O que é uma boa poupança?

Vamos tentar voltar a poupança este mês apesar de estarmos de lay off e a entrar menos 500€ todos os meses mas o IRS quando chegar vai chegar para pagar IMI IUC revisão e o parque trimestral e ainda tenho 127€ para receber da segurança social referente ao compensatório do subsidio de natal do ano passado, a ver se conseguimos juntar 1200€ no acumulado dos 2 meses mas não vai ser fácil[;)]

Última edição:
Vamos tentar voltar a poupança este mês apesar de estarmos de lay off e a entrar menos 500€ todos os meses mas o IRS quando chegar vai chegar para pagar IMI IUC revisão e o parque trimestral e ainda tenho 127€ para receber da segurança social referente ao compensatório do subsidio de natal do ano passado, a ver se conseguimos juntar 1200€ no acumulado dos 2 meses mas não vai ser fácil[;)]

Quando entrar a devolução do IRS(+3K €) espero não ter de lhe mexer...mas não estou a ver as coisas muito boas para o 2º semestre do ano...:(

Quando entrar a devolução do IRS(+3K €) espero não ter de lhe mexer...mas não estou a ver as coisas muito boas para o 2º semestre do ano...:(
Eu vou ter de lhe mexer alias vai praticamente todo para a revisão IUC e IMI mais o parque no final do mês mas também só vamos receber 600€ este ano[s)]

Deixaram então de ganhar o que ganhavam no tempo pré-covid. Tempos áureos.
Acho que tiveram visão por terem aproveitado um conceito antigo, o ir comprar pão à padaria, mas não acho nada barato. A carcaça mais barata é 0,25 Eur/unidade.

No meu tempo isso dava para meia-dúzia delas.
Com mais 10$00 em cima acho que já dava para comprar um pão de mafra dos pequenos ou talvez médios (os grandes acho que eram a 100$00) [:D][:D][:D]

Cá em cima também há pão muito bom, mas de vez em quando vêm-me as saudades do saloio da Primavera e do pão de mafra.

Isso é o quê um balanço patrimonial elevado?

Quick Ratio, mais conhecido em Portugal por Índice de Liquidez ou Ácido-Quociente x Accumulated Reserves (Balance Sheet).

Para mim este é o fator número 1 de sustentabilidade e solidez numa empresa (quase todas as empresas alemãs e nórdicas se baseiam nele e por isso resistem melhor).

Acontece que grande parte das empresas portuguesas têm uma IL inferior a 1 e ao mínimo sismo entram em default. Eu entendo que antes do crescimento as empresas devem trabalhar para atingir um IL superior a 1 e somente após alavancar o crescimento sustentado.

O que é uma boa poupança?

Quick Ratio, mais conhecido em Portugal por Índice de Liquidez ou Ácido-Quociente x Accumulated Reserves (Balance Sheet).

Para mim este é o fator número 1 de sustentabilidade e solidez numa empresa (quase todas as empresas alemãs e nórdicas se baseiam nele e por isso resistem melhor).

Acontece que grande parte das empresas portuguesas têm uma IL inferior a 1 e ao mínimo sismo entram em default. Eu entendo que antes do crescimento as empresas devem trabalhar para atingir um IL superior a 1 e somente após alavancar o crescimento sustentado.

Cá também. Todos os modelos de scoring e rating da banca integram rácios de liquidez geral, reduzida e imediata.
Mas não podem ser vistos como O indicador de solidez de uma empresa. Fazem parte de um conjunto.
E sim, em Portugal empresas com mais rácios de liquidez é mato.

Não percebi o que é que esse ratio ( Exactamente Índice de Liquidez Reduzida) tem a ver com o termo que usaste ( Balanço Patrimonial elevado??? Será gíria?) e com o assunto em debate na medida em que se trata de um ratio que mede a capacidade de fazer face a responsabilidades de curto prazo...

Existe um relação com liquidez sim mas para longo prazo.

Neste "crise" qualquer sociedade poderá ter ser legitimamente apanhada desprevenida porque não era de todo expectável e também porque é sempre um erro ajuizar sem saber a natureza do negócio, mas volto a reafirmar, quem apostou toda a tesouraria no crescimento do seu negócio com base em previsões e boa fé agora tem de estar preparado para lidar com a "dor" deste Mega Cisne Negro.

PS: A BOSCH, como muito outras está simplesmente a agir da forma mais eficiente, não significa que não esteja segura e confortável.

Deixo-te aqui um excerto só para teres uma ideia.[;)]

[FONT=&quot]"96% of retailers reported cashflow difficulties, with 40% facing difficulties meeting tax liabilities. A further 31% of retailers also faced constraints on the availability of external finance.

[/FONT]
https://www.theguardian.com/business/2020/apr/28/cbi-report-reveals-uk-retailers-hit-by-covid-19-consumer-spending-collapse[FONT=&quot]

O exemplo é do setor do retalho no UK, achas viável que 96% destas empresas tenham sido mal geridas?

Para mim é claro que, a relação entre os custos associados à gestão das empresas (90% do total da receita gerada) e o lucro liquido, é desiquilibrado.
É insustentavél manter este desiquilibrio por muito tempo sem gerar receitas.

Empresas pequenas, com boas margens de lucro e baixos custos operacionais, essas sim, deveriam ter um bom indice de liquidez (>1).[/FONT]

Não percebi o que é que esse ratio ( Exactamente Índice de Liquidez Reduzida) tem a ver com o termo que usaste ( Balanço Patrimonial elevado??? Será gíria?) e com o assunto em debate na medida em que se trata de um ratio que mede a capacidade de fazer face a responsabilidades de curto prazo...

Existe um relação com liquidez sim mas para longo prazo.

Sim, é uma tentativa de tradução aproximada para as accruals de uma empresa.

Deixo-te aqui um excerto só para teres uma ideia.[;)]

"96% of retailers reported cashflow difficulties, with 40% facing difficulties meeting tax liabilities. A further 31% of retailers also faced constraints on the availability of external finance.

https://www.theguardian.com/business/2020/apr/28/cbi-report-reveals-uk-retailers-hit-by-covid-19-consumer-spending-collapse

O exemplo é do setor do retalho no UK, achas viável que 96% destas empresas tenham sido mal geridas?

Para mim é claro que, a relação entre os custos associados à gestão das empresas (90% do total da receita gerada) e o lucro liquido, é desiquilibrado.
É insustentavél manter este desiquilibrio por muito tempo sem gerar receitas.

Empresas pequenas, com boas margens de lucro e baixos custos operacionais, essas sim, deveriam ter um bom indice de liquidez (>1).

Concordo contigo, vivemos tempos inéditos e apenas podemos esperar que não seja tão mau quanto parece [s)]

Empresas habituadas a faturar muito bem viram-se de um dia para o outro a encararar com uma Restrição Imediata cuja consequência é não poder obter benefícios económicos que fluam do recurso subjacente por decreto e impositivo de lei. É quase digno de um filme apocalíptico.

Concordo contigo, vivemos tempos inéditos e apenas podemos esperar que não seja tão mau quanto parece [s)]

Empresas habituadas a faturar muito bem viram-se de um dia para o outro a encararar com uma Restrição Imediata cuja consequência é não poder obter benefícios económicos que fluam do recurso subjacente por decreto e impositivo de lei. É quase digno de um filme apocalíptico.

Depende muito dos contextos empresariais e do tipo de relação contractual ( se for o caso) com cliente.

Parte do meu negócio funciona na base de contratos de prestação e fornecimentos de bens e serviços e nestes casos, existem sempre as cláusulas que ajudam à tomada de decisão de ambos os lados. Está tudo previsto até pandemias...[:D]

Muitas empresas aprenderam agora da pior forma o valor dum simples contrato chapa 5 por mais insignificante que seja um negócio.

E passamos da gestão para o direito.[:D]

Depende muito dos contextos empresariais e do tipo de relação contractual ( se for o caso) com cliente.

Parte do meu negócio funciona na base de contratos de prestação e fornecimentos de bens e serviços e nestes casos, existem sempre as cláusulas que ajudam à tomada de decisão de ambos os lados. Está tudo previsto até pandemias...[:D]

Muitas empresas aprenderam agora da pior forma o valor dum simples contrato chapa 5 por mais insignificante que seja um negócio.

E passamos da gestão para o direito.[:D]

Tens toda a razão, passamos da gestão para o direito, no entanto, com um denominador comum - PRECAUÇÃO.

E isso deveria ser a primeira regra a ser implementada em tudo. [;)]

O Best parecia me uma boa opção, mas não fiquei muito satisfeito com a comunicação por mail. Parece a despachar.

Vou ver hoje os PDF que me enviaram da Lusitânia, mais a fundo, para verificar as condições.

Voltar
Superior