O que é uma boa poupança?

Concordo. 100%!

A melhor forma que tenho de ajudar, é dando cultura e informação. A minha teoria é que dar dinheiro de mão beijada só estraga.

O meu puto de 4 anos sabe que tem de trabalhar (arrumar o quarto dele, arrumar o prato, lavar os dentes) para receber moedas, depois os gelados, bolos e carrinhos saem das moedas dele! E já pensa duas vezes no supermercado quando quer um carrinho, será que vale a pena gastar todas as moedas .

Vejo "crianças" de 25 e 30 anos hoje em dia que não têm metade dessa disciplina financeira... O papa dá sempre mais!
Não sei que estratégia vou adoptar com os meus. Mas esta parece-me demasiado cínica.
Concordo com as recompensas pela execução de tarefas, mas no fundo não fazem mais do que a sua obrigação. Quanto a recompensas, merece uma reflexão e controlo importantes. Com a tua estratégia, basicamente "ilibas-te" desse controlo, ele que gira o seu dinheiro e pronto. Se aceito isso a partir da adolescência, não sei até que ponto será benéfico em idade tão jovem.

Atenção que não estou a censurar, nem tão pouco li sobre o assunto ou tenho opinião formada. Ainda tenho algum tempo!

Edit, não sei se ficou claro mas esta minha reflexão é sobre a infância. Sobre a adolescência e adultos jovens já sou completamente a favor da tua postura!

Concordo. 100%!

A melhor forma que tenho de ajudar, é dando cultura e informação. A minha teoria é que dar dinheiro de mão beijada só estraga.

O meu puto de 4 anos sabe que tem de trabalhar (arrumar o quarto dele, arrumar o prato, lavar os dentes) para receber moedas, depois os gelados, bolos e carrinhos saem das moedas dele! E já pensa duas vezes no supermercado quando quer um carrinho, será que vale a pena gastar todas as moedas .

Vejo "crianças" de 25 e 30 anos hoje em dia que não têm metade dessa disciplina financeira... O papa dá sempre mais!

Tenho muitas dúvidas quanto a esses métodos de educação. Tenho uns grandes amigos cujos filhos funcionam dessa maneira. Ao longo dos anos vi-os transformarem-se em pequenos (agora grandes) mercenários. Não arrumam o quarto porque é certo arrumar o quarto e aliviar as tarefas caseiras dos pais. Fazem-no para poderem ir ao McDonalds ao fim de semana. Nas férias ajudam na cozinha para poderem ir à discoteca. Não me parece nada saudável.

Tenho muitas dúvidas quanto a esses métodos de educação. Tenho uns grandes amigos cujos filhos funcionam dessa maneira. Ao longo dos anos vi-os transformarem-se em pequenos (agora grandes) mercenários. Não arrumam o quarto porque é certo arrumar o quarto e aliviar as tarefas caseiras dos pais. Fazem-no para poderem ir ao McDonalds ao fim de semana. Nas férias ajudam na cozinha para poderem ir à discoteca. Não me parece nada saudável.

Os meus pequenos também já têm alguma noção do dinheiro, mas concordo que recompensas em função do trabalho básico não fazem sentido. Arrumam a mesa e o quarto porque também vivem em casa. Se receberem um "prémio" de vez em quando é porque gosto deles e acho que merecem. Mas nunca para "pagar" trabalho.

Os meus pais tinham esse método para comigo e meus irmãos, e o resultado não foi dos melhores...
Habituar uma criança a receber em troco de uma tarefa é do piorzinho que pode haver. Á medida que vai crescendo vai exigindo mais por menos tarefas e só faz se fôr pago.
A lida da casa tem que ser feita por todos, é uma obrigação e não tem que haver recompensa monetária por isso. Recompensa afetiva, sim!
Umas simples palavras trazem muito mais recompensa do que umas moeditas..

Cada caso é um caso... Não existem formas melhores de educação. É conforme o contexto e o tipo de criança...
Eu não tenho sistema de recompensa. Ou seja, não existe correspondência entre fazerem as tarefas deles e dinheiro.
Porém, tb não posso afirmar que os resultados sejam satisfatórios pois é preciso andar sempre a mandar e relembrar...[:D]

Lá por casa nunca houve recompensa directa em valores monetários. Ter bons resultados escolares, por exemplo, era a obrigação deles visto que não faziam mais nada.
Os meus pais é que acabavam por contribuir lhes manter os cofres recheados pelo que, de certo modo, me dispensaram dessa tarefa. [:D]

Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...

Isso dos pais pagarem curso, 1º carro e sobretudo ajuda para a compra da casa e pagamento do casamento é uma coisa muito latina.

Faz-me particularmente confusão o casamento, mas já de sabe que as pessoas adoram mostrar aos outros que é aquilo que um casamento é, nomeadamente os paizinhos mostrarem a toda a gente que estão muito bem.

Claro que há quem pague o seu próprio casamento, mas em PT dos exemplos que vejo é uma clara minoria.

Cada caso é um caso... Não existem formas melhores de educação. É conforme o contexto e o tipo de criança...
Eu não tenho sistema de recompensa. Ou seja, não existe correspondência entre fazerem as tarefas deles e dinheiro.
Porém, tb não posso afirmar que os resultados sejam satisfatórios pois é preciso andar sempre a mandar e relembrar...[:D]

Sem querer mandar grandes bitaites acho que é um bocado por aqui, depende do feitio da criança, além de outros fatores intrínsecos à família em questão.

O problema é quando há mais que um filho ao barulho e por um lado são diferentes e requerem abordagens diferentes, mas por outro lado um dos filhos pode achar que está a ser desconsiderado e ou prejudicado mesmo que possa não ser essa a intenção dos pais.

Isso dos pais pagarem curso, 1º carro e sobretudo ajuda para a compra da casa e pagamento do casamento é uma coisa muito latina.

Faz-me particularmente confusão o casamento, mas já de sabe que as pessoas adoram mostrar aos outros que é aquilo que um casamento é, nomeadamente os paizinhos mostrarem a toda a gente que estão muito bem.

Claro que há quem pague o seu próprio casamento, mas em PT dos exemplos que vejo é uma clara minoria.

Sem querer mandar grandes bitaites acho que é um bocado por aqui, depende do feitio da criança, além de outros fatores intrínsecos à família em questão.

O problema é quando há mais que um filho ao barulho e por um lado são diferentes e requerem abordagens diferentes, mas por outro lado um dos filhos pode achar que está a ser desconsiderado e ou prejudicado mesmo que possa não ser essa a intenção dos pais.

Discordo que seja uma coisa latina.
Então no casamento não concordo nada, em diversas culturas desde orientais a anglo-saxónicas o casamento é pago pela família.
Para mim todas as abordagens são boas desde que o resultado seja satisfatório.

Gavela,

Aqui uma simulação com cerca de 5/10% rentabilidade anual, reforços de 50€ mensais.

Interessante[kiss]

Screenshot_20180819-120759.png

Não aparece na imagem, mas é a 18 anos.

Boas
Que produto é esse?

Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...

Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...

Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..[:D]

Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...

Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.

Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.

Isso é contas para quem fica na terra Natal, e não tem de andar a pagar quarto/refeições/viagens/etc, nem a comprar material (dependerá do curso).

Isso é contas para quem fica na terra Natal, e não tem de andar a pagar quarto/refeições/viagens/etc, nem a comprar material (dependerá do curso).

Sim, como é óbvio. Mas para quem mora na zona de Lisboa essa é a realidade na maior parte das vezes. Eu pagava passe, almocava na cantina, comprava uma sebentas e estavam os gastos académicos feitos. Um L123 custa 50€, a cantina deve ser uns 60€ por mes a almocar lá todos os dias e as sebentas sao uns 20€/mes (se tanto), isto dá 160€/mes. Se fizermos a 12 meses (e há meses em que nao se vai para a faculdade tao frequentemente ou que dá para almocar em casa) dá 1920€/ano. Dá uma despesa de 5760€ ao fim dos 3 anos da licenciatura. A somar aos 3189€ das propinas, dá 8949€, cerca de 9000€.

Voltar
Superior