O que é uma boa poupança?

O que é uma boa poupança?

Subscrevendo agora neste momento, com 100K qualquer produto da divida pública, seja certificados de aforro (série E) ou os CTPC (Certificados do Tesouro Poupança Crescimento), com taxas de menos de 0,7% e de 0,75% respectivamente ao fim do 1º ano nem metade dos 1200€ líquidos se consegue.

Por outro lado, 50K aplicados à 4 anos atrás nos CTPM, o rendimento do 4º vai dar quase 2500€ limpos neste ano. Mas aplicações destas não existem mais. :(

Se fizeres as contas ao tempo máximo dá-te quase 1% líquido como valor médio. E ainda acresce o potencial prémio de 0,4% do PIB a partir do segundo ou terceiro ano. Não é mau de todo.

Na altura havia quem dissesse q os ctpm não valiam nada.

Conheço vários com liquidez acima de 100k. Uma delas até é um idoso humilde que trabalhava no campo.

2% da população que sejam, são 200 mil pessoas.

Bastante comum essa situação de idosos que vivem da agricultura.
Conheço algumas pessoas assim, que ao longo da vida sempre foram poupadas e que aos "poucochinhos" foram juntando belas quantias. Fruto da vida difícil dos anos 60-70, muita gente (principalmente homens) emigraram para França onde trabalharam uns anos, e agora recebem os rendimentos disso.
Ajuda praticamente não terem despesas, a não ser a (pequena) quantia da água, luz e telefone. Carro muita gente nunca teve, e logo aí já dá para perceber tudo o que não se gasta.

Tenho uns tios bem sucedidos neste aspecto. Não sei se tinham 100 mil no banco, deram uma parte aos filhos, mas não andaria longe. Mas contando o restante património (casa e terrenos), é bem capaz de passar esses 100 mil.
Já os meus avós, às tantas até com mais chance de ser bem sucedidos, más decisões e futilidades acabaram por fazer com que o dinheiro fosse embora. Malditos bruxos e manias das doenças...não estou a brincar, é mesmo assim [:D]
Agora há muito mais por onde gastar, principalmente com carros e coisas de conforto que não abdicamos: telemóvel, tv, café, etc, mas não deixa de ser incrível pessoas a receber 300 ou 400€ de reforma (e mais um pouco da agricultura) conseguirem juntar elevadas quantias.

ah, uma boa percentagem de pessoas com mais de 100 mil devem ser os padres. Ainda estou para perceber como alguns conseguem juntar mais de 500 mil na conta [:p]

Subscrevendo agora neste momento, com 100K qualquer produto da divida pública, seja certificados de aforro (série E) ou os CTPC (Certificados do Tesouro Poupança Crescimento), com taxas de menos de 0,7% e de 0,75% respectivamente ao fim do 1º ano nem metade dos 1200€ líquidos se consegue.

Por outro lado, 50K aplicados à 4 anos atrás nos CTPM, o rendimento do 4º vai dar quase 2500€ limpos neste ano. Mas aplicações destas não existem mais. :(

Dá um pouco de trabalho mas…

https://contaspoupanca.pt/2018/09/1...os-de-2-durante-2-anos-com-capital-garantido/

Bastante comum essa situação de idosos que vivem da agricultura.
Conheço algumas pessoas assim, que ao longo da vida sempre foram poupadas e que aos "poucochinhos" foram juntando belas quantias. Fruto da vida difícil dos anos 60-70, muita gente (principalmente homens) emigraram para França onde trabalharam uns anos, e agora recebem os rendimentos disso.
Ajuda praticamente não terem despesas, a não ser a (pequena) quantia da água, luz e telefone. Carro muita gente nunca teve, e logo aí já dá para perceber tudo o que não se gasta.

Tenho uns tios bem sucedidos neste aspecto. Não sei se tinham 100 mil no banco, deram uma parte aos filhos, mas não andaria longe. Mas contando o restante património (casa e terrenos), é bem capaz de passar esses 100 mil.
Já os meus avós, às tantas até com mais chance de ser bem sucedidos, más decisões e futilidades acabaram por fazer com que o dinheiro fosse embora. Malditos bruxos e manias das doenças...não estou a brincar, é mesmo assim [:D]
Agora há muito mais por onde gastar, principalmente com carros e coisas de conforto que não abdicamos: telemóvel, tv, café, etc, mas não deixa de ser incrível pessoas a receber 300 ou 400€ de reforma (e mais um pouco da agricultura) conseguirem juntar elevadas quantias.

ah, uma boa percentagem de pessoas com mais de 100 mil devem ser os padres. Ainda estou para perceber como alguns conseguem juntar mais de 500 mil na conta [:p]

Vale o que vale, mas já tive quem me dissesse que a conta com mais dinheiro de determinada agência era de um padre e de facto o valor passava os 500 mil euros...

Como poupança de baixo risco, de longo prazo, isto tinha sido bem jogado ou não?

tBbA5OB.png

uma das minhas carteiras tem 15k investidos em ETFs e em 2 fundos de acções tecnológicas: um de accoes europeias e outro de accoes US.

dá-me à volta de 100 euros de valorização mensal, logo 1200 por ano.

claro que após resgate teria de pagar impostos e mais-valias, mas é fazer as contas para ver quanto terias de investir mais para ter os 1200 líquidos. Mas não seria assim tanto mais.

Não está mau, mas por exemplo no meu casa bastariam menos de 50k para deixar de ter uma despesa fixa de 1200 euros ano e sem qualquer tipo de risco.
Portanto acho um bocado errado dizer que os CH não são para liquidar porque cada caso é um caso.
Se tivesse os 50k para finalizar o CH teria uma poupança minima de 18k euros em relação aos 15 anos que ainda faltam para terminar o CH.

Nem conhecia essa hipótese de o seguro de vida estar sempre indexado ao capital inicial durante toda a vigência do contrato!?
Sempre tive conhecimento apenas e os 2 contratos que tive, foram indexados ao montante em divida, que claro diminui todos os meses/anos.
Eu mantenho pelo capital total. É sempre um seguro de vida.

É como ter um seguro de acidentes pessoais.

Acho que o primeiro passo para poupar é desvalorizar o valor que atribuímos ao dinheiro.

Há tanta coisa que à primeira vista parece que traz felicidade e depois do dinheiro gasto afinal não acrescentou nada.

Esta gestão é o foco principal.
Como comprar um carro que não se precisa ....

sempre que vejo gente a dizer que cozinhar em casa não compensa financeiramente face a comer fora, dá-me arrepios.
claramente é gente que não cozinha regularmente e que não sabe os preços das coisas.
então quando metem o custo do gás e do detergente da loiça no preço da refeição, é de rir - esses custos são negligenciáveis.
eu tento cozinhar sempre para duas refeições (jantar e almoco do dia seguinte).
por vezes, se comprar algum ingrediente em maior quantidade, preparo alguma coisa que possa ser reutilizada de diversas formas, reduzindo o tempo gasto a cozinhar nos dias seguintes.
sei exactamente quanto me custa cada refeição e sei que fazer a comida em casa custa uma fracção do que comprar fora.

O tempo e a conveniência tem um preço.

Imagine-se que cozinhar em casa custa por exemplo 3€+ 30 mins a cozinhar + 30 mins a arrumar... Vs 10€ ou 20€ num restaurante

Pode ser caro ou barato, dependendo do que cada um acha que vale o seu tempo. Se uma hora da minha vida vale 50€ por exemplo, então comer em casa sai muito caro...

Já que estamos numa de produtos financeiros, tenho a minha poupança escalonada assim ( ja que a conta poupança a 10 anos se foi há dias...)

27% Fundo NB Rendimento Plus
14% Fundo NB Capital Plus
11% Fundo NB Mercados Emergentes
16% Conta Poupança/ Deposito Prazo
3% Fundo CGD Lideres Globais
29% Acções

Próximo passo é o que for amealhando colocar em fundos na CGD. E/ou reforçar os outros.

Estes fundos tem a vantagem de custarem quase zero a manter.

Creio não haver muito mais soluções.

Quando tiver 6 dígitos tenho algumas perspetivas de negócios.

O tempo e a conveniência tem um preço.

Imagine-se que cozinhar em casa custa por exemplo 3€+ 30 mins a cozinhar + 30 mins a arrumar... Vs 10€ ou 20€ num restaurante

Pode ser caro ou barato, dependendo do que cada um acha que vale o seu tempo. Se uma hora da minha vida vale 50€ por exemplo, então comer em casa sai muito caro...

Deslocar-me ao restaurante, sentar-me à mesa escolher e fazer o pedido, esperar pela confecção, comer, pedir a conta, pagar, regressar a casa...e passa mais tempo... [:cool:]

sim , o tempo é importante
cozinho todos os dias e não é assim muito mais barato que o prato do dia 6€ com tudo incluído.
é mais barato tipo 30%~~ não como aqui querem fazer parecer

Deslocar-me ao restaurante, sentar-me à mesa escolher e fazer o pedido, esperar pelo a confecção, comer, pedir a conta, pagar, regressar a casa...e passa mais tempo... [:cool:]
pois
eu venho a casa almoçar
dava mais jeito comer logo num tasco, e tenho feito por vezes
aha no porto em cedofeita tinha um tasco que era €3.50 tudo incluido [:D]
no porto apanham-se pratos baratos...
ou apanhavam-se , agora nao sei!

Voltar
Superior