O que é uma boa poupança?

Coisas básicas. Com 1 euros compras umas duas costeletas de porco, 25 cêntimos compras meio quilo de esparguete, 50 cêntimos uma cerveja e 50 cêntimos duas peças de fruta. E ainda podes meter 75 cêntimos para despesas varias como o gás, molhos, temperos, etc.

Mas vocês não cozinham? Porra, eu faço almoços de 20 euros mas sei bem o que custam as coisas. E sei o quanto mais barato fica em casa.
Cozinho todos os dias.
Mas gasto um pouco mais que isso...
€1 duas pequenitas... uma vá lá (...)
Não é assim tão barato.

Acho que o primeiro passo para poupar é desvalorizar o valor que atribuímos ao dinheiro.

Há tanta coisa que à primeira vista parece que traz felicidade e depois do dinheiro gasto afinal não acrescentou nada.

Esta gestão é o foco principal.

Com 200K nem a 1% líquidos chegam para 5 anos.

Mas a questão é se com esses 200K já "oferecem" mais do que o tradicional.

Ex - conta a prazo no banco X para público em geral - 0.7%

Chegas lá com os 200K e "oferecem-te" 1%.

Conheço casos com 100K ou mais no banco e oferecem o mesmo que a quem tem 20K ou 30K.

A minha questão vai neste sentido.

Há menos de 10 anos atrás com 100k davam-te uns 6% brutos anuais com prazo de 10 anos.
Isto em depósito a prazo banal, sem riscos.

Última edição:

Conheço casos com 100K ou mais no banco e oferecem o mesmo que a quem tem 20K ou 30K.

Há menos de 10 anos atrás com 100k davam-te uns 6% brutos anuais com prazo de 10 anos.

Certo, em 2011 quando estavam à rasca para obter dinheiro (com juros altos lá fora) por exemplo com valores > 50K já davam 6% ou próximo disso. Acho é que não era para prazos tão alargados!!!
Hoje em dia tenhas 100K ou 200K é igual a ter 1000€. Pode haver alguma diferença é apenas nos depósito promocionais para angariar novos clientes por prazos curtos ex: 3 meses.

Sim, com 200k ou 300k a oferta é exactamente a mesma do que em valores mais baixos. É ridículo mas é assim.

E também em 2011/2012 houve uma coisa tão boa (superior aos depósitos dos bancos), com uma taxa de 7,1% para um prazo de 10 anos, que eu na altura me passou ao lado. [8b]

Exemplo de carteira:

3T1L9bY.png

Sem duvida em 2010 quando o meu pai se reformou colocou salvo erro 100k numa conta a prazo normal a render e dava salvo erro 3k por ano já limpos hoje não dá mesmo na CGD por exemplo por 100k queriam agora à pouco tempo dar-lhe de juros 0,1%[:D]

Sem duvida em 2010 quando o meu pai se reformou colocou salvo erro 100k numa conta a prazo normal a render e dava salvo erro 3k por ano já limpos hoje não dá mesmo na CGD por exemplo por 100k queriam agora à pouco tempo dar-lhe de juros 0,1%[:D]

A banca é um cancro (infelizmente) necessário.

Voltar
Superior