Não podia ter sido de outra forma...? Isso faz zero sentido. Casar custa 150-200€? Não sei ao certo quanto custa a certidão.
Era só poupares uns trocos do primeiro salário.
Isto para dizer que acho essa afirmação absurda. O problema é que tu e a tua esposa quiseram festa para a família e quiseram casar quando ainda não tinham estabilidade financeira para tal.
Eu paguei o meu casamento todo do meu bolso. Fizemos tudo o que queríamos. Mas se calhar não fizemos com o luxo que todos vêem no Instagram.
Quem me lê aqui é capaz de ficar a achar que eu tenho problema com o casamento (embora seja algo que pessoalmente não me atraí mm nada, por inúmeras razões que não são para aqui chamadas, muitas delas se calhar até pouco óbvias) mas na verdade não tenho.
Quem quer e gosta força nisso. Nada contra. E mm quem o faz pq quer mostrar, força tb nisso. Sejam felizes como queiram.
O que me faz confusão é montes de gente (sobretudo mulheres, perdoem-me a generalização) dizerem aos 7 céus que sonham em casar isto e aquilo e o outro e altos filmes. Mas depois, claro, não são capazes de nenhum sacrifício para tal, neste caso poupar para tal ou então (que seja) juntar algum e pedir um crédito pessoal para o restante (que facilmente se abate com as prendas, ou pelo menos uma boa parte).
Querem smp tudo, ms smp tudo com o dinheiro dos outros. Este tipo de mentalidade faz-me imensa confusão. Se querem assim tanto e é o vosso sonho (e ainda por cima dp com as prendas possivelmente ainda cobrem as despesas ou talvez até tenham lucro) pq não conseguem fazer o sacrificio ?
No fim é um dia de festa e ainda têm uma viagem de sonho possivelmente oferecida.
Mas claro que não chega, é na base do "eu quero, eu quero, eu quero" e é normal e aceitável que os pais/sogros paguem tudo para todo o smp. Como já disseram aqui, 1º é o casamento, dp renda (arrendada) da casa, dp uma boa entrada para a casa (ou metade do valor, valor esse que daria para um bom apt ms claro, fixe fixe é casas de meio milhão com pouco mais de 2k liq na soma do casal [

]), dp é carro, dp é o colégio do filho(a) e por aí adiante.
No fim, como em casos que eu vi, depois dos paizinhos terem entrado com uns 25k (para uma "festazita" de um dia é preciso recordar) ainda têm um lucro limpo em prendas de 20k mais uma viagem de 7k oferecida pelos padrinhos.
Tu e a tua esposa sim têm o meu respeito, isso sim é querermos mm algo e fazer por isso em vez de querer tudo ms esperar smp que os outros larguem a nota.
Aliás, os filhos casam com grandes festas, porque é à conta das poupanças dos papás... [

]
Nunca me irei meter em tal despesa.
O problema é que a maioria deste pessoal se fosse do próprio bolso nem sequer casavam pq dp ia ser uma festa pobre e não ia causar impacto. E para isso mais vale não casar.
Não percebes nada disto [

][

]
Quando o casamento é pago pelos pais, costuma ser possível juntar uma bela quantia tendo em conta as prendas.
Conheço quem tenha comprado carro ou dado entrada para uma casa com a importância arrecadada com o casamento.
Obviamente, casos desses é às pazadas. Dito isto, nestes casos comp€nsa casar.
BTW sobre o assunto casamento (válido para toda a gente), recomendo:
https://www.youtube.com/watch?v=O5BeLinyfpg
foi? olha que no titulo do topico da compra de casa, aparecia, "ainda não espere"... quando já estavam ao dobro do preço aparecia "compre agora mercado ao rubro" lol
se fosse a ouvir a este forum...
Disse precisamente isso no meu post anterior [

]
Casar pela igreja , com direiro a copo de água não fica por 200€...
Em relação ao casamento.....fui obrigado a casar[

] já que ninguem me mandou brincar com o que não devia....
Era um sonho da Maria casar pêla igreja e fazer copo de água, bem modesto por sinal, a mim não me custou nada satisfazer esse gosto pessoal e nunca me arrependi.
Gostava que todas as minhas filhas casassem pêla igreja, mas isso cabe a elas decidirem.
Por acaso qdo estava a "implicar" ctg estava mm com um feeling que tinha acontecido isso de seres "obrigado" (engravidaste a Maria não?). Em famílias mt religiosas o pessoal nao pode viver junto se nao tiver casado, o que respeito atenção, mas na minha opinião é a receita perfeita para o desastre pq é a viver junto que mt coisa vem ao de cima e dp o nó está dado (sim há divórcios, ms é smp chato).
Mas além disto que, para mim, é quase o mm que casar sem pinar antes (ou o mm que comprar um carro sem TD...), o pessoal casar novo por mais religiosa que seja a família não deixa de ser tb pelas familias pagarem.
Pq se os paizinhos "obrigassem" mas não pagassem o pessoal mandava lgo o casamento e os paizinhos à m€rda. Exceto, claro, se forem c0n@s daqueles que aos 40 anos ainda são os pápas que decidem tudo.
É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.
Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom :sh):sh):sh).
Sabes mt bem que os teens nos states não usam esse guito para ir para a faculdd, até pq como disse o André e bem isso são peanuts no quadro geral.
Usam-no para o mm que tu usavas, simplesmente bulem e bebem canecos ao mm tempo no verão. A diferença é que, tipicamente, não são os pais a largarem a nota.
É uma questão cultural, sobretudo. Eu talvez por ver mts séries filmes etc. desde smp e ter bebido mt da cultura deles smp achei isto normal e até por uma questão de humildade achei que devia fazer algo. Tb para saber que não queria servir às mesas para smp, o que como é óbvio se confirmou.
Não que tudo esteja bem nos EUA, claro, mas nisto acho que temos mt a aprender com eles.