O que é uma boa poupança?

Em relação a empresas que ao fim de 15 dias gritavam que não tinham para cigarros.

O gajo da Padaria Portuguesa chorou porque gere um negócio "à pele" ( provavelmente não tem tesouraria para 1 mês sem facturar) e tem muitos credores nos calcanhares mas isso é normal em empresas que tiveram crescimentos muito rápidos com muitos empregados.

Se tivermos em conta que a generalidade das empresas têm apenas 10% de Margem Lucro Liquida, não fica dificil perceber a dificuldade em criar poupança necessária a muito mais do que um mês sem receitas.

Para termos noção, uma empresa precisa de gerar qualquer coisa como 1 Bilião de receita para apresentar 1M de lucro!
Por aqui se percebe a enormidade de despesa (custo da venda + despesas + impostos) associadas ao funcionamento de uma qualquer empresa.

Ainda há dias um user daqui dizia que a "sua" empresa tinha no cofre 70MM.... essa empresa começou na semana passada a fazer lay-off`s ao staff para fazer frente à quebra de receita de 80%...

Isso não é bem assim tão linear! Há negócios e negócios.
O caso dessa empresa ter rios de dinheiro fazer lay offs não admira, é o mais fácil e qualquer um sabia fazer isso.

O gajo da Padaria Portuguesa chorou porque gere um negócio "à pele" ( provavelmente não tem tesouraria para 1 mês sem facturar) e tem muitos credores nos calcanhares mas isso é normal em empresas que tiveram crescimentos muito rápidos com muitos empregados.

Lá está, porque em vez de poupar ou sacar o dinheiro, terá usado todos os recursos para o crescimento e conseguir empregar o pessoal que tem.

Não conheço o modelo mas presumo que poderia ter poupado bem mais, mas seguramente não teria criado tanto emprego, pelo que também acho que seja normal numa empresa que cresce rápido.

Nunca se esqueçam que quem não chora, não mama...

Ouvi a entrevista do Avillez e já assegurou que alguns restaurantes serão mesmo para fechar (tem cerca de 500 empregados). A padaria portuguesa não será diferente, provavelmente terá de sacrificar algumas lojas...

Já sabemos quem vai chorar mais.

Expliquem-me porque é que a eficiência e o JIT têm um efeito negativo na tesouraria das empresas...

O JIT tem tudo menos um efeito pejorativo na tesouraria. Pelo contrário, se seguirmos os pilares da casa TPS é meio caminho andado para não termos dinheiro empatado em desperdício

Isso não é bem assim tão linear! Há negócios e negócios.
O caso dessa empresa ter rios de dinheiro fazer lay offs não admira, é o mais fácil e qualquer um sabia fazer isso.

Tanto é assim que não fosse a intervenção dos estados, já tinhas setores de atividade como a aviação, hotelaria, restauração, distribuição, etc.. completamente falidos ou em vias de falir.

Tens setores com margens de lucro líquido superiores, na casa dos 30% por exemplo , mas a média da generalidade é na casa dos 10%. Isto são dados comprovados , não estou a inventar números.

Última edição:
Expliquem-me porque é que a eficiência e o JIT têm um efeito negativo na tesouraria das empresas...

Se tivermos em conta que a generalidade das empresas têm apenas 10% de Margem Lucro Liquida, não fica dificil perceber a dificuldade em criar poupança necessária a muito mais do que um mês sem receitas.

Para termos noção, uma empresa precisa de gerar qualquer coisa como 1 Bilião de receita para apresentar 1M de lucro!
Por aqui se percebe a enormidade de despesa (custo da venda + despesas + impostos) associadas ao funcionamento de uma qualquer empresa.

Ainda há dias um user daqui dizia que a "sua" empresa tinha no cofre 70MM.... essa empresa começou na semana passada a fazer lay-off`s ao staff para fazer frente à quebra de receita de 80%...

Concordo genericamente com o JIT para todas as empresas (maioritariamente médias e grandes) com exposição a capital externo. Sabemos que o fundador ou CEO "não tem" verdadeira autonomia pelo que estas carecem de outra análise mas a minha filosofia empresarial (e pessoal) é ser eficiente, mantendo sempre um balanço patrimonial elevado e a razão é simples: Segurança e Custo de Oportunidade. Poderia acrescentar a maior capacidade alavancagem a juros baixos, se necessário.

As empresas pequenas não são sujeitas a "Controller" nem a praticas de gestão académicas. Sem qualquer ironia, observo muita doutrina teórica e pouca experiência prática demonstrada.

Neste "crise" qualquer sociedade poderá ter ser legitimamente apanhada desprevenida porque não era de todo expectável e também porque é sempre um erro ajuizar sem saber a natureza do negócio, mas volto a reafirmar, quem apostou toda a tesouraria no crescimento do seu negócio com base em previsões e boa fé agora tem de estar preparado para lidar com a "dor" deste Mega Cisne Negro.

PS: A BOSCH, como muito outras está simplesmente a agir da forma mais eficiente, não significa que não esteja segura e confortável.

Concordo genericamente com o JIT para todas as empresas (maioritariamente médias e grandes) com exposição a capital externo. Sabemos que o fundador ou CEO "não tem" verdadeira autonomia pelo que estas carecem de outra análise mas a minha filosofia empresarial (e pessoal) é ser eficiente, mantendo sempre um balanço patrimonial elevado e a razão é simples: Segurança e Custo de Oportunidade. Poderia acrescentar a maior capacidade alavancagem a juros baixos, se necessário.

.

Isso é o quê um balanço patrimonial elevado?

Lá está, porque em vez de poupar ou sacar o dinheiro, terá usado todos os recursos para o crescimento e conseguir empregar o pessoal que tem.

Não conheço o modelo mas presumo que poderia ter poupado bem mais, mas seguramente não teria criado tanto emprego, pelo que também acho que seja normal numa empresa que cresce rápido.

Pelo que li, eles têm reinvestido grande parte dos lucros e levam a banca atrás a acompanhar. Aproveitaram a onda do turismo e tiveram um crescimento notável mas ficaram com um máquina pesada de 1300 empregados.

Os risco de um negócio destes era mais ou menos fácil de prever: quebra no turismo. E eles até geriram bem a coisa para mitigar o impacto mantendo a maioria dos empregados com contrato a termo ( que se designam por precários - não vamos aqui falar de ideologias, apenas constatação).

Numa situação como esta de pandemia , seria impossível manter a empresa e pagar salários por muito tempo.

Eu também não vejo como prever uma situação de pandemia que acontece a cada 100 anos e calculara um bom fundo de maneio para se fazer face a um quebra de 90% de facturação: reservas para 1 mês de salários, 3, 6, 1 ano? Isto é de loucos...:sh)

Ainda ontem no forum TSF uma senhora da CGTP telefonou para o programa e se queixava do abuso que era grandes empresas cheias de capital andarem a fazer uso dos mecanismos de lay-off disponibilizados pelo estado.

Fiquei então a pensar: se não é moralmente aceitável que grandes empresas usem os mecanismos do estado, é moralmente aceitável que essas mesmas empresas ano após ano paguem milhões de euros em impostos? Em 20 ou 30 anos quanto dinheiro em IRC, TSU, SS e IRS dos colaboradores, etc. essas grandes empresas com milhares de funcionários não geraram em impostos? E agora na hora de verem algum desse dinheiro em impostos se transformar numa ajuda não é aceitável o requererem?

Mas eu levanto então a questão: ficaremos melhor se essas grandes empresas forem excluídas destas ajudas mas obviamente ficarem também elas isentas do pagamento de qualquer imposto? Qual será o peso dos impostos das grandes empresas na recolha total de impostos das empresas em Portugal?

Ainda ontem no forum TSF uma senhora da CGTP telefonou para o programa e se queixava do abuso que era grandes empresas cheias de capital andarem a fazer uso dos mecanismos de lay-off disponibilizados pelo estado.

Fiquei então a pensar: se não é moralmente aceitável que grandes empresas usem os mecanismos do estado, é moralmente aceitável que essas mesmas empresas ano após ano paguem milhões de euros em impostos? Em 20 ou 30 anos quanto dinheiro em IRC, TSU, SS e IRS dos colaboradores, etc. essas grandes empresas com milhares de funcionários não geraram em impostos? E agora na hora de verem algum desse dinheiro em impostos se transformar numa ajuda não é aceitável o requererem?

Mas eu levanto então a questão: ficaremos melhor se essas grandes empresas forem excluídas destas ajudas mas obviamente ficarem também elas isentas do pagamento de qualquer imposto? Qual será o peso dos impostos das grandes empresas na recolha total de impostos das empresas em Portugal?

no IRC deve andar em torno dos 50%, ou seja as grandes empresas pagam metade da colecta.

Chorou era dos que não tinha grandes razões para chorar. O crescimento exponencial da Padaria Portuguesa fez-se muito maioritariamente com capitais próprios. A dívida é muito pequena. Com as lojas fechadas devia ter-se limitado a entrar em layoff ou fazer despedimentos de forma discreta mas a lógica comunicacional da empresa vai muito pelo mediatismo e além disso devem ter achado que precisavam de ter alguma legitimação pública para tomarem as medidas que tomaram. Que na verdade foram simples medidas de gestão.

Um passivo muito mais pequeno que o activo será?

Activo = Passivo + capital próprio.

Está sempre equilibrado... Por isso é que perguntei como é que um balanço ( que vem de balança) se "eleva"?

Eu friso que não sou contabilista mas tb quando não percebo: pergunto ou vou estudar. Neste caso não encontrei resposta portanto deduzo que seja gralha.

Chorou era dos que não tinha grandes razões para chorar. O crescimento exponencial da Padaria Portuguesa fez-se muito maioritariamente com capitais próprios. A dívida é muito pequena. Com as lojas fechadas devia ter-se limitado a entrar em layoff ou fazer despedimentos de forma discreta mas a lógica comunicacional da empresa vai muito pelo mediatismo e além disso devem ter achado que precisavam de ter alguma legitimação pública para tomarem as medidas que tomaram. Que na verdade foram simples medidas de gestão.

Onde é que vistes as contas? Sacaste da DR?
Eu tenho um acesso profissional mas não uso para fins pessoais e não vou pagar 14€ para bisbilhotar nas contas duma padaria..[:D]

A Padaria Portuguesa não teve as portas abertas tendo em conta que pertence a um sector de bens essenciais?

Sempre aberto e ainda bem [:D]. O problema deles ( quando falaram disso em março) foi a redução do vol de facturação e do nº de empregados necessários.

Sempre aberto e ainda bem [:D]. O problema deles ( quando falaram disso em março) foi a redução do vol de facturação e do nº de empregados necessários.

Deixaram então de ganhar o que ganhavam no tempo pré-covid. Tempos áureos.
Acho que tiveram visão por terem aproveitado um conceito antigo, o ir comprar pão à padaria, mas não acho nada barato. A carcaça mais barata é 0,25 Eur/unidade.

Voltar
Superior