O que é uma boa poupança?

E mesmo nos ganhos, só sabem fazer muito mal as contas

Essa questão, deve-se colocar mais nos ganhos associados a investimentos com imóveis... podem-se esquecer de contabilizar algumas despesas...:rolleyes:
Nos investimentos "tradicionais", penso que não tem muito que enganar 5% ou 1% líquidos de rentabilidade... é pura matemática!

Já falei várias vezes q das melhores poupanças q se podem fazer é mesmo amortizar um ch.

Do meu ponto de vista, com taxas a rondar o 1%, se eu dever o valor equivalente a um Focus não há grande stress, idem em relação a um 320d. €250 ou €500 por ano de juros são facilmente geriveis.

Se dever um 911 já faz alguma comichão. €100 por mês já dava para comprar um iPhone topo de gama todos os anos.

Já se a dívida for de um Bentley ou mais já fica pesado pagar €200 ou mais só de juros todos os meses.

A isto ainda acresce o efeito benéfico no seguro de vida embora neste caso a aritmética não seja directa dado o factor idade nomeadamente.

E o quadro supra é num contexto de taxas historicamente mto baixas. Ponham lá mais 1% e o quadro fica bastante mais pesado.

Já falei várias vezes q das melhores poupanças q se podem fazer é mesmo amortizar um ch.

Do meu ponto de vista, com taxas a rondar o 1%, se eu dever o valor equivalente a um Focus não há grande stress, idem em relação a um 320d. €250 ou €500 por ano de juros são facilmente geriveis.

Se dever um 911 já faz alguma comichão. €100 por mês já dava para comprar um iPhone topo de gama todos os anos.

Já se a dívida for de um Bentley ou mais já fica pesado pagar €200 ou mais só de juros todos os meses.

A isto ainda acresce o efeito benéfico no seguro de vida embora neste caso a aritmética não seja directa dado o factor idade nomeadamente.

E o quadro supra é num contexto de taxas historicamente mto baixas. Ponham lá mais 1% e o quadro fica bastante mais pesado.

Entre 2003 e 2014 foi o que sempre fiz. [;)]

Ganhaste juizo cedo, eu só depois dos 35 e foi preciso apanhar um susto...

Quanto aos meus investimentos, são do mais básico que há, o imobiliário não é dificil tirar 5% ano liquido (baseado no custo de aquisição), e os "pisa papeis" também é fácil confirmar a % de valorização (até pus o link e tudo...), 18.8% este ano e 25% desde que os tenho.

E com essa idade tiveste capital para começar a usar o mercado imobiliário como rendimento? É que mesmo para isso é preciso já ter uns belos milhares para começar...

Essa questão, deve-se colocar mais nos ganhos associados a investimentos com imóveis... podem-se esquecer de contabilizar algumas despesas...:rolleyes:
Nos investimentos "tradicionais", penso que não tem muito que enganar 5% ou 1% líquidos de rentabilidade... é pura matemática!
Já se leu aqui muitas vezes, a malta que se "esquece" da contribuição do "sócio".

Não se pode colocar todos no mesmo saco!
Ainda o ano passado levei -3,5% num fundo e aqui o disse. [;)]

Não há volta a dar, quem está investido em ações, ganha nuns anos, perde noutros, o que importa é o long term.

Dois dos meus fundos:

Screen-Shot-2019-12-28-at-16-33-31.png

18TyCkWJKGAAAAAASUVORK5CYII=
Screen-Shot-2019-12-28-at-16-33-51.png

Última edição:
Acabo de fazer um excelente investimento: ganhei 5 euros numa raspadinha. Investi apenas 1. Não sei se invista o lucro num ppr, fundos de investimento, ações, imobiliário arte ou só p*tas e copos...

Uma boa poupança é ter de lado, no mínimo, o equivalente a 12 meses de salário líquido (para emergências, imprevistos, percalços,etc). Tudo acima disso será muito bom para a realidade portuguesa.

Uma boa poupança é ter de lado, no mínimo, o equivalente a 12 meses de salário líquido (para emergências, imprevistos, percalços,etc). Tudo acima disso será muito bom para a realidade portuguesa.

Uma poupança só é boa se o dono não se preocupar se é suficiente ou não.
Isto é, se alguém estiver preocupado se a sua poupança é boa/suficiente ou não, então é porque não é boa/suficiente.

Medir em função do vencimento (x meses de vencimento em poupança) também não é boa ideia.
12 meses de vencimento em poupança não é o mesmo para quem ganha 500€ e gasta 500€, do que para quem ganha 1000€ e gasta 500€. É preferível medir em função das despesas do que em função dos rendimentos.

Bem entao com 25 anos e no primeiro emprego a ganhar 1100€ líquidos posso dizer que estou bem. Falta é comprar uma casa. Ou seja neste momento tudo o que ganho é para juntar e estoirar. Não sei onde hei de investir esse dinheiro que tenho de lado.

Voltar
Superior