O que é uma boa poupança?

É isto. Fala-se facilmente da poupança de 20 ou 30% do salário e de comprar casa mais barata... mais barato só se for debaixo da ponte. Então não compres, aluga. Isto está de tal forma que alugar fica 50% mais caro do que comprar.
Na verdade é o maior investimento da generalidade dos portugueses e aquele que obriga a uma vida inteira de esforços e poupanças. A culpa é nossa e é cultural. Casas em pladur e contraplacados, ou semi-fabricadas, com terreno comprado, casa em cima por 25% do preço das moradias actuais, que podiam ter mobiliário muito mais acessível. Mas não, tuga que é tuga tem de comprar em condições e ser melhor que os vizinhos. E foi-se mantendo uma política de custos bem acima das possibilidades da nossa realidade.

Se neste momento me saíssem 100.000€ e acabasse de pagar o meu apartamento, acho que vivia tranquilo o resto da vida. Assim, é trabalho, mais um extra, mais um extra sobre um extra, quando devia estar a aproveitar a vida, o meu filho, uns fins de semana... não... vamos este fim de semana? Não dá. Não convém gastar dinheiro. Podes ficar com o menino? Não, tenho de ir fazer aquele extra que o governo me vai fuder com impostos em cima que mais valia ficar em casa.

Confesso que tenho um emprego que gosto, embora não seja perfeito, faço uma actividade que me dá algum gosto, mas fico frustrado com o facto de ter de abdicar, muitas vezes, do melhor que a vida tem, por causa de mais uns trocos.
Moro a 2 km's da praia, posso ir a pé, vários cafés, esplanadas, serviços todos perto de casa, e não poder usufruir de muito disso pelo "poupar mais um bocadinho".

A tua casa, aquela onde vives não é um investimento é um custo , portanto quanto maior, maior o passivo no balanço pessoal , a maior parte dos portugueses nao tem um investimento na casa tem um passivo gigantesco na casa , a casa so é um ivestimemtno de for para alugar ou preferencialemnte airbnb
Não tem mal ter passivos, mas é um erro crasso confundir activos com passivos, quantas e quantas vezes oiço dizer ," ha e tal vou comprar uma casa maior, sabes é um inevstimento para a vida" , para teres um ideia a minha casa representa 7% de taxa de esforço, jamais iria alem de 20%, a casa propria nao é um investiemto para a vida,, é um passivo para a vida é um bem de comsumo com valor residual ( e aqui residual ate pode ser maior que o inicial), so a mudança de mind set, seria suficiente para fazer pensar 3 vezes anets de endividarem.

2- é quase sempre possivel viver bem e com menos experimenta puxar da folha de calculo e em 90 adias apontar tudo mas mesmo tudo onde gastas-te dinheiro

3- tods aqui sabem que eu quero um lamborghni, o que nao sabem é que eu ja o podia ter, so que depois do 911 que paguei a pronto, eu decidi que o meu prximo brinuqedo tera de ser pago com dividendos, porque isso significa que no ano seguinte compra tambem um vantage e no outro um cavalinho e por im um mclaren sem me preocupar com isso , ou seja a poupança e investimento são acima de tudo uma ambição, a ambiçao de viver bem, viver melhor e ser livre .

É isso pmct. A casa é um passivo gigante, que no meu caso me leva 8% dos rendimentos, contas redondas.

E concordo inteiramente com isso dos carros. Também compro a pronto e poderia sempre comprar muito melhor. Mas também tenho essa estratégia de fundo.

Já pensei assim... quanto mais velho fico, mais acho que investimento é conforto, uma boa TV, um bom sistema de som, uma boa cozinha, um bom sofá, um bom grill (ver outro tópico [:D]), vizinhos que não chateiam, viajar, dar um beijo na mulher, ver os filhos a crescer, ir a um bom restaurante, não passar horas enfiado no trânsito/transportes. Ser feliz!

Achar que a casa não é um investimento é correcto do ponto de vista financeiro, é um disparate do ponto de vista familiar, de bem estar, de ego, de sentimento. Podia viver num T2 e os putos partilhavam quarto, podia... mas não ia ser tão feliz! Preciso de uma casa de 500m2? Não preciso, mas podendo, porque não ter?

A vida não é só dinheiro, nem só dividendos, e muito menos é um lambo na garagem. O carro na garagem traz-me zero felicidade, pelo contrário, só penso em vendê-lo (fiz 13k 2m 2 anos com ele :sh))!

E atenção, haverá poucas pessoas tão capitalistas como eu. Mas acho que nada paga certos confortos!

Também não vamos exagerar. No meu caso também não vivo num t2 de 20m2 onde dormem todos juntos.

Apenas é uma casa adequada às necessidades e com quarto privado para todos, em construção muito recente e no centro da cidade. Até já pensei em mudar de casa mas o benefício seria marginal do custo elevado. Vou começar a investir mais em tempo de qualidade com os filhos.

Muito bom post pmct!

Ao longo dos anos varios amigos tem seguido e crescido em caminhos diferentes. O curioso é que o mind set dita escolhas e as escolhas inteligentes sao feitas pelos que se safaram melhor isto com pontos d partida mais ou menos semelhantes.

O que aprendi é que quem quer um trabalho das 9 as 18h nao se tem safado tao bem! Aqueles que mais se dedicam, abdicam muito do seu tem que os outros assumem como um direito inabalável e vingam nos negócios.

No entanto é lixado e as escolhas tem consequências! Não se pode ter tudo!
No entanto vejo muita malta a pastar aos fds nos centros comerciais sem animo junto da familia, parece que a vida acabou e que estao a fazer um frete. Será que isso é bom para a alegria da familia?

Sera que um gajo que anda diariamente a batalhar no sucesso, a abdicar de horas de sono, sair tardedk trabalho abdicar de alguns fds, nos seus poucos tempos livres não vai dar tempo de melhor qualidade juntos dos seus?

Eu agora sigo uma ideologia nimimalista , só gasto dinheiro naquilo que me trás valor e qualidade e mais nada! O resto e tralha para encher!

Crédito tenho a casa que me sai cerca de 6% do meus vencimentos actuais! Carro tem quase 10 anos que esta pago!

Por outro lado ainda hj registei o nome de uma marca de vestuário. Pode ser uma palhaçada mas é um investimento hehhe!

Gasto muito dinheiro com os meus gatos, nunca fiz as contas ao certo, mas deve ser para cima de 2000€ por ano. Esse valor, mais o que gastamos nas férias, dava para fazer uma boa viagem todos os anos, mas eles é que nos fazem felizes no dia-a-dia e fazemos por lhes dar o melhor possível.

É isso pmct. A casa é um passivo gigante, que no meu caso me leva 8% dos rendimentos, contas redondas.

E concordo inteiramente com isso dos carros. Também compro a pronto e poderia sempre comprar muito melhor. Mas também tenho essa estratégia de fundo.
A mim a casa não é passivo está paga mas quando me mudar de casa gostava que continuasse assim ou na pior das hipóteses fazer um crédito pequeno para pagar a diferença entre o meu apartamento e a vivenda que no futuro queremos ir, carros para já vamos ficar com o que temos vamos canalizar todas as poupanças para comprar vivenda mas ainda temos de poupar bastante[:D]

Gasto muito dinheiro com os meus gatos, nunca fiz as contas ao certo, mas deve ser para cima de 2000€ por ano. Esse valor, mais o que gastamos nas férias, dava para fazer uma boa viagem todos os anos, mas eles é que nos fazem felizes no dia-a-dia e fazemos por lhes dar o melhor possível.
Eu é exactamente o contrário. Não tenho animais e uma viagem faz-me bem mais feliz.

Os animais são mesmo par levar uma boa parte da possível poupança.

(...) a casa propria nao é um investiemto para a vida,, é um passivo para a vida (...)

Estás mais ou menos certo ao dizeres que a compra de uma casa para o próprio viver não é um investimento.

Mas estás errado ao dizeres que a casa é um passivo.

Aquilo que possas alienar para realizar capital é um activo.
Uma casa (um imóvel) é sempre um activo.
O que será um passivo é um empréstimo (que se tenha feito para a aquisição do imóvel, por exemplo).
Podes é, quando muito, estar tecnicamente falido (activos com valor inferior aos passivos).

Activo é tudo o que tenhas que possas alienar para realizar capital.
Passivo é uma obrigação/responsabilidade/compromissos/etc. que tenhas (dívidas, por exemplo).

Um investimento é uma operação financeira de aquisição de activos com o objectivo de obter receitas desse activo sem alienação do mesmo ou parte do mesmo.

Se comprar acções para receber dividendos, é investimento.
Se comprar acções para alienar com mais-valias, é especulação.

Se comprar um apartamento com o objectivo de alugar, é um investimento.
Se comprar o mesmo apartamento para vender mais caro (mais-valias), é especulação (imobiliária, neste caso).

Se a casa para habitação do próprio não gerar receitas, não pode ser considerada investimento.
Mas... se o próprio lá habitar, e arrendar um quarto a terceiro... já pode ser considerado também como investimento (o que foi adquirido a mais que o necessário para viver, por modo a permitir o arrendamento).

Penso que aquilo que quererias apelidar a habitação do próprio seria de "centro de custos", e não de "passivo".

Um investimento é um centro de resultados (tem custos e tem receitas).
A habitação do próprio, para a maioria das pessoas, é apenas um centro de custos (só tem custos).
O único centro de receitas (só receitas) que conheço, e só até uma certa idade, é aquilo a que costumamos chamar de pais...[:D]

Eu é exactamente o contrário. Não tenho animais e uma viagem faz-me bem mais feliz.

Os animais são mesmo par levar uma boa parte da possível poupança.

Já eu não troco a companhia da minha gata por viagem nenhuma.
Não são 30 ou 40 euros por mês em ração de qualidade e 2 ou 3 sacos de areia que mexem com um orçamento anual.

Nem os 75 euros que pago por cada voo quando vou para PT com a gata me chateiam.
Nem os 5 ou 6 euros que paga nos hotéis...

Agora não me convidem a comprar animais!

Estás mais ou menos certo ao dizeres que a compra de uma casa para o próprio viver não é um investimento.

O que será um passivo é um empréstimo (que se tenha feito para a aquisição do imóvel, por exemplo).
Podes é, quando muito, estar tecnicamente falido (activos com valor inferior aos passivos).

Passivo é uma obrigação/responsabilidade/compromissos/etc. que tenhas (dívidas, por exemplo).

Um investimento é uma operação financeira de aquisição de activos com o objectivo de obter receitas desse activo sem alienação do mesmo ou parte do mesmo.

Se comprar o mesmo apartamento para vender mais caro (mais-valias), é especulação (imobiliária, neste caso).

Se a casa para habitação do próprio não gerar receitas, não pode ser considerada investimento.
Mas... se o próprio lá habitar, e arrendar um quarto a terceiro... já pode ser considerado também como investimento (o que foi adquirido a mais que o necessário para viver, por modo a permitir o arrendamento).

Penso que aquilo que quererias apelidar a habitação do próprio seria de "centro de custos", e não de "passivo".

A habitação do próprio, para a maioria das pessoas, é apenas um centro de custos (só tem custos).
O único centro de receitas (só receitas) que conheço, e só até uma certa idade, é aquilo a que costumamos chamar de pais...[:D]

Só para acrescentar que a casa para habitação própria não é passivo, mas também não é activo, porque não é algo que seja adquirido/utilizado com o objetivo de obtenção de rendimentos. Isto obviamente numa vertente mais contabilista [;)]

Depois se a casa é vendida ou tem custos isso já é outra história, mas para mim a primeira casa nunca é um investimento, do ponto de vista de obtenção de rendimentos e empate de capital. Pode é ser um investimento psicológico.

Só para acrescentar que a casa para habitação própria não é passivo, mas também não é activo, porque não é algo que seja adquirido/utilizado com o objetivo de obtenção de rendimentos. Isto obviamente numa vertente mais contabilista [;)]
(...)

Do ponto-de-vista contabilístico é um activo.
Tanto assim é que é usada/penhorada para fazer face ao passivo em caso de insolvência pessoal (venda dos bens = alienação dos activos).

Corrijam-me se estiver enganado, mas do ponto de vista contabilistico a casa, o carro, os móveis, até a roupa que trazemos vestida é um ativo.
Passivo é a soma de tudo o que devemos. E património liquido é a diferença entre estes dois.

Do ponto-de-vista contabilístico é um activo.
Tanto assim é que é usada/penhorada para fazer face ao passivo em caso de insolvência pessoal (venda dos bens = alienação dos activos).

Corrijam-me se estiver enganado, mas do ponto de vista contabilistico a casa, o carro, os móveis, até a roupa que trazemos vestida é um ativo.
Passivo é a soma de tudo o que devemos. E património liquido é a diferença entre estes dois.

Claro que sim, não há outro sítio onde meter património! São activos porque os detemos, são nossos, e é neles que a empresa realiza a sua atividade (ou os detém como investimento). O erro a nível pessoal é pensar na habitação própria como um activo ou passivo quando é na realidade um bem de 1ª necessidade.

(...) quando é na realidade um bem de 1ª necessidade.

Continua a ser um activo.
Podes sempre alienar para realizar capital (e ir viver para outra casa mais barata, ou mesmo alugada).
A caracterização do bem (activo) como sendo de 1ª necessidade, não lhe retira a classificação de bem (activo). Ou seja, não é por ser "de 1ª necessidade" que deixa de ser "bem".

Agora vê por outro lado, se não tivesses comprado hoje estávas sujeito ao mercado de arrendamento e em vez de ficares sem 8% dos rendimentos, ficavas fácilmente sem 30 ou 40%.. E pior, ao fim de uns bons anos com um punhado de nada.

Para mim, compra de casa própria é sempre um investimento, pode não dar o rendimento que um investimento tradicional dá,mas permite muita poupança fruto do custo da prestação ser inferior (metade) ao valor da renda. Hoje mais do que nunca esta realidade foi tão visivél.

Além de que é um bem transacionável onde fácilmente se realizam mais valias.

NAo estou nada mais ou menos certo

Tudo o que te gera despesas ou fluxo negativo é um passivo
casa propria, carro proprio, casa de ferias , tudo isso sao passivos, mesmo qu enao os uses requerem manutenção, impostos e em muitos casos desvalorização
A casa no airbnd é um activo, porque os proveitos superam as despesas .
A casa propria é um bem de consumo e um passivo.
Não tem mal nenhum ter passivos, desde que se tenha consciencia disso

ha uma diferença na forma contabilistaica e na forma pratica.
Uma mota para passear é contabilizada como activo mas tem um comportamento de passivo
tudo o que tira dinheiro do bolso é passivo, tudo o que mete dinheiro no bolso é activo
ponto

Última edição:
Continua a ser um activo.
Podes sempre alienar para realizar capital (e ir viver para outra casa mais barata, ou mesmo alugada).
A caracterização do bem (activo) como sendo de 1ª necessidade, não lhe retira a classificação de bem (activo). Ou seja, não é por ser "de 1ª necessidade" que deixa de ser "bem".

Sem dúvida, apenas não acho correto pensar na casa como um outro qualquer activo. Penso na casa como comida. Claro que numa emergência é uma ou a única forma de obter liquidez para fazer face a problemas, mas não acho bem que, quando se adquire uma casa, se dê a justificação de que se pode gastar mais um bocadinho porque é um investimento para a vida, ou seja, em linha com o que o pmct e tu disseram.

(...)
Para mim, compra de casa própria é sempre um investimento, pode não dar o rendimento que um investimento tradicional dá,mas permite muita poupança (...)

Estás a confundir redução de custos correntes com poupança.
E estás a confundir gestão financeira com investimento.

O que estás a fazer com a aquisição de um imóvel é uma gestão financeira que visa a diminuição dos custos correntes.
Embora isso te possa parecer um investimento, não é.
A definição de investimento é a obtenção de rendimentos. O facto de ter menos custos que uma alternativa não configura investimento, a menos que tenha receitas.

Voltar
Superior