O que é uma boa poupança?

Estas reformas não são baixas, normalmente igualam o vencimento que o trabalhador tinha, ou se não igualarem, ficam muito perto.

Ex - ganhavas 1500 euros e passas a ganhar 1300 mas ficas em casa.

Isto era o que acontecia e ainda acontece em algumas empresas.

https://www.publico.pt/2019/01/18/e...aidas-universo-dois-mil-trabalhadores-1858364

É chamado a pré-reforma no caso destas empresas.

São baixas para todos aqueles que sempre receberam por baixo da mesa... e que não são tão poucos como isso..[;)]

Estamos a falar da mesma coisa, a conversa começou pk vários users disseram que se queriam reformar antes do 50 e sendo pessoas normais sem empregos especiais tipo jogador da bola, não estou a ver como tenham os 1M que falas para considerarem a reforma, mesmo os 100K já não é fácil..

Se não tiverem uma boa fonte de rendimento é porque estão bem protegidos (família).

No entanto também depende da vida que tenhas, se por exemplo fores uma pessoa frugal e conseguires viver bem com 1k por mês, supostamente aos 50 podes-te reformar com 500k, não precisarás de 1M.

Outro exemplo, se comprares 3 apt por 100k cada e os colocares a arrendar, também poderás viver disso, tendo em conta os tais 1k.

No entanto, ressalvo 2 aspetos importantes:

1 - já disse que o relevante está nos detalhes e aqui ninguém te vai dizer os detalhes.

2 - eu nunca disse que me reformava aos 50, eu falei aos 60 anos.

Mas obviamente que tens razão quando dizes que não é fácil, não é nada fácil e o mais provável é ser uma percentagem muito pequena que o consegue.

Eu penso da seguinte forma - há tanta mas tanta coisa mais interessante para fazer do que trabalhar + eu só vivo uma vez = se realmente não precisasse de trabalhar porque haveria de o fazer?

É exatamente isso que eu penso. Eu não tenho uma vasta experiência profissional, mas nunca me senti feliz a trabalhar. Talvez só o consiga sentir quando sentir que não preciso de trabalhar por € por um período MT longoolok

Se não tiverem uma boa fonte de rendimento é porque estão bem protegidos (família).

No entanto também depende da vida que tenhas, se por exemplo fores uma pessoa frugal e conseguires viver bem com 1k por mês, supostamente aos 50 podes-te reformar com 500k, não precisarás de 1M.

Outro exemplo, se comprares 3 apt por 100k cada e os colocares a arrendar, também poderás viver disso, tendo em conta os tais 1k.

No entanto, ressalvo 2 aspetos importantes:

1 - já disse que o relevante está nos detalhes e aqui ninguém te vai dizer os detalhes.

2 - eu nunca disse que me reformava aos 50, eu falei aos 60 anos.

Mas obviamente que tens razão quando dizes que não é fácil, não é nada fácil e o mais provável é ser uma percentagem muito pequena que o consegue.

Isto é uma contradição, ninguem quem consiga juntar 500K que consiga viver com apenas 1000K/mês.
O normal é adptarmos o nível de vida aos rendimentos, quanto mais ganhas com mais conforto queres viver e francamente, mil euros hoje em dia não chegam para nada.

Não me referia a ti nem a ninguem em especial.

Isto é uma contradição, ninguem quem consiga juntar 500K que consiga viver com apenas 1000K/mês.
O normal é adptarmos o nível de vida aos rendimentos, quanto mais ganhas com mais conforto queres viver e francamente, mil euros hoje em dia não chegam para nada.

Eu não posso falar pelos outros, mas depreendo que no tópico da poupança as pessoas gostam muito de ter dinheiro e isso faz com que desvalorizem outras coisas.

Eu posso-te dizer que faço uma vida muito abaixo do que poderia fazer porque opto por poupar, ou seja, isso que dizes de adaptar o nível de vida aos rendimentos não se verifica comigo.

E também acredito que muito do que escrevo não se adapte a ti.

Isso é verdade, mas não significa que seja proporcional.

Ganhar 1k e gastar 800 e passar a ganhar 2k, não significa que "tenha" de passar a gastar 1,6k. Se passar a gastar 1,2k já aumentou em 50% o nível de consumo e consegue quadriplicar o nível de poupança. Win-Win

Eu não posso falar pelos outros, mas depreendo que no tópico da poupança as pessoas gostam muito de ter dinheiro e isso faz com que desvalorizem outras coisas.

Eu posso-te dizer que faço uma vida muito abaixo do que poderia fazer porque opto por poupar, ou seja, isso que dizes de adaptar o nível de vida aos rendimentos não se verifica comigo.

E também acredito que muito do que escrevo não se adapte a ti.

O que acabaste de escrever ada+pta que nem uma luva..[;)]

Mas mesmo vivendo um pouco abaixo das possibilidades acabas sempre por viver melhor e só assim é que faz sentido. O tempo de trabalhar só para forrar foi noutras gerações.

Isso é verdade, mas não significa que seja proporcional.

Ganhar 1k e gastar 800 e passar a ganhar 2k, não significa que "tenha" de passar a gastar 1,6k. Se passar a gastar 1,2k já aumentou em 50% o nível de consumo e consegue quadriplicar o nível de poupança. Win-Win

Não é proporcional para os que têm o habito e dão valor à poupança, para os outros é sempre proporcional..[:D]

100% de acordo com o 2º parágrafo, a ideia é essa.

Ainda não se falou aqui do conceito de "dinheiro potencial". Dinheiro que um tipo não tem, de facto, mas que tem contactos que lhe permitem aceder a mordomias como casas, carros, férias, empréstimos bancários, etc em condições bastante vantajosas.

Quanto é que valerá uma carteira de contactos desse género? [:D]

Ainda não se falou aqui do conceito de "dinheiro potencial". Dinheiro que um tipo não tem, de facto, mas que tem contactos que lhe permitem aceder a mordomias como casas, carros, férias, empréstimos bancários, etc em condições bastante vantajosas.

Quanto é que valerá uma carteira de contactos desse género? [:D]

Pergunta ao Sócrates, ou à malta das novelas e afins...

Não conheço ninguem que se tenha reformado aos 50, tu conheçes?

Conheço, em Portugal era mato até não há muitos anos... e ficaram décadas a fio a receberem reformas milionárias pagas pelos contribuintes.

Também conheço muitos estrangeiros. Venderam propriedade, empresas, etc e vivem de rendimentos passivos.

Eu sou um dos que pretende reformar-se aos 50 (aliás, antes disso), depois em vez de trabalhar 50h por semana como agora, trabalho quando e como quero, com quem quero, consultoria, umas aulinhas aqui e ali, algum trabalho pro bono de mentoring/consulting, etc.

Isto até os xuxalistas me virem comer mais património, se calhar vou mesmo ter de trabalhar até morrer e pagar impostos a alimentar as dezenas de buracos negros desta economia...

Outro exemplo: https://www.dinheirovivo.pt/lifesty...se-antes-dos-40-e-nao-ganhou-o-euromilhoes-1/

Pouparam 1,14 milhões e reformaram-se com cerca de 3k líquidos por mês para viverem. Ok, não é uma fortuna, mas prova que a reforma cedo é possível.

Justin e Kaisorn McCurry pouparam durante dez anos para se reformarem pouco depois dos 30 anos. Conheça os prós e contras desta aventura.

Pode parecer surreal, mas este casal com três filhos reformou-se pouco depois de completar os 30 anos de idade. Justin e Kaisorn McCury, naturais do Norte da Califórnia, nos EUA, conseguiram poupar cerca de 1,14 milhões de euros durante uma década e agora podem usufruir de uma reforma “de sonho”. Justin tinha 33 anos e Kaisorn tinha 38 anos quando deixaram os seus empregos.

Desde 2012 que deixei de trabalhar, dos vários empregos que tive (5 no total) só gostei de 2, digo só 5 para não contar os trabalhos temporários (comecei a trabalhar com 15 anos nas ferias do verão) e no 12º ano como só tinha 3 disciplinas e muito tempo livre tive um part time, e neste momento estou sem rendimentos por causa deste maldito vírus Chinês, e por ser boa pessoa ou burro ainda fiquei de prejuízo, passo explicar, deixei de cobrar as rendas e só pagavam as despesas, nem isso pagaram, por isso foi tudo para o olha da rua, não recebo ainda tinha que pagar:sh), o facto de não trabalhar não pensem que foi tudo premeditado, foi acontecendo, ainda andei a procura de trabalho durante 2 anos até 2014/2015, mas como não apareceu nada, bem aparecer apareceu mas nunca irei saber se seria seleccionado ou não para o lugar porque estávamos numa sala a espera da entrevista e conversa daqui e tal, a um que me diz que precisa mesmo do trabalho porque tem contas e dividas para pagar via se mesmo que estava desesperado, quando chegou a minha vez entrei lá para dentro e disse, desculpe mas só quero dizer uma coisa, não precisa perder tempo comigo porque na sala há pelo menos uma pessoa que precisa mais deste trabalho do que eu, e a partir daí nunca mais fui perder tempo e sujeito ou não a tirar um lugar a uma pessoa que precisa mais do que eu, hoje em dia tenho uma vida normal, se me perguntaram se antes deste maldito vírus se estava melhor, respondo que sim, não me privava de nada, neste momento tenho uma vida normal.

Cumps

Exemplos desses nos EUA são mato, conhecia nnn no Arizona (estado muito procurado precisamente por retirees devido ao excelente clima e baixo custo de vida) que vinham do CA ou de outros estados nos EUA.

Agora em PT, é muito, mas muito mais difícil!

Considerando todas as posses esta é a minha opinião.

Tbm importa considerar a idade com que começaste a trabalhar, principalmente na primeira faixa.

Mas "boa" poupança:

20-25 anos : >15000€

25-30 anos : >50000€

30-40 anos : >100000€

40-50 anos : >200000€

Tenho precisamente 25 anos e estou próximo desse valor.

Mas isto é sempre difícil de analisar e de criar um padrão.

Eu comecei a trabalhar há 3 anos, onde já tinha um pé de meia razoável (quase metade desse patamar).

Um ano depois de começar a trabalhar, comprei o meu primeiro carro - 21k€

Entretanto já o tenho pago a 2/3 e estou próximo do limite desse patamar que colocas.

Se não tivesse comprado o carro, talvez já tivesse uns 20 a 25k, mas isso não é linear. Se calhar tinha ido uma vez por ano à República Dominacana , ou Méxicos desta vida.

Nota: desde que “sou gente” sempre tive os hábitos de poupança bastante presentes. Não sou escravo da poupança , mas sou daqueles que no dia em que recebe o salário transfere logo boa parte para a conta poupança , mesmo que tal signifique andar o resto do mês com saldos bancários “baixos”.

O que vai complicar bastante as poupanças é a compra de casa.

Ou aumento substancialmente os rendimentos , ou vai custar-me muito enterrar na entrada de uma casa os valores que traduzem a poupança de vários anos.

Hum, depende...

Eu não me consideraria poupado se desse 21k por um carro antes dos 25, ainda por cima mais juros, mas cada um tem os seus critérios.

Foi sem juros.

Explica-se facilmente por adorar carros e ter comprado o carro que quis - embora usado, e dentro das limitações óbvias de orçamento.

Foi no limiar do “passo maior que a perna” mas está a correr bastante bem e foi um risco muito controlado. Mas claro que foi uma excentricidade.

Já sair de casa dos pais, por exemplo, por agora diz-me zero. Isso mentalmente é que me vai complicar com o sistema, na hora de avançar com 20 ou 30k para uma entrada.

Voltar
Superior