O que é uma boa poupança?

2 dias com uso intenso um smartphone?

Não é atender a chamada da mãe duas vezes por dia para ires para casa jantar que faz disso um uso intensivo.

Não existe baterias para smartphone que durem dois dias com uso intensivo. Falo com conhecimento de causa. Se não sabes o que é uso intensivo então sugiro a pesquisares melhor.

Começaste bem, mas estás a descair-te muito nestes últimos posts. Nota-se muito ressabiamento e relação ao que os teus colegas/amigos possuem ou não. O resto é treta de quem tem um ecran a tapar a cara.

Fica a dica ;)
Um smartphone com 9h de écran de uso não dá para dois dias? Vê quanto dura de écran o teu durante uma carga.

Bem...vou escrever este post com um sentimento misto, o risco de ser mal interpretado é grande....mas cá vai...

Falando sem tabús, juntei o montante "mágico " que tanto se fala pela primeira vez em torno dos 38, dos 38 aos 45 juntei mais 2x esse montante....atualmente no banco tenho muito pouco, investi tudo em tijolo!

Apesar de nos últimos anos ter aumentado o rendimento consideravelmente, a verdade é que nunca alterei o meu estilo de vida. Não faço grande esforço para poupar, sou um gajo simples que não dá valor a hotéis 5 estrelas nem restaurantes Michelin.....compro carros usados porque considero os novos dinheiro mal gasto.
Basicamente faço a vida que gosto e que me faz feliz.

A parte a bold é excelente. [;)]
Eu em tijolo tenho tb ~ 3 centenas, mas infelizmente para mim são mais passivos que activos. :sh)

@00bjz000

nao so escreveste mal da outra vez como agora escreveste algo completamente diferente [:)]

A sério?!

Epá... então simplificando...

Dos rendimentos que tenho, guardo sempre uma pequena parte ou uma grande parte para a poupança...

Do salário... faço duas poupanças... uma de x€ mensal (eu e a minha mulher) e outra de x mensal (só eu).
Dos aniversários e natais... outros x € anuais.
Do reembolso do IRS... outros x € anuais.
E dos subsídios outros x € anuais.

E depois vou gerindo a % desse rendimento que vai para poupança e a que vai para reforçar os depósitos à ordem.

Exigindo-me sempre poupança anual de 10% do rendimento anual.

E quando posso, abatendo CH.

Assim acho que já se percebe melhor.

Última edição:
eu nao estava a dizer que era imcompreensivel, estava a dizer que o que tinhas escrito paginas atrás e agora são duas coisas completamente diferentes.

10% depende dos rendimentos que tiveres, se tiveres bons rendimentos e forem apenas os dois acho pouco.

Ganhas 200€/mês e poes de lado 100€/mês.
Desses 100€ que pões de lado é melhor ter tudo junto e ir tirando à medida que for preciso(por exemplo seguro só carro, pneus e.t.c)
ou
meter 70€/mês numa conta e todos os meses acrescentar 70€ e os restantes 30€ meter num mealheiro para as despesas previstas.

Resumindo, dividir a poupança em duas partes, 1 para as despesas previstas e outra para poupar mesmo.
A poupança não deve ser usada para despesas previstas, mas sim imprevistas.

Normalmente 3 tipos de poupança são um bom método. Poupança acessível para despesas não extraordinárias e não previstas, como um eletrodoméstico avariado e afins, ou uma avaria no carro. Poupança de médio prazo, para um carro, casa, ou outro investimento de maior valor. E em terceiro uma poupança de fundo que nunca se mexe e que o objectivo seja usar se necessário na reforma, ou na situação de necessidade limite, como desemprego prolongado ou uma doença.

10% para acumular na poupança... porque se conseguir 20% meto parte em amortização de CH.

Eu não sei o que são bons rendimentos...

Mas tenho para mim uma vontade indómita de ter guardado 50K. Só a partir daí é que abrandarei o nível de acumulação.

(eu não me apercebi de grande diferença nos dois posts... mas admito que estavam mal escritos e que com isso transmitissem mensagens divergentes).

até podem ser previstas mas a longo prazo tipo comprar uma casa.

tb concordo que poupar para despesas a curto/medio prazo nem se pode chamar de poupança portanto eu separava os dois...

10% para acumular na poupança... porque se conseguir 20% meto parte em amortização de CH.

Eu não sei o que são bons rendimentos...

Mas tenho para mim uma vontade indómita de ter guardado 50K. Só a partir daí é que abrandarei o nível de acumulação.

(eu não me apercebi de grande diferença nos dois posts... mas admito que estavam mal escritos e que com isso transmitissem mensagens divergentes).

se forem os 2 com rendimentos superiores a 1000 líquidos e sem filhos, supondo que uma prestação de 350€ do CH, poupar 10% acho pouco.

agora se já tiverem uma boa base de poupança para enfrentar imprevistos futuros >100k nem precisam de poupar muito e vivam a vida... e aí 10% não é mau.

ha muitas variaveis.

1000 x 14.

ah e o que amorteces no CH antes do tempo eu consideraria como poupança, pode não ser em dinheiro mas é património na mesma.

Última edição:
se forem os 2 com rendimentos superiores a 1000 líquidos e sem filhos, supondo que uma prestação de 350€ do CH, poupar 10% acho pouco.

agora se já tiverem uma boa base de poupança para enfrentar imprevistos futuros >100k nem precisam de poupar muito e vivam a vida... e aí 10% não é mau.

ha muitas variaveis.

Compreendo, mas existem filhos e custos fixos superiores ao rácio que aí colocaste.

Ainda assim, se conseguir poupar 10% ao ano, fico muuuuito satisfeito.

Compreendo, mas existem filhos e custos fixos superiores ao rácio que aí colocaste.

Ainda assim, se conseguir poupar 10% ao ano, fico muuuuito satisfeito.

como disse, se..., se... e se...

se não se aplicam só vendo a big picture...

agora... uma coisa é certo o que amorteces no CH antes do tempo eu consideraria como poupança...

como disse, se..., se... e se...

se não se aplicam só vendo a big picture...

agora... uma coisa é certo o que amorteces no CH antes do tempo eu consideraria como poupança...

Isso depende da taxa de juro que se tem, eu tenho spread+euribor quase nos 0,65%.
Muito mal pensado amortizar no meu caso por exemplo.[:D]

O que é uma boa poupança?

Com que idade é que começaram a ter um intuito maior de poupar?
Eu sempre tentei poupar algum como é lógico, mas dos meus 19(quando comecei a trabalhar) aos 25 estoirei muito dinheiro em carros e bicicletas(btt e ciclismo são desportos muito consumistas para quem quer ter algum material bom). Agora estou mais focado na poupança desde os 26/27 e com os resultados que vejo estou a ficar mais "agarrado" ao dinheiro [:D]

14 ou antes.

As prendas eram religiosamente guardadas.

O q sobrava da quantia diária q me davam idem.

Nk tive mesada. Pedia todos os dias uma quantia razoável para os gastos previstos. O q sobrava guardava.

Só me lembro de comprar um Festina quando tinha 16 ou 17 anos.

Posso ter comprado uma ou outra coisa mas não me lembro.

Dps comprei o meu carro com 27. Tenho-o há 10 anos e é para manter! Foi comprado 80% com poupança minha mas tb já com rendimentos do trabalho.

Por aqui spread+euribor está nos 0,326% [kiss]

Quando estiver a acabar o meu período de carência tenho mesmo de ver quais são as taxas do meu empréstimo. Já pensei em começar já a fazer uma simulação noutros bancos para ver se compensava mudar o crédito habitação, mas há logo algo a prender que é a minha empresa pagar por um banco fixo à escolha deles, e da minha empresa, outro. Mas logo se vê. Se houver cá entendidos, cá estarei para tentar esclarecer algumas dúvidas.

Quando estiver a acabar o meu período de carência tenho mesmo de ver quais são as taxas do meu empréstimo. Já pensei em começar já a fazer uma simulação noutros bancos para ver se compensava mudar o crédito habitação, mas há logo algo a prender que é a minha empresa pagar por um banco fixo à escolha deles, e da minha empresa, outro. Mas logo se vê. Se houver cá entendidos, cá estarei para tentar esclarecer algumas dúvidas.
Agora já não se consegue os valores de spread que se conseguia em 2005.
Uma coisa que nunca tive interesse foi em períodos de carência, com isso só pagas juros e não amorteces nada no montante.
Existia créditos habitação com oferta de período de carência por 5 anos, basicamente o que acontecia é que a pessoa estava esses 5 anos sem amortizar o montante pedido e só estava a pagar juros. Isto é um grande negócio mas para os bancos.

Voltar
Superior