pmct
Well-known member
É isto. Fala-se facilmente da poupança de 20 ou 30% do salário e de comprar casa mais barata... mais barato só se for debaixo da ponte. Então não compres, aluga. Isto está de tal forma que alugar fica 50% mais caro do que comprar.
Na verdade é o maior investimento da generalidade dos portugueses e aquele que obriga a uma vida inteira de esforços e poupanças. A culpa é nossa e é cultural. Casas em pladur e contraplacados, ou semi-fabricadas, com terreno comprado, casa em cima por 25% do preço das moradias actuais, que podiam ter mobiliário muito mais acessível. Mas não, tuga que é tuga tem de comprar em condições e ser melhor que os vizinhos. E foi-se mantendo uma política de custos bem acima das possibilidades da nossa realidade.
Se neste momento me saíssem 100.000€ e acabasse de pagar o meu apartamento, acho que vivia tranquilo o resto da vida. Assim, é trabalho, mais um extra, mais um extra sobre um extra, quando devia estar a aproveitar a vida, o meu filho, uns fins de semana... não... vamos este fim de semana? Não dá. Não convém gastar dinheiro. Podes ficar com o menino? Não, tenho de ir fazer aquele extra que o governo me vai fuder com impostos em cima que mais valia ficar em casa.
Confesso que tenho um emprego que gosto, embora não seja perfeito, faço uma actividade que me dá algum gosto, mas fico frustrado com o facto de ter de abdicar, muitas vezes, do melhor que a vida tem, por causa de mais uns trocos.
Moro a 2 km's da praia, posso ir a pé, vários cafés, esplanadas, serviços todos perto de casa, e não poder usufruir de muito disso pelo "poupar mais um bocadinho".
A tua casa, aquela onde vives não é um investimento é um custo , portanto quanto maior, maior o passivo no balanço pessoal , a maior parte dos portugueses nao tem um investimento na casa tem um passivo gigantesco na casa , a casa so é um ivestimemtno de for para alugar ou preferencialemnte airbnb
Não tem mal ter passivos, mas é um erro crasso confundir activos com passivos, quantas e quantas vezes oiço dizer ," ha e tal vou comprar uma casa maior, sabes é um inevstimento para a vida" , para teres um ideia a minha casa representa 7% de taxa de esforço, jamais iria alem de 20%, a casa propria nao é um investiemto para a vida,, é um passivo para a vida é um bem de comsumo com valor residual ( e aqui residual ate pode ser maior que o inicial), so a mudança de mind set, seria suficiente para fazer pensar 3 vezes anets de endividarem.
2- é quase sempre possivel viver bem e com menos experimenta puxar da folha de calculo e em 90 adias apontar tudo mas mesmo tudo onde gastas-te dinheiro
3- tods aqui sabem que eu quero um lamborghni, o que nao sabem é que eu ja o podia ter, so que depois do 911 que paguei a pronto, eu decidi que o meu prximo brinuqedo tera de ser pago com dividendos, porque isso significa que no ano seguinte compra tambem um vantage e no outro um cavalinho e por im um mclaren sem me preocupar com isso , ou seja a poupança e investimento são acima de tudo uma ambição, a ambiçao de viver bem, viver melhor e ser livre .