O que é uma boa poupança?

Destaco esta parte. Ninguém aprende nada e merecem os políticos que elegem. :sh)

Quem olhar para o gráfico da notícia já referida pode reparar numa tendência curiosa: o nível de poupança tende a aumentar nas alturas de crise, de maior desemprego e aflição e tende a cair quando há mais confiança, quando o emprego aumenta, quando o discurso público é mais optimista. Por exemplo, a poupança aumentou entre 2011 e 2013, o pico da crise e do corte de rendimentos. E tinha caído fortemente entre 2006 e 2008, os anos de maior crescimento do século.

Destaco esta parte. Ninguém aprende nada e merecem os políticos que elegem. :sh)

Quem olhar para o gráfico da notícia já referida pode reparar numa tendência curiosa: o nível de poupança tende a aumentar nas alturas de crise, de maior desemprego e aflição e tende a cair quando há mais confiança, quando o emprego aumenta, quando o discurso público é mais optimista. Por exemplo, a poupança aumentou entre 2011 e 2013, o pico da crise e do corte de rendimentos. E tinha caído fortemente entre 2006 e 2008, os anos de maior crescimento do século.

Estás a insinuar que a culpa das familias não pouparem é dos politicos?:confused:

A minha filha mais nova desabafava á dias que tinha pena de uma colega porque os pais tinham que viver com a avó porque não ganhavam o suficiente para pagar uma casa.
Pois bem, a miuda, de apenas 11 anos, recebeu este natal um Iphone 7 novinho em folha (e já vinha de um I6)...:sh)

Estás a insinuar que a culpa das familias não pouparem é dos politicos?:confused:

A minha filha mais nova desabafava á dias que tinha pena de uma colega porque os pais tinham que viver com a avó porque não ganhavam o suficiente para pagar uma casa.
Pois bem, a miuda, de apenas 11 anos, recebeu este natal um Iphone 7 novinho em folha (e já vinha de um I6)...:sh)

[:)][:)]

Tenho a certeza que disseste à tua filha que às vezes as aparências iludem.

Mas há aqui uma questão pertinente: porque é que ela tem pena da colega?

PS: Acho que o Obtuso estava a dizer que é normal termos os políticos que temos tendo em conta a literacia financeira da população portuguesa.

Estou mesmo a afirmar que a culpa também é dos políticos ao darem um sinal optimista que incentiva o consumo.

E esse exemplo que dás é bem característico. Só prova que as pessoas se não forem mesmo "entaladas" por uma crise a sério, nunca pensam em poupar.

PS: Acho que o Obtuso estava a dizer que é normal termos os políticos que temos tendo em conta a literacia financeira da população portuguesa.

Claramente porque viver em casa da avó deve ser trágico.

Imagino algo assim, com poucas assoalhadas, onde têm de viver ao monte, e nem sequer existe espaço para ampliação, porque senão estragam a zona da piscina.

1406-alella-8.jpg

Ficou com pena por causa do desabafo, deve ser conversas que a miuda ouve em casa e transmitiu cá para fora.

Estou mesmo a afirmar que a culpa também é dos políticos ao darem um sinal optimista que incentiva o consumo.

E esse exemplo que dás é bem característico. Só prova que as pessoas se não forem mesmo "entaladas" por uma crise a sério, nunca pensam em poupar.

Não me lixes, se a pessoa tiver os pés assentes na terra não são os sinais optimistas que vão influênciar o que quer que seja.

Isto da cultura de poupança tem muito a ver com a própria pessoa e há pessoas que por muito que se diga, por muito que se faça, simplesmente não aprendem!

Não me lixes, se a pessoa tiver os pés assentes na terra não são os sinais optimistas que vão influênciar o que quer que seja.

Isto da cultura de poupança tem muito a ver com a própria pessoa e há pessoas que por muito que se diga, por muito que se faça, simplesmente não aprendem!

Os números não mentem: https://eco.sapo.pt/2018/12/21/fami...de-poupanca-cai-para-minimos-de-duas-decadas/

Basta ver a taxa de poupança em alturas de crise ou fora dela. A percepção da conjuntura económica influencia as decisões pessoais.

Target para 2019...

Primeiro ano sem despesas previstas.
2016 carro
2017 mobilia resto casa
2018 filho

Será o primeiro ano dedicado a viajar mais um pouco, ou melhor, tentar ter mais períodos em família fora da rotina habitual.
O ano em que vou ter, previstos é claro, um aumento substancial da receita.
Prevejo que seja um bom ano, a todos os níveis e que permita essencialmente catapultar a poupança e alguns investimentos.

Tenho de aforrar o máximo para daqui a um par de anos me aventurar por conta própria.[kiss]

E é isto...

E vocês?

Target para 2019...

Primeiro ano sem despesas previstas.
2016 carro
2017 mobilia resto casa
2018 filho

Será o primeiro ano dedicado a viajar mais um pouco, ou melhor, tentar ter mais períodos em família fora da rotina habitual.
O ano em que vou ter, previstos é claro, um aumento substancial da receita.
Prevejo que seja um bom ano, a todos os níveis e que permita essencialmente catapultar a poupança e alguns investimentos.

Tenho de aforrar o máximo para daqui a um par de anos me aventurar por conta própria.[kiss]

E é isto...

E vocês?
E poupar para mais um filho...

Se não houver imprevistos, tentar atingir os 6 dígitos numa das contas para ajudar as estatísticas em Portugal, a esse respeito. [:D]
O "pior" salto é chegar aos 7 dígitos de liquidez. Acho que não chegarei lá facilmente.

Se chegar à reforma com algumas centenas de milhar poupadas e uma vida bem vivida, já estarei feliz. As férias e escapadinhas estoiram muito dinheiro.

O objectivo será sempre poupar mais que o ano anterior, que não foi mau.

Mas acima de tudo um ano com felicidade e saúde. Com isso tudo se arranja.
Muita saúde sim, mas para gozar as poupanças.

Genericamente tenho conseguido poupar mais todos os anos e para o ano as poupanças vão disparar. Vou passar a prole para a escola pública e deixar de ter mensalidades no privado.

Voltar
Superior