho não são 18 a ganhar bem, salvo casos especiais no inicio ganha-se menos tens as despesas em combustivel, comida, roupa, saidas, jantares, etc e mesmo assim ela conseguiu poupar o suficiente para dar para entradas, despesas de compras de casa e comprar carros a pronto, mobilias, etc e mesmo assim não afectou em nada as poupanças e continuaram sempre a aumentar e deu para abater creditos e as despesas diárias, e continuaram na mesma a aumentar estando 18 anos já acima dos 100000 com tudo o resto?

Sem ajudas desculpa mas parece-me dificil.

Não quer dizer que seja impossivel mas acho muito dificil isso.

Sim logo ao inicio foi quando ganhava menos quando estava na casa dos pais
A entrada como disse até foi modesta por opção, foi apenas 10%. Preferiu na altura guardar mais dinheiro e rentabiliza-lo.

O que não é uma vida normal? Quando estava na casa dos pais o não pagar comida, renda, água, luz, gás e andava num carro velho?
Sim, teve lá até ~aos 30 por aí.

Vida "normal" para muitos aqui é sair x vezes por semana pros copos, ir almoçar e jantar fora varias vezes, fazer pausas de café na pastelaria, ir de ferias 4 vezes por ano (pelo menos) e varias escapadinhas. Não esquecer ir ao cinema, comprar gadgets e afins.

Vi por aí uma estatística que menos de 1% das contas particulares tinham mais de 100K€. Parece-me que este 1% está quase todo neste forum...

Também li algures que 25% das pessoas mente no Facebook. Ora, no Facebook as pessoas estão bem identificadas, não é anónimo. Agora imagina como será num fórum anónimo![;)]

E no final de contas para que servirá tanta poupança se se vive como se ganhasse metade?

Chegar a velho cheio de massa?

Acho que para tudo tem que haver meio termo.
O meio termo é exactamente o que ela faz para gastar apenas metade.

Imagina alguém a ganhar 2.000 e a fazer vida como se ganhasse 1.000. Na verdade teria sempre de fazer vida de 1000 se ganhasse apenas 1000, por isso a lógica é encarar os 1000 adicionais como bônus e aplicar em poupança.

Sei que tem.
Na fase em que esteve na casa dos pais não tinha praticamente gastos, tirando alguma roupa e gasolina. Nessa altura andava num carro velho da família. Quando começou a trabalhar também já tinha algum dinheiro, de poupanças de infância e adolescência.
Não costuma viajar para fora do pais, tirando um ano.

Para quem não está habituado a ter dinheiro, infelizmente não percebe que o dinheiro(a poupança) a partir de certo nível gera mais dinheiro e mais poupança e mais rendimento...
Este último parágrafo deve explicar muito. Quando temos capital a gerar rendimentos de salários extra, percebemos melhor a importância e utilidade da poupança.

Sim logo ao inicio foi quando ganhava menos quando estava na casa dos pais
A entrada como disse até foi modesta por opção, foi apenas 10%. Preferiu na altura guardar mais dinheiro e rentabiliza-lo.

Vida "normal" para muitos aqui é sair x vezes por semana pros copos, ir almoçar e jantar fora varias vezes, fazer pausas de café na pastelaria, ir de ferias 4 vezes por ano (pelo menos) e varias escapadinhas. Não esquecer ir ao cinema, comprar gadgets e afins.

Não; Vida normal no sentido de ser comum ou normal/habitual. Não é comum normal/habitual/comum viver como eremita até quase aos 30 anos, muito menos na geração que tem hj 40 e menos anos.

Andar com carro velho de familia (lá está, a despesa de carros pesa muito) aos 30 não é comum.

Vi por aí uma estatística que menos de 1% das contas particulares tinham mais de 100K€. Parece-me que este 1% está quase todo neste forum...

1% é muita conta ainda em numero.
E só são contabilizadas nessa estatística se os 100k ou mais numa mesma conta.

Quem tiver contas em 3, 4, 5 locais distintos com a massa espalhada nem cai nesses números. [;)]

Também li algures que 25% das pessoas mente no Facebook. Ora, no Facebook as pessoas estão bem identificadas, não é anónimo. Agora imagina como será num fórum anónimo![;)]

Quero acreditar que não estás a querer dizer que inventei esta história. [;)]

O meio termo é exactamente o que ela faz para gastar apenas metade.

Imagina alguém a ganhar 2.000 e a fazer vida como se ganhasse 1.000. Na verdade teria sempre de fazer vida de 1000 se ganhasse apenas 1000, por isso a lógica é encarar os 1000 adicionais como bônus e aplicar em poupança.

Este último parágrafo deve explicar muito. Quando temos capital a gerar rendimentos de salários extra, percebemos melhor a importância e utilidade da poupança.

Alguém que percebe e entende um bocadinho a coisa. [;)]

Mas infelizmente são poucos. :(

Alguém que percebe e entende um bocadinho a coisa. [;)]

Mas infelizmente são poucos. :(
Mas ainda bem que assim é porque para o capital gerar rendimento tem de existir procura de capital. Se todos ocupassem a coisa caía.

Acho que que não façam poupança e gastem tudo... ha ha

Voltar
Superior