O que é uma boa poupança?

Pois tambem gostava de saber.

Tenho estado a ver uns fundos mas como não pesco o suficiente disto , estou hesitante.

Vais pescar disto quando vires que não há nada para perceber (nem os profissionais verdadeiramente percebem na totalidade). [:D][:D][:D]
É tudo uma questão de fé.
Eu, por exemplo, tenho uma boa parte da carteira alocada à tecnologia. Acredito que é nessa área que haverá maior possibilidade de crescimento. Mas será mesmo? Ninguém sabe o futuro. Amanhã o Trump acorda com uma flatulência diferente e lá vão todos os nossos achismos com o catano.

Tenho fundos a valorizar 120%
Carteira com um dúzia de fundos, toda bem verdinha

Os fundos estão a valorizar 120%:
a) neste ano;
b) desde que tu compraste;
c) desde que foram constituídos?

O meu "melhor" valorizou 45% este ano. Só tenho pena de não ter tido muito dinheiro para lá colocar. Tinha tirado um bom rendimento, se o resgatasse agora.

Vais pescar disto quando vires que não há nada para perceber (nem os profissionais verdadeiramente percebem na totalidade). [:D][:D][:D]
Eu, por exemplo, tenho uma boa parte da carteira alocada à tecnologia. Acredito que é nessa área que haverá maior possibilidade de crescimento. Mas será mesmo? Ninguém sabe o futuro. Amanhã o Trump acorda com uma flatulência diferente e lá vão todos os nossos achismos com o catano.

a) neste ano;

O meu "melhor" valorizou 45% este ano. Só tenho pena de não ter tido muito dinheiro para lá colocar. Tinha tirado um bom rendimento, se o resgatasse agora.

E às vezes ter mas optar por não o aplicar ou mesmo aplicar noutra... futurologia...

O meu melhor é também tecnológico, pena ter lá só umas migalhas [:D]

a) neste ano;

Desde que comprei...

EKKmm93WwAMWQQc

Este mês já voltei a poupar mais a sério e agora vamos tentar nos meses em que não tenhamos seguros ou IUC´s para pagar vamos apontar para juntar 1000€ nesses meses nos outros mínimo 500€[;)]

Este mês já voltei a poupar mais a sério e agora vamos tentar nos meses em que não tenhamos seguros ou IUC´s para pagar vamos apontar para juntar 1000€ nesses meses nos outros mínimo 500€[;)]

É esse o espírito, objectivos bem definidos.

Eu tenho uma transferência mensal para conta poupança equivalente a cerca de 1/3 do rendimento líquido. Este é sempre o objectivo mínimo e "pago-me" a mim próprio como se de outra mensalidade se tratasse. Se no fim do ano ficar acima, excelente.

É esse o espírito, objectivos bem definidos.

Eu tenho uma transferência mensal para conta poupança equivalente a cerca de 1/3 do rendimento líquido. Este é sempre o objectivo mínimo e "pago-me" a mim próprio como se de outra mensalidade se tratasse. Se no fim do ano ficar acima, excelente.

Eu já tentei fazer isso, quando cheguei ao final dos primeiros 2 meses e percebi que sobrava... pouco mais de zero e que, muitas vezes, o que sobre é para os meses com despesas "extra", que na verdade não são extras nenhuns, IUC, seguros, etc.

A ver se entretanto começamos a tentar tirar as fraldas ao miúdo. Parecendo que não, estão aqui entre 70 a 100€ mensais. De resto, tendo em conta as despesas fixas, fica difícil. Tenho somente o empréstimo habitação, luz, água, gás, net/TV/Telemóvel e fora isso, as compras do dia-a-dia e alimentação. Já não fazemos férias ou as que fazemos são mesmo 1 ou 2 vezes por ano 1 fim de semana, 3 dias no máximo.

A minha esposa tem o rendimento dela mensal, eu sou professor, tenho um rendimento de acordo com as necessidades laborais (Setembro - Junho). Dou aulas numa escola de música à parte, dou aulas de piano em casa e vou fazendo alguns concertos. Já não tenho quase nenhuma disponibilidade horária para tentar arranjar mais algum trabalho. Nos meses de Julho e Agosto, normalmente, desemprego e aí descompensa o que se vai ganhando extra durante o ano. No entanto, tenho de ter em conta que trabalho, quase todos os dias a fazer 3 kms nos melhores dias, 15km nos dias em que tenho de ir para escolas mais longínquas. A minha esposa trabalha a 3km de casa também.

Acho que não há muito mais, a não ser que comecemos a viver sem sair de casa e mesmo assim já pouco o fazemos.
Ando nesta "batalha" há já alguns anos.
Solução? Mudar. Mas mudar para quê é que ainda não consegui perceber o que possa ser melhor ou mais estável.

Pois, para poupar é preciso ganhar dinheiro. Se já tens a poupança organizada então o próximo foco será em ganhar mais dinheiro. Para isso terá de focar o trabalho na qualidade = maior rendimento, do que em tentares trabalhares mais horas a ganhar o mesmo.

Um dos objectivos da poupança é também ganhar cada vez mais e trabalhar cada vez menos.

Pois, para poupar é preciso ganhar dinheiro. Se já tens a poupança organizada então o próximo foco será em ganhar mais dinheiro. Para isso terá de focar o trabalho na qualidade = maior rendimento, do que em tentares trabalhares mais horas a ganhar o mesmo.

Um dos objectivos da poupança é também ganhar cada vez mais e trabalhar cada vez menos.

Implicaria uma mudança drástica no meu rumo de vida. Sem dúvida. Não é que tenha a poupança organizada. Vai-se é tentando gastar menos do que aquilo que se ganha. Estou a tentar este ano cuidar da valorização de alguns aspectos:
A nível de seguro automóvel tenho os mais acessíveis com as coberturas base.
A nível de seguro de vida, acabei por conseguir mudar no ano passado, permitindo-me uma poupança anual de cerca de quase 200€.
Na passada sexta-feira entrei em contacto com a Gold Energy para que me apresentassem uma proposta a nível de luz/gás. Penso que será possível uma poupança residual e quase insignificante... mas grão a grão.

Estou também a fazer alguma pressão no meu actual banco para melhorar as condições do spread do empréstimo habitação.

Pelo menos isso.
Tenho de começar a pensar também em cuidados com o custo dos combustíveis. Chateia-me os talões de desconto e afins, mas a verdade é que se podem poupar alguns euros mais no fim do mês.
Tive uma proposta (acho que toda a gente deve andar a ter) da Deco Proteste por 7,39€ por mês com algumas regalias e descontos e uma delas é de 14 cêntimos por mês em combustível, descontos em várias marcas, análise dos custos de CH, tarifas de luz, gás, etc. Ainda vou analisar isso direito.

Tens de focar em aumentar rendimento, pois só aí conseguirás efeito escala nas poupanças.

É a dura realidade com que já me deparei também.

Já consegui poupar mais, mas depois de se ser pai muita coisa muda... as pequenas reparações no carrinho preferido, ficam em "stand-by", por exemplo... [:D]

Última edição:
Voltar
Superior