O que é uma boa poupança?

Esta situação só veio demonstrar que uma parte considerável dos nossos gastos mensais vão para serviços não necessários (cafés, restaurantes, cinemas, teatros, etc).

Se as pessoas fossem mais frugais viveriam melhor do ponto de vista da preparação/resiliência económica.

Mas neste momento a socialização cafè/restaurante/cinema/teatro é algo cultural, a pessoa é encarada como anti social se não frequentar estes sítios. [:D]

Se isto desse/der mesmo para o torto... e tivesse de viver de forma mais frugal...talvez me aguentasse uns 15 anos sem income!

Esta situação só veio demonstrar que uma parte considerável dos nossos gastos mensais vão para serviços não necessários (cafés, restaurantes, cinemas, teatros, etc).

Se as pessoas fossem mais frugais viveriam melhor do ponto de vista da preparação/resiliência económica.

Mas neste momento a socialização cafè/restaurante/cinema/teatro é algo cultural, a pessoa é encarada como anti social se não frequentar estes sítios. [:D]

E acredito que uma boa fatia venha da poupança em combustível, também.

O que é uma boa poupança?

Sim e não.

No meu caso os 3 e 4 itens de maior gasto num mês desceram mto.

São eles escola das crianças e combustíveis/portagens.

E passei a gastar mais em mercearias e restaurantes, take away obviamente.

Correto.[;)]
Primeiro corte, acabava logo com o colégio particular.

Apartir deste mês vi-me livre de uma despesa mensal de 1200€ correspondente à propina da universidade de um dos meus filhos..
Se deus quiser, agora só daqui a 6 anos é que volto a ter despesa igual..

Entretanto, já me safei..[:D] PQP..

Já os meus pais se vendessem duas das três casas que têm mais o que já têm junto penso que conseguiam viver os próximos 30 anos a gastar cerca de 2mil€ todos os meses[;)]

Apartir deste mês vi-me livre de uma despesa mensal de 1200€ correspondente à propina da universidade de um dos meus filhos..
Se deus quiser, agora só daqui a 6 anos é que volto a ter despesa igual..

Entretanto, já me safei..[:D] PQP..

propina 1200€\ mensal! Isso é cá?

Sim e não.

No meu caso, como a escola da crianca tinha a tal clausula continuei a pagar...e sem ela ir

Sim e não.

Compreendo, mas a escola (depreendo particular) também é algo não essencial. [;)]

Já o combustível teria de se analisar o caso de porque não viver perto do local de trabalho...a não ser que o cônjuge trabalhe noutro local distante.

Teríamos de ver se o trabalho é estável e se valeria a pena a deslocação da residência para perto...

Tanta coisa, mas deixo isso como é óbvio para a parte interessada.[:D]

Mas eu achei o supermercado e as mercearias mais caros.

Não me apercebi, passei a fazer compras para 15 dias, coisa que não fazia e a deixar completamente de ir a cafés e restaurantes.

Gastei muito mais no supermercado mas muito menos em tudo o resto.

Basicamente só supermercado + contas.

Se isto desse/der mesmo para o torto... e tivesse de viver de forma mais frugal...talvez me aguentasse uns 15 anos sem income!
A viver com o nível actual, sem mexer nada, também viveria pelo menos mais uns 15 anos tranquilamente. Sem precisar de qualquer rendimento. É uma tranquilidade incrível.

Mais caros e depois como a quantidade teve de aumentar(devido a mais refeições em casa)... torna a factura mensal mais elevada nessa área.

Comigo como nada mudou nesse aspecto, notei mesmo no cabaz habitual.
Aliás, por outro lado, também é por isso que no outro departamento das "despesas fora de casa" nada notei, porque cortei há muito com esse mau hábito.

Voltar
Superior