O que é uma boa poupança?

Também ando a ver se compro mais 1 apartamento para colocar no mercado de arrendamento... Assim o plano passa por arrendar este se o conseguir comprar nas condições que estipulei, restaurar a casa que comprei a meio ano sensivelmente e mudar-me para lá e arrendar o apartamento que tenho atualmente que fica no mesmo bloco onde estou a tentar comprar o segundo.

Se isto se concretizar tanto o restauro da casa como os dois apartamentos saem de borla.

Também me gostava de reformar cedo, mas as poupanças levam abanões gigantes com este tipo de compras e investimentos... e com 26 anos e a trabalhar a sério apenas a 5 não há milagres mesmo estando fora do país.

O melhor que fiz em poupança foi junto com a minha namorada 20k em 5 meses (logo a seguir compramos o apartamento que temos atualmente) . Foi tanto trabalho que literalmente não houve tempo de gastar quase nada :sh) nunca mais voltamos a repetir a proeza e não tenciono voltar a fazer o mesmo nos mesmos moldes.

Mas isto era o que faziam os emigrantes antigamente, com esse ritmo ao fim de 20 anos tinhas 1M e aí sim vinha a reforma. Aos 45 anos .

E isto sem contar com rendimentos que tivesses das poupanças ao longo dos 20 anos.

Conseguias manter esse ritmo ao longo dos 20 anos?

Ou estavas a trabalhar muito mais das 8h/dia?

Mas isto era o que faziam os emigrantes antigamente, com esse ritmo ao fim de 20 anos tinhas 1M e aí sim vinha a reforma. Aos 45 anos .

E isto sem contar com rendimentos que tivesses das poupanças ao longo dos 20 anos.

Conseguias manter esse ritmo ao longo dos 20 anos?

Ou estavas a trabalhar muito mais das 8h/dia?

Não é saudável a longo prazo... Para juntar a festa os 2.5 meses de férias por ano não ajudam a poupar mais, há sempre tentação de laurear a pevide com tanto tempo livre por ano.

Não estou disposto a isso ...

Vou tentar ter 3 ou 4 imóveis em PT, juntar algum aqui e quando vir que não preciso de me chatear muito mais com a vida então penso em encostar a box. Quando for posso levar parte dos maus descontos da reforma de uma vez e depois quando for reformado recebo menos um bocado por mês, a grande maioria dos tugas refere levar logo o guito, em 20 ou 3 anos são algumas dezenas de milhar que levas só desses fundos.

PS trabalho quase sempre mais que 8h diárias. [:D]

Poupança é uma coisa muito estranha aos portugueses. E perdeu-se assim em 2 gerações ou coisa parecida.

E aqui não estou a falar de quem ganha o salário mínimo ou perto. Isso mal dá para sobreviver, quanto mais poupar.

Mas quem ganha 1000, normalmente gasta 1100; quem ganha 2000, gasta 2100, quem ganha 5000 gasta 5500.

Arriscaria a dizer que 90% das pessoas vivem acima das suas possibilidades, ie, a créditos de perder de vista.

Por exemplo, ainda há uns dias soube que um casal amigo, que ganha MUITO bem (empregos regulares mais um pequeno negócio bastante rentável) quer fazer um chalé na aldeia.

Procedimento? Reavaliar a casa em que vivem actualmente, que devem ir a meio do crédito, mas agora vale mais do que a avaliação há 20 anos ou coisa parecida, para fazerem nova hipoteca para fazerem as obras com esse crédito. 2 carros comprados a crédito. Crédito, crédito, crédito.

Poupança é uma coisa muito estranha aos portugueses. E perdeu-se assim em 2 gerações ou coisa parecida.

E aqui não estou a falar de quem ganha o salário mínimo ou perto. Isso mal dá para sobreviver, quanto mais poupar.

Mas quem ganha 1000, normalmente gasta 1100; quem ganha 2000, gasta 2100, quem ganha 5000 gasta 5500.

Arriscaria a dizer que 90% das pessoas vivem acima das suas possibilidades, ie, a créditos de perder de vista.

Por exemplo, ainda há uns dias soube que um casal amigo, que ganha MUITO bem (empregos regulares mais um pequeno negócio bastante rentável) quer fazer um chalé na aldeia.

Procedimento? Reavaliar a casa em que vivem actualmente, que devem ir a meio do crédito, mas agora vale mais do que a avaliação há 20 anos ou coisa parecida, para fazerem nova hipoteca para fazerem as obras com esse crédito. 2 carros comprados a crédito. Crédito, crédito, crédito.
sim
conheço tb quem gasta tudo e nao consegue viver c\ 2500 e vive em casa de familiaes, s fosse a pagar renda acho que nao conseguia viver mesmo
[;)]
p\ acaso os medicos antigos é q costumavam fazer isso, gastar o triplo.

Excepto neste forum, onde ha:
- um punhado de pessoas que aparentam realmente ir além do normal para ter retorno extra
- uma boa parte que aparenta vir de muito boas famílias e bons casamentos
- uma parte em que são génios do investimento e que têm toque de midas à semanas e ao fds vao comer lagosta recheada com sapateira....

Olhar para exemplos extremos serve apenas para enviesar a noção que temos das coisas. As taxas de crédito mal parado andam na casa dos 7% em média, sendo de uns 12 e tal no crédito ao consumo e na casa dos 4 no crédito à habitação. São números mais elevados que o desejável claro que não significam nem de longe nem de perto que 90% das pessoas vive com excesso de créditos. Pelo contrário isto é como tudo, a maior parte das pessoas vive de forma equilibrada e ajusta o seu nível de consumo aos rendimentos que tem.

Olhar para exemplos extremos serve apenas para enviesar a noção que temos das coisas. As taxas de crédito mal parado andam na casa dos 7% em média, sendo de uns 12 e tal no crédito ao consumo e na casa dos 4 no crédito à habitação. São números mais elevados que o desejável claro que não significam nem de longe nem de perto que 90% das pessoas vive com excesso de créditos. Pelo contrário isto é como tudo, a maior parte das pessoas vive de forma equilibrada e ajusta o seu nível de consumo aos rendimentos que tem.

Se equilibrado é assegurar que o dinheiro ao fim do mês dá para as despesas, sim.
Não estou a dizer que anda tudo em incumprimento, mas a maior parte raciocina se o que sobra dá para outro crédito ou não. Já quase ninguém poupa para comprar depois.

A taxa de poupança das famílias em 2018 era de 7,1%...

Se equilibrado é assegurar que o dinheiro ao fim do mês dá para as despesas, sim.
Não estou a dizer que anda tudo em incumprimento, mas a maior parte raciocina se o que sobra dá para outro crédito ou não. Já quase ninguém poupa para comprar depois.

O mal é geral, não é exclusivo dos portugueses. O capitalismo assim o obriga...e ainda bem..[kiss]

Nunca tive cultura de poupar e nem essses valores me foram passados, foi preciso passar por momentos dificeis para passar a ter uma visão diferente da vida e passar a dar importância em criar alicerces sólidos para a vida. Hoje faço questão em repassar estes valores aos meus filhos.

Disseste algo la atrás muito interessante à cerca de há 2 gerações tem se vindo a perder o hábito de poupar,eu aponto para vários fatores além do consumismo desmesurado que não parece ter tendência abrandar ( a não ser nesta pandemia ), aponto também ao facto de termos entrado no euro, da perda de poder económico real, das reformas antecipadas como ja foi falado, como pelas reformas por inteiro que havia na função pública,regalias dentro das forças armadas e policia ( exemplo casas de férias pelo país sem custos ) etc etc, e há mais por onde pegar, e uma das razões mais fortes é em termos historicos não nos podemos esquecer que antigamente existia dificuldades e muita fome em Portugal, as pessoas sobreviviam e sabiam que tinham ter reservas quando falhasse o trabalho ou a saúde...

Claro que na vida nada é fácil.
Para quem começa do zero dá muito trabalho.
É preciso ter sorte e vontade.
Sorte, vontade, e algum juízo. Um pouco de cultura financeira. Um pouco do que o avant fala na relação com créditos. Consumir rendimentos futuros é normalmente ruinoso.

Claro que na vida nada é fácil.
Para quem começa do zero dá muito trabalho.
É preciso ter sorte e vontade.
Sem sombra de dúvida sorte e vontade.

Começar do zero, depende da perspectiva.

Se pensarmos em dinheiro, sim comecei do zero ou lá perto.

Mas para mim, pela sorte que tive e tenho, o mais importante é a outra bagagem, a que tive direito até sair de casa: valores e conselhos para encarar a vida e a educação que me ofereceram, por vezes com sacrifícios.
Isto para mim é mais importante que qualquer soma de dinheiro ou património, pois isto não "desaparece".

Aqui em casa a taxa de poupança sobe todos os anos, e agora que estou a meio dos 40 e mais fácil , um dos miúdos já acabou o colégio o outro está quase , e depois o efeito dos últimos 20 já se sente, os rendimentos de capital já são uma parte substancial, e como não preciso deles , eles multiplicam-se sozinhos
Mas isto é coisa de agricultores , agricultores têm que estar sempre preparado para semear e não colher pelo sempre fui habituado a poupar para viver varios anos sem colher

Relativamente à poupança e ganhar e gastar e etc, vou-vos contar uma frase que alguém com muito dinheiro disse e que nunca esqueci.

Disseram ao Domingos Névoa algo do género: "Eh pá tens tanto dinheiro e ainda trabalhas tanto, os teus filhos vão dar cabo dele todo num instante."

A resposta: "Mas podes ter a certeza que eles não vão ter tanto gosto em gastá-lo como eu em ganhá-lo!"

Sem sombra de dúvida sorte e vontade.

Começar do zero, depende da perspectiva.

Se pensarmos em dinheiro, sim comecei do zero ou lá perto.

Mas para mim, pela sorte que tive e tenho, o mais importante é a outra bagagem, a que tive direito até sair de casa: valores e conselhos para encarar a vida e a educação que me ofereceram, por vezes com sacrifícios.
Isto para mim é mais importante que qualquer soma de dinheiro ou património, pois isto não "desaparece".

Referia me apenas aos euros/património.

Voltar
Superior