O que é uma boa poupança?

Muito obrigado a todos pela ajuda, em princípio segundo a Maria irá para ctpc então 75€ em 7 anos vamos indo, melhor que nada.
Mais uma vez muito obrigado

Isto poderia se enquadrar (por ser política) mais no tópico da crise, mas como o assunto incide sobre a poupança, acho que aqui é o mais adequado.

Deixo a intervenção de Rui Rio a questionar o primeiro ministro nesse capítulo.

Rui Rio esteve bem. Visão clara e pragmática sobre o assunto.

Mas este executivo não parece muito preocupado com pobres ou desenvolvimento. O foco é extorquir o contribuinte passando por cima de todos.

Comprei recentemente um prédio, numa logica de diversificação de investimentos, e irei contribuir para a elevação de preços de arrendamento. Com tanta incerteza fiscal não dá para ser meigo com ninguém. Também já vi aquele programa de arrendamento acessível e os valores são ridículos. Descartado. Quem quiser vai mesmo ter de pagar.

Espero mesmo que para bem dos inquilinos em geral não se lembrem de avançar com o englobamento.

Rui Rio esteve bem. Visão clara e pragmática sobre o assunto.

Mas este executivo não parece muito preocupado com pobres ou desenvolvimento. O foco é extorquir o contribuinte passando por cima de todos.

Comprei recentemente um prédio, numa logica de diversificação de investimentos, e irei contribuir para a elevação de preços de arrendamento. Com tanta incerteza fiscal não dá para ser meigo com ninguém. Também já vi aquele programa de arrendamento acessível e os valores são ridículos. Descartado. Quem quiser vai mesmo ter de pagar.

Espero mesmo que para bem dos inquilinos em geral não se lembrem de avançar com o englobamento.
Já habitável ou vais fazer obras? Há programas do estado para apoiarem as obras ;)

Já habitável ou vais fazer obras? Há programas do estado para apoiarem as obras ;)
Está habitável mas irei renovar para actualizar acabamentos e trocar janelas e afins. Precisam de actualização mas a construção é acima da média pelo que tem uma boa base.

Que programas são esses? Vi alguns mas eram para prédios em zonas de reabilitação urbana o que não se aplica no meu caso porque fica numa zona recente da cidade.

Está habitável mas irei renovar para actualizar acabamentos e trocar janelas e afins. Precisam de actualização mas a construção é acima da média pelo que tem uma boa base.

Que programas são esses? Vi alguns mas eram para prédios em zonas de reabilitação urbana o que não se aplica no meu caso porque fica numa zona recente da cidade.

IFRRU, tens de ver as ARU, mas se é zona recente não deve estar contemplada

Já alguém ouviu falar dos "PIRPE" ou "PPR Europeu"? Eu não.

Li isto e parece ser uma ideia potencialmente interessante. Isto se os bancos e as seguradoras não lixarem tudo com comissões e despesas de manutenção exorbitantes. [:D]

Estamos a chegar ao fim de 2019 e contrariamente ao fim do ano passado de 2018 em que a maioria dos fundos (principalmente nacionais) teve um comportamento negativo arrastado por quedas fortes nos últimos 3 meses do ano, este ano de 2019 parece ir terminar forte e com boas valorizações.

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para o fim de poupança para a reforma...
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> - 3,5%
2019 -> *?

*? -> Talvez mais de 10%!

Este ano vai fechar como um dos melhores de sempre, muito positivo mesmo![:cool:]

Muito embora não "contabilisticamente", mas por uma boa razão: Compra de casa (a PP) por investimento, para colocar no mercado de arrendamento[;)]

Se tudo correr bem (e se Deus quiser), para o ano será uma segunda[kiss]

Última edição:
Este ano vai fechar como um dos melhores de sempre, muito positivo mesmo![:cool:]

Muito embora não "contabilisticamente", mas por uma boa razão: Compra de casa (a PP) por investimento, para colocar no mercado de arrendamento[;)]

Se tudo correr bem (e se Deus quiser), para o ano será uma segunda[kiss]
O meu ano também vai fechar como o melhor de sempre. 40% acima de 2018.

Em 2020 não sei como vai correr porque vou investir no imobiliário e a poupança líquida deve cair porque não pretendo fazer empréstimos. Mas em 2021 deve voltar a subir.

Este ano também irá terminar bem por aqui.

Fiquei apenas 8% aquém do meu objetivo inicial de poupança (que era ambicioso), mas tive bastantes despesas.

O meu passivo também foi bastante amortizado, o que também são boas notícias.

Para 2020, espero estabilidade. Vou, no entanto, definir um objetivo menos ambicioso, de modo a aliviar a "carga" dos rendimentos mensalmente alocada a poupanças.

O meu ano também vai fechar como o melhor de sempre. 40% acima de 2018.

Em 2020 não sei como vai correr porque vou investir no imobiliário e a poupança líquida deve cair porque não pretendo fazer empréstimos. Mas em 2021 deve voltar a subir.

Foi como eu este ano[;)]

Mas mesmo assim, foi longe de ser um desastre, pois do lado do aforramento foi um ano muito positivo, inclusivamente obtive uma excelente vitória ao conseguir alienar um bem imobiliário (se bem que com muita pena pessoal) que estava a ser um grande passivo negativo em termos de gastos!

Só nesse caso, devo poupar algo a rondar os 3 mil euros ao ano! E depois poderei reinvestir numa nova propiedade para me retornar o investimento[:cool:]

Só tenho pena que a maioria dos meus CTPM estejam a terminar...:sh) Lá me tenho de virar mais ainda para o imobiliário e começar a arriscar mais no mercado financeiro[:D]

Última edição:
Atingi cerca de 90-95% do meu objetivo de poupança para 2019, que era bastante ambicioso para os rendimentos.

Uma alteração inesperada no último trimestre faz com que não possa já transferir parte da liquidez para a poupança. De qualquer forma só irei fechar as contas aquando do primeiro salário de 2020.

Para 2020, prevejo um muito interessante aumento dos rendimentos, mas que se pode situar num intervalo algo largo, pelo que ainda não poderei definir um objetivo de poupança. De qualquer modo, o número que tenho em mente é 50% superior ao de 2019 e quero ver se o atinjo com muito mais tranquilidade.

Prevejo um aumento de rendimentos de 120% no próximo ano e neste aumentei a poupança em 40%!
O ideal agora é aprender a investir e conseguir rentabilizar a poupança todos os anos uma taxa mínima de 7,5%/ano

Voltar
Superior