O que é uma boa poupança?

O crédito de que o Obtuso está a falar, pelo menos parte dele, é um débito diferido... e ainda com a vantagem de ter cashback.
Na realidade é poupança.

A única forma em que eu vejo poupança em usar crédito é porque se usar o cartão não pago umas taxas quaisquer.

De resto, uso somente para compras online para a conta pay pal. Nem o crédito habitação queria ter, a palavra "crédito", incomoda-me muito.

E mais cedo que esperava,vou comprar a lojita incluindo um lugar de aparcamento adicional ,anexa à minha casa, pois a vizinha vedeu a casa mas falou comigo primeiro e nem hesitei. Pouco mais de 34k e posso pagar a pronto. Como estava a pensar mudar de carro por questao de maior conforto- embora tenha possibilidade para tal- acho que vou cancelar o carro....Sobra outro tanto. Uma vez que tenho um CH em curso para uma casa que vale o dobro do valor em divida e spread de 1%, acho que pagar z pronto não será má opção e valoriza muito maisa minha casa atual.
Neste momento, será preferivel pagar a pronto os 34K€ ( e ficar com outro tanto em poupança ou ficar com dinheiro disponível e ir pagando, sei lá, em 8 anos por exemplo, com uma TAEG de 3%?

Neste momento, será preferivel pagar a pronto os 34K€ ( e ficar com outro tanto em poupança ou ficar com dinheiro disponível e ir pagando, sei lá, em 8 anos por exemplo, com uma TAEG de 3%?

Se tens 70k em liquidez (ou próximo) e pretendes comprar uma coisa q custa cerca de metade desse valor não vejo grande lógica em estar a pedir dinheiro emprestado com todos os custos inerentes.

Só tem lógica pedir empréstimo se rentabilizares esse montante acima dos 3% líquidos.

Do ponto de vista financeiro é preferível pagar a pronto.
Do ponto de vista emocional pode não ser, aí tem que ver com uma forma de estar muito pessoal e também com a perspectiva da situação profissional/social a médio prazo.
Imagina que estás a trabalhar numa empresa que pode ser muito afectada com a crise que se avizinha! Se calhar podia fazer-te sentido pagar os 3% de juros mas ficares com os 70k€ em teu poder...

O que é uma boa poupança?

Do ponto de vista emocional pode não ser, aí tem que ver com uma forma de estar muito pessoal e também com a perspectiva da situação profissional/social a médio prazo.
Imagina que estás a trabalhar numa empresa que pode ser muito afectada com a crise que se avizinha! Se calhar podia fazer-te sentido pagar os 3% de juros mas ficares com os 70k€ em teu poder...

No segundo caso, em caso de risco premente ou provável, devem ser adiadas todas as decisões de compra.

A nivel profissional a estabilidade não é problemática . Esse ponto está fora daequação.

A questão aqui será mais emocional dos 34K a pagar. Também terei de comprar carro que será pelo menos 44K€ . As taxas anndam pelos 3% ( 7 a 8 anos) taeg para imprestimo de estabelecimento comercual ( classificado como tal) . Atualmente só tenho CH. Como será um escritura à parte ...

A nivel profissional a estabilidade não é problemática . Esse ponto está fora daequação.

A questão aqui será mais emocional dos 34K a pagar. Também terei de comprar carro que será pelo menos 44K€ . As taxas anndam pelos 3% ( 7 a 8 anos) taeg para imprestimo de estabelecimento comercual ( classificado como tal) . Atualmente só tenho CH. Como será um escritura à parte ...

Se vais comprar carro e imóvel, faz mais sentido pagar o imóvel a crédito e o carro a pronto. As taxas do carro devem ser bem maiores que as do imóvel.

Neste momento não conheço aplicações seguras com essa taxa...

Se não vês/tens melhor solução para rentabilizar esses 34k acima dos 3% líquidos ao ano, então esquece o crédito. Ainda para mais se ainda manténs alguma liquidez.

E por outro lado uma proposta de financiamento de imóvel por 3% taeg não é lá grande coisa. Quando muito deveria estar mais próxima dos 2%.

falta nessa equação um factor não mensurável :

a vida mostrou-me que é mais fácil pagar 500€ de crédito que poupar 500€ , é estúpido eu sei, mas é assim para muitos, mesmo financeiramente educados.

falta nessa equação um factor não mensurável :

a vida mostrou-me que é mais fácil pagar 500€ de crédito que poupar 500€ , é estúpido eu sei, mas é assim para muitos, mesmo financeiramente educados.

Sim, mas estar a pagar custos com todo o processo de crédito, na verdade em vez de "poupar" 500 euros, estaria a poupar bem menos (descontando o custo).

Será melhor programar transferência automática mensal para conta poupança e é de como um crédito se tratasse.

Voltar
Superior